A Vegetação Do Ceará: Terra Da Caatinga

Caatinga é uma palavra indígena com significado incerto. O mais provável é que a definição original queira dizer algo como vegetação clara, ou floresta clara. Tal como presentemente utilizado, caatinga refere-se ao predominante tipo de vegetação do semi-árido que se abriga em grande parte do nordeste do Brasil.

A Vegetação Do Ceará: Terra Da Caatinga

A Vegetação Do Ceará: Terra Da Caatinga

Trata-se de um tipo de floresta de folha caduca que traz um aspecto colorido durante a estação seca, depois que as árvores perderam as suas folhas. A caatinga cobre cerca de 830.000 km quadrados no norte do Brasil e inclui partes de nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No entanto, este termo é aplicado por falta de uma terminologia mais precisa e na ausência de uma descrição detalhada desta variada vegetação.

O Aspecto Da Caatinga

Para o observador casual, a vegetação da caatinga pode parecer uniforme em sua distribuição a partir de uma localidade e de uma região para a outra, mas de fato, existe grande variação na composição de espécies e na sua apresentação geral.

Existem algumas colinas áridas e montanhas pequenas, mas a maior parte dessa paisagem é em solo, em geral, raso, e abrange um embasamento cristalino, e os tipos de solos predominantes são os Neossolos e os Vertissolos. Estes solos são geralmente deficientes em fósforo e azoto e têm valores de pH variando de 5 a 7.

O Aspecto Da Caatinga

O Aspecto Da Caatinga

O Clima Da Vegetação Cearense

O clima é caracterizado por diferentes estações, tanto secas como úmidas. A estação seca anual dura de 6 a 11 meses, começando tipicamente no início de junho e se estendendo até dezembro. A maior parte do verão e a precipitação de queda de chuvas ocorre de dezembro a junho, devido à migração para o sul da Zona de Convergência Inter-Tropical. O movimento dessa zona é muito imprevisível e em grande parte controlada pelo sistema de pressão alta subtropical, situado sobre aquela região do Oceano Atlântico.

As secas são frequentes e, muitas vezes, graves. Além de uma grande variação, a quantidade de precipitação chuvosa, a distribuição temporal e espacial são altamente irregulares. Por exemplo, a maior parte da precipitação cai dentro de um período de alguns dias de chuvas súbitas e pesadas.

As temperaturas são consistentemente altas, com pouca variação sazonal. Com umidade relativa, durante os intervalos de seca de um máximo de cerca de 90 por cento no início da manhã até cerca de 35 por cento durante a tarde.

O Raio X Da Vegetação

A variação local na vegetação depende da umidade em locais específicos e as relações com o solo e sobre o grau de alteração proporcionado pelo homem. Não é incomum encontrar três tipos de solos distintos em um único hectare de terra.

A atual vegetação pode variar desde um pedaço mais denso, com mais de 5000 árvores por hectare para áreas com espécies lenhosas praticamente não existentes. Como é um local de extensa variação de solos e vegetação, um levantamento preliminar sobre uma área de 300 km quadrados resultou na delimitação de 13 diferentes sítios ecológicos.

Bovinos, ovinos, caprinos, cavalos e burros são os principais rebanhos da região. Um importante fator limitante para a produção de gado é a baixa qualidade dos solos, que são pobres de forragem seca. A madeira não é reconhecida como um importante produto desta área, principalmente para utilização como carvão e lenha.

Aroeira

Estão presentes do Ceará até o Paraguai. Onipresente no Ceará, salvo em locais mal drenados. Se as árvores jovens são protegidas do gado, podem ser um componente importante dos primeiros estágios de abate. Essa espécie está se tornando rara, devido a madeira e a forragem que proporcionam.

Os ovinos e, especialmente, as cabras procuram as folhas verdes da aroeira. Os ramos são podados como alimento para os animais. Esta árvore pode ser mantida em uma forma de arbusto se regularmente podado para a alimentação.

Outros Usos

A madeira é altamente valorizada para fins de construção. Em condições úmidas é altamente resistente à podridão. A casca tem qualidades hemostáticas. Um chá feito a partir da casca é utilizado para o alívio menstrual. A casca é mastigada para aliviar dores no estômago e para cessar diarreia.

Carnaúba

Está presente no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A espécie cresce principalmente em solos aluviais profundos, propensos a inundações. Também é encontrado em solos argilosos e nas áreas inférteis abertas da caatinga. Não é tolerante à sombra e só cresce em locais baixos, a menos de 300 m de altitude.

As folhas podem fornecer algum alimento durante os períodos de seca mais severos. A semente é comida pelo gado. Tem muitos usos para exportação e na região. O tronco redondo e reto é altamente resistente à decomposição e aos danos causados por insetos. Ele é usado para todos os tipos de construção que precisam de madeira durável. É usado especialmente como vigas nas casas do Ceará. A fibra de palha fina é obtida a partir das folhas e é usada para fazer chapéus, sacos e outros itens domésticos.

A cera das folhas velhas é de cor escura, enquanto a cera das folhas mais jovens é de cor creme. A produção da cera de carnaúba é limitada a faixa árida de seu habitat. O período de produção da cera é de setembro a dezembro, portanto, não interfere com outras atividades agrícolas.

Imburana De Cheiro

Uma árvore importante no Ceará. Nasce em todos os tipos de solos e cresce muito bem em solos de textura leve. É, contudo, muito suscetível ao fogo. O valor de forragem não é tão nutritivo quanto à outras plantas dessa região, sendo melhor aceita pelo gado quando está seca.

A madeira é valorizada para a fabricação de móveis e outros usos domésticos, por causa de sua capacidade de repelir insetos. Outra razão de sua preferência é a facilidade de se trabalhar e um aroma agradável. As sementes são usadas como perfume no Nordeste.

As dores reumáticas são aliviadas quando se toma banho em uma solução feita da casca da Imburana. Esta solução feita com a casca é também aplicada no rosto, para o alívio da dor causada pela sinusite.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre as características da região nordeste do Brasil acessando outros de nossos artigos. Conheça melhor as características da agricultura do semi-árido e veja como a seca na caatinga interfere nas plantações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • isso foi de muita ajuda para o meu trabalho de geografia e para matar a minha coriojidade.

    antonia vitoria 5 de junho de 2013 15:35
  • é muito bom para meu trabalho de geografia .

    thiago 28 de novembro de 2013 0:28
  • gostei muito, e me ajudou muito no trabalho de geografia 🙂

    lara 25 de fevereiro de 2014 22:07
  • mt bom para meu trabalho de geografia

    geovanna 26 de fevereiro de 2014 18:01
  • valeu a pena pq meu trabalho saio eselete faso 5 ano b so do colegio padreviana

    vitoria maria 3 de abril de 2014 21:27
  • mt bom ajudo muito no trabalho de geog

    ricardo 23 de setembro de 2014 18:19
  • mt bom ajudo muito no trab de geog

    ricardo 23 de setembro de 2014 18:21
  • Bom Dia

    Dona Anastácia 29 de março de 2019 21:22
  • BOM DIA FAMÍLIA

    Dona Anastácia 29 de março de 2019 21:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *