Atualmente sabemos que a poluição no mundo têm sido um dos principais assuntos a serem debatidos em grandes encontros de personagens políticos e econômicos no mundo. É um assunto que têm levantado sérias preocupações com o futuro e as próximas gerações que estão vindo. É fácil imaginar que o petróleo é o pior vilão para o meio ambiente, mas de maneira equivalente a pecuária é responsável por grandes danos ao meio ambiente.
Neste post vamos abordar os principais temas relacionados a esta problemática atual, vamos ver quais tipos de poluição existentes, os principais problemas da degradação que muito advém do setor da pecuária. Vamos aqui citar algumas formas de como podemos cooperar com a diminuição da emissão de poluentes com pequenas práticas conscientes no nosso dia a dia.
Quais Tipos de Poluição Existem?
Existem vários tipos de poluição, podendo ser poluição do ar, dos mares e rios, do solo, radioativa, visual, luminosa e sonora, sendo que em todos os casos as atividades humanas são quase que totalmente as principais responsáveis por elas e também são atingidas, além de também colocar em risco a vida animal e vegetal.
A poluição atmosférica é a emissão de gases, partículas e líquidos em suspensão, também fazem parte deste tipo material biológico e mesmo energia no ar. São poluentes que podem ser naturais, como as emissões de partículas de vulcões em atividade como a forma mais comum, produzida pela atividade humana. Este tipo de poluição é responsável pela morte de mais de 7 milhões de pessoas no mundo, sem citar impactos e mortes na fauna e flora.
Quanto a poluição de afluentes, lençóis freáticos e mares se dão por elementos químicos, físicos e biológicos, e estes recebem além da poluição direta, recebem também a presente no ar (por meio das chuvas) e também produtos vindos do solo. A esta poluição terrestre tem origem principalmente em produtos químicos com origem do petróleo e pesticidas utilizados amplamente na produção agrícola e solventes.
A radioativa é considerada uma das piores, já que após emitida ao meio ambiente, não existem maneiras de reversão. É proveniente da radiação, e nos últimos tempos ela tem sido liberada de maneira exorbitante no meio ambiente e estas trazem sérios riscos a saúde humana (causar transformações e mutações celulares e assim desenvolver doenças como o câncer).
Quanto as poluições sonoras, visuais e luminosas são também originárias da ação humana, presente nos centros urbanos. Elas podem trazer desconfortos e problemas a saúdes dos seres humanos. Causam danos a qualidade de vida das pessoas, a saúde do sono, ecossistemas próximos, sendo considerado um problema de saúde pública mundial.
A Pecuária e Principais Impactos Ambientais
Há controvérsias quanto ao papel significante da pecuária na transformação e impactos negativos na natureza, mas há indícios de acordo com dados da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) de que este setor seja o segundo ou terceiro maior contribuinte de emissão e degradação ambiental. Ou seja, a criação de animais é um dos focos dos problemas de desmatamento e degradação do solo, poluição das águas e também sua escassez, poluição do ar e a redução da biodiversidade.
É um setor que possui grande importância econômica mundial. É responsável por cerca de 40% do PIB global e emprega mais de 1,3 bilhões de pessoas, além de fornecer a 33% da humanidade a proteína necessária a alimentação. Apesar de benéfico nestes pontos, a pecuária é o maior utilizado de áreas terrestres, utiliza 33 % das terras aráveis. Ainda este é responsável pela emissão de cerca de 18 % dos gases do efeito estufa, pelo transporte, desmatamento, além de gás metano emitido pelo animal ruminante.
Sabe o Quanto Você Polui? Se Atente nas Tarefas do Cotidiano
Se você gostaria de saber mais como poderia ajudar na diminuição de emissão de poluentes no meio ambiente se ligue nas dicas de tarefas do dia a dia.
- Torneira Aberta – economize água no banho, na hora de escovar os dentes, na hora de lavar a louça. Sempre deixe a torneira fechada enquanto não precisar utilizar.
- Papel toalha – utilize sempre a quantia necessária, assim evita de depositar mais lixo no meio ambiente.
- Lavar pequenas quantidades de roupa – Sempre deixe acumular o máximo de roupas, para que assim aproveite toda a água da máquina, economize água e energia.
- Deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo – economize sempre energia.
- Impressão e xérox – principalmente no ambiente de trabalho, muitas vezes a dinâmica burocrática nos incentiva a imprimir muitos papéis, tente modificar essa prática e reutilize folhas rascunhos.
- Descarte de remédios vencidos – os remédios já vencidos não podem ser jogados no lixo comum, neles há compostos químicos que podem contaminar o solo. Se caso estiverem dentro do prazo, doe para hospitais, caso contrário junte tais remédios e leve a um posto mais próximo, eles saberão lidar com este lixo.
- Jogar óleo na pia – uma atitude que possui graves consequencias ao meio ambiente, além de poder entopir seu encanamento, ainda contamina grande quantidade de água. É indicdo você juntar este óleo em garrafas e separá-lo para a coleta seletiva.
- Utilizar copos plásticos – o plástico é um material que demora muito tempo para se decompor no meio ambiente, então, tente no seu escritório, ou mesmo em outros locais andar sempre com seu copo na bolsa.
- Pilhas e baterias no lixo – estes itens, em sua composição há diversos compostos tóxicos como cadmo, mercúrio e chumbo e entrando em contato com o solo pode contaminar o lençol freático. É indicado que antes de descartar tais produtos em qualquer lixo, procure se informar, geralmente em lojas de eletrônicos existem descartes deste material.
- Deixar a Tv, Rádio e outros aparelhos em Stand by – esta prática também utiliza energia, então, economize, sempre deixe desligados desconectados os fios da tomada.