Camadas da Terra e Suas Características

As partes internas da Terra são chamadas de “bicicletas” e dentro é possível perceber partes de outros planetas telúricos. A divisão é feita de modo a considerar os critérios químicos da seguinte forma:

  • 1- Crosta de silício em uma camada externa.
  • 2- Possui um manto altamente viscoso.
  • 3- Uma camada líquida pequena envolve uma porção sólida de um núcleo. Essa camada líquida dá origem ao que chamamos de campo magnético, pois o seu material é um condutor.

Agora Confira a Estrutura Estática da Terra

São elas:

  • Atmosfera
  • Crosta
  • Manto
  • Núcleo Externo
  • Núcleo Interno

Enquanto a estrutura dinâmica é formada por: Litosfera, Astenosfera e Núcleo.

Vejamos as proporções da composição em massa da Terra considerando-a por inteira:

  • ferro 34,6%
  • oxigênio 29,5%
  • silício 15,2%
  • magnésio 12,7%
  • níquel 2,4%
  • enxofre 1,9%
  • titânico 0,05%

Sobre o Interior da Terra e o Núcleo

O calor na parte interna do planeta é gerado no início da sua formação e em seguida, será gerado pelo decaimento de elementos radioativos que são potássio, tório e urânio. Porém, se comparado o calor da Terra com a energia que o sol nos envia, ele é pequeno. Em comparação seria 1 por 30.

Núcleo: Centrosfera, Barisfera e Nife

O núcleo também é chamado de Nife, Barisfera e Centrosfera ou ainda Metalosfera.

A terra tem como massa específica média um “valor” d 5.515 quilogramas a cada metro cúbico. Sendo assim, é o planeta do Sistema Solar mais denso.

A massa específica do material da superfície da Terra por metro cúbico é de 3.000 e se conclui com outros materiais que são mais densos e podem ser encontrados na parte mais interna da Terra.

Quando formada há cerca de 4,5 bilhões de anos a formação da terra era de materiais pastosos e líquidos, com isso, todos os materiais que tinham consistência mais densa foram “jogados” para dentro do interior do planeta. Esse processo é cientificamente conhecido como: diferenciação planetária. Neste processo, o que era menos denso foi para superfície.

Desta forma, o núcleo se formou com o seguinte composto: níquel e silício em 20% dividido não de forma igual e 80% de ferro. E mais, urânio e chumbo, porém, ambos mais difíceis de considerar porque são mais leves. Eles podem ser encontrados na crosta.

A Divisão do Núcleo: Três Partes

O núcleo da Terra é dividido em duas partes: núcleo sólido e interno e mais o núcleo líquido, ressaltando que esse envolve o primeiro.

A parte do núcleo sólido pode ser formada com um pouco de níquel e de ferro, como matéria em primeiro. Porém, calcula-se que a a parte interna tem a forma de um único cristal de ferro.

Na parte do núcleo que é líquida o composto é de níquel líquido e ferro líquido e também tem sinais de outros elementos.

Outra ideia que fazem os cientistas é que mesmo sendo líquida essa parte não pode transmitir ondas sísmicas.

O núcleo líquido tem a sua convecção formada sendo associada a agitação que o movimento da rotação da Terra proporciona e por isso faria surgir o campo magnético terrestre. Esse é um processo que tem um nome, chamado de teoria do dínamo.

Já o núcleo sólido possui altas temperaturas que mantem o campo magnético quente e que se suspeita que seja o que o estabiliza.

Algumas pesquisas mais novas apontam para que o núcleo interno da Terra gire mais rápido do que o resto do planeta, seria mais ou menos 2 graus a cada ano.

Camadas da Terra: Manto

A parte da Terra chamada de Manto chega a cerca de 30 quilômetros e a sua profundidade pode ser de 2900 quilômetros.

Ela ainda exerce uma força na parte inferior gira em torno de 1,4 milhões de atmosferas. As substâncias que compõe o manto são magnésio e ferro.

Vale ressaltar que as suas características físicas não são as mesmas da crosta. E pode se observar o material tanto sólido quanto uma pasta viscosa, isso dá por conta das pressões elevadas. Porém, existe uma tendência quando a área de alta pressão para manter-se sólida. Neste caso, ocupam menos espaço físico.

Vejamos Agora a Crosta e a Atmosfera

A crosta na formação da Terra é a camada que forma a maior parte da Litosfera. Em algumas partes essa dimensão pode chegar a 90 quilômetros chegando a se estender a 30 quilômetros  de profundidade.

A composição da Crosta é feita por silicatos de alumínio basicamente e por isso, recebe o nome de Sial. Entre a crosta e o manto se envolve dois eventos físicos distintos.

São dividido em dois eventos: da composição que estão entre as camadas rochosas e da descontinuidade química.  Da superfície da Terra é correto afirmar que a crosta é a camada mais externa. E a crosta continental mede 40 quilômetros de profundidade e a oceânica 7 quilômetros.

Falando agora da Atmosfera, uma das camadas da Terra, é fina e compsota de gases que fica presa à Terra graças a força da gravidade.

A Atmosfera é muito importante porque ela absorve a radiação dos raios ultravioleta. Ela faz isso retendo o calor e por isso, consegue reduzir o calor tanto durante o dia quanto durante a noite.

Quando observado do espaço a Terra se apresenta como uma esfera que tem a cor azul brilhante. O que faz esse efeito é a dispersão da luz solar na atmosfera e que pode ser observada em outros planetas do sistema solar.

A formação: em volume o ar seco é de 78,09% de nitrogênio, de oxigênio 20,95%, argônico de 0,93% e de gás carbônico de 0,039%. E mais, 1% em média de vapor de água.

A massa da atmosfera é aproximadamente de 5 x 1018 kg e 3 quartos dessa quantidade fica nos primeiros 11 quilômetros da superfície. Somente nas atitudes inferiores a 120 quilômetros é que podemos observar a reentrada atmosférica.

Considerada como limite entre o espaço exterior e a atmosfera, a linha kármán, que mede 100 quilômetros de altitude.

Camadas da Terra: em Resumo Parte Interna

Três camadas:

  • Litosfera ou Crosta Terrestre – constituída por solos de níveis e rochas, que são: magmáticas, sedimentares e metámórficas.
  • Manto: fica logo abaixo da Crosta Terrestre.
  • Núcleo: a camada mais interna da Terra.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *