Quais São As Principais Cadeias De Montanhas Da Europa?

A Europa é um continente que apresenta um relevo considerado especial por diversas pessoas que buscam lugares ao redor do mundo, levando então, a uma movimentação turística nesse continente de grande nome. Dentro da Europa, se é possível encontrar diversos tipos de planícies e outros tipos de relevos que cortam diversos países, fazendo com que diversos turistas de todo o mundo acabem listando esse continente como uma de suas passagens.

A grande e vasta beleza do continente europeu é considerada muito grande, e a maioria de todas as suas regiões de planícies se juntam em serras, cortando toda sua região. Isso acaba se tornando um fato muito interessante para as pessoas e turistas que gostam e apreciam a paisagem natural, com longas caminhadas por regiões que irão apresentar lindas paisagens.

Mesmo em épocas de frio a Europa ainda continua sendo um incrível país, com diversas atividades voltadas para essa época, que no verão, acaba sendo substituída por paisagens de florestas e vastos campos.

Para que possamos saber com clareza quais são os tipos de principais cadeias montanhosas da Europa, é necessário analisar todo o continente, mas hoje em dia, grande parte de cada uma dessas cadeias é considerada um ponto turístico, facilitando muito a pesquisa do turista, por exemplo.

Alpes Europeus

Os alpes europeus são um tipo de cadeia montanhosa muito conhecida, de forma global, e são considerados incrivelmente românticos e também com muita adrenalina para as pessoas que buscam por atividades mais radicais. Por apresentarem uma cadeia de montanhas muito grande, uma das principais atividades realizadas na região é voltada para o alpinismo.

Alpes Europeus

Alpes Europeus

Um dos fatores considerados muito interessante dentro desse continente, é que a movimentação entre países e cidade pode ser realizada de uma forma mais fácil e rápida, possibilitando então, conhecer muitos países e diversos tipos de paisagens.

Alpes Dinâmicos

Alpes Dinâmicos

Alpes Dinâmicos

Essa região de cadeia montanhosa da Europa é considerada uma grande extensão, principalmente pelo fato de abranger toda a região da Eslovênia, Albânia e também na região acerca da Croácia, por exemplo. Essa é uma cordilheira de montanha que apresenta uma grande extensão.

Hoje, existem diversos tipos de trilhas que são utilizadas para transporte e também para o turismo da região e que são cercadas de grandes paisagens, e também uma variedade de plantas e arvores considerada muito interessante por diversos pesquisadores de todo o mundo.

Apenines

Apenines

Apenines

Essa é considerada a principal cordilheira de toda a Itália, o que faz também com que a mesma acabe sendo estendida pela região norte até a região sul do mesmo. Em quase toda a maioria da região montanhosa desses alpes, se é possível observar uma vasta quantidade de regiões arborizadas e que em sua maioria, acabam não apresentando neve.

Grande parte dessa região é totalmente arborizada, e seus invernos acabam não sendo relacionados de forma direta com a presença da neve em nenhuma época do ano. Novamente, por apresentar paisagens belíssimas, essa região acaba sedo muito buscada como destino de viagens românticas, principalmente por abranger diversos países, possibilitando então que os turistas possam se aventurar em seus alpes em diferentes nações.

Balcas

Balcas

Balcas

A próxima cadeia de montanhas presente no continente europeu fica situada na região leste do mesmo, de forma mais precisa, na Bulgária, cruzando diversos países. Nessa cadeia de montanhas, é possível observar uma grande quantidade de vales e regiões de planícies. O ponto mais alto da Balcas é localizado na capital da própria Bulgária e apresenta uma vasta região de florestas.

Jura

Jura

Jura

Essa cadeia de montanhas está situada na região francesa e existe uma interessante característica que abrange a construção do nome do mesmo, já que. Jura ou também conhecido como a Cordilheira do Jura foi formado na época Jurássica, ode existiu uma grande formação de cadeias montanhosas em todo o mundo.

Pirineus

A cadeia de montanhas da Europa chamada de Pireneus fica localizada em uma região que abrange o lado sudoeste do continente. Nessa cordilheira, o principal e mais alto pico fica situado no Monte Aneto e é considerada uma região muito selvagem. Apesar de grande parte dos turistas que avançam pelo continente europeu para conhecer suas montanhas apresentarem certa experiência, esse pico é recomendado apenas para aqueles que são considerados ainda mais experientes, já que as chances de quedas e outros tipos de problemas são consideradas muito grande.

Pirineus

Pirineus

Sudetos

Essa cadeia de montanhas está situada na região da fronteira entre alguns países europeus, como a Polônia e também Alemanha. As paisagens proporcionadas pela vista do ponto mais alto da cadeira, chamado de Sněžka é exuberante, e cheio de florestas que abrangem limites de países e são consideradas encantadoras e cheias de diversidade em suas florestas e regiões planas.

A maioria das planícies e também regiões montanhosas da Europa acabam sofrendo mudanças durante o inverno, já que em alguns casos, a presença da baixa temperatura acaba ocasionando o aparecimento da neve, o que irá levar a uma modificação de suas florestas por esse período. Mesmo assim, a região da flora e fauna do continente acaba se tornando outro tipo de estrutura, podendo fazer com que mesmo em épocas de extremo frio com baixas temperaturas, se seja possível percorrer por suas extensões, principalmente quando analisamos algumas cadeias de montanhosas que desenvolvem atividades voltadas para esse mesmo tipo de clima.

A Europa é um continente que apresenta uma grande e vasta quantidade de montanhas, fazendo com que existam diversos tipos de destinos diferentes, com paisagens que se diferenciam, fazendo com que seja possível então viajar por todo o continente, encontrando sempre novos tipos de paisagens e atividades.

Sudetos

Sudetos

As florestas dessa região também se diferenciam muito entre si, mesmo que ainda dento do mesmo país, como é o caso de grande parte das cadeias de montanhas. Isso acontece devido ao fato de que em algumas regiões, o clima pode acabar sendo considerado mais rígido em apenas algumas épocas do ano, levando então a uma variação do mesmo a partir da mudança climática.

Esse tipo de situação é visto de forma diferente em lugares onde a temperatura se mantem em um nível estável durante todo o ano, levando a alterações consideradas menores e que não influenciam em toda sua flora e fauna de forma direta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *