Características do Oceano Antártico

O Oceano Antártico ou Oceano Austral é o único oceano que circunda o globo terrestre em sua totalidade, ele é um dos oceanos que banham a Antártida. Esta compreendido no hemisfério sul do planeta e muitos pesquisadores e geógrafos não o consideram um oceano, mas uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Esta região é considerada de domínio internacional, sendo que é possível que todos façam pesquisas no local.

Característica

Este oceano possui aproximadamente 20 milhões de quilômetros quadrados e depois do oceano Ártico é o segundo menor em extensão superficial de águas, a extensão total litorânea é de 17.968 quilômetros. Nele está contida a maior reserva de água doce no mundo, cerca de 81 % do todo. Em questão de profundidade está entre 4.000 a 7.000 metros de profundidade. O ponto de maior profundidade é a Fossa de Sandwich do Sul com Em toda a sua extensão está inclusa uma grande diversidade de animais como baleias, leões marinhos, focas, pinguim imperador, foca leopardo, krill antártico, elefante marinho, lobo marinho antártico, orca, lula, baleia azul, ouriço do mar, peixes, além dali estar alguns pontos de grandes reservas de minerais como petróleo e gás natural.

O clima local é caracterizado como clima polar, sendo que ali é característico fortes ventos com registro de baixíssimas temperaturas, chegando até – 90° Celsius. A água em quase sua totalidade permanece congelada durante quase todo o ano, e a paisagem ali é caracterizada por gigantescos icebergs e grandiosos blocos de gelo. Esta região sofre com os efeitos do aquecimento global, derretendo as calotas de água doce congelada e elevando o nível da água nos mares.

As principais ilhas ali localizadas são a ilha White, Ilha Adelaide, Ilha Alexandre I, Ilha Anvers, Ilha Berkner, Ilha Black, Ilha Vega, Ilha de Ross, Ilha Navarino, Ilha Petermann, Ilha Dundee, Ilha Coulman e Ilha Carney. A principal corrente marinha oceânica dali é a Corrente Circumpolar Antártica.

A Importância do Oceano Antártico

Este oceano possui grande importância já que nela está uma grande e rica biodiversidade, por isso é motivo de medo quanto a extração de minérios como o petróleo e gás que ali existem, apesar não haver ainda a extração em si, é motivo de grande temor, já que esta pode interferir no equilíbrio do ecossistema ali existente.

Algumas espécies que ali habitam usufruem de seus recursos para alimentar-se durante todo o ano e algumas outras espécies migram para aquela região de períodos em períodos em busca de alimentação. Além da vida animal que a região antártica abriga, ela também se mostra importante quanto a temperatura climática do planeta, já que ela interfere no equilíbrio térmico das águas as quais faz fronteira.

Curiosidades

Na região existem inúmeros icebergs que se desprendem da grande plataforma continental e saem flutuando pelas águas oceânicas, desta maneira, para a navegação marítima o local se mostra muito arriscado e perigosa, já que estes blocos podem chegar a perfurar os cascos dos navios.

O oceano Glacial Ártico e Glacial Antártico seriam na verdade grandes mares, já que os mares abordam todos os lados do continente, e os oceanos não o fazem.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *