Principais Efeitos da Poluição Atmosférica

A poluição já é um problema que existe no mundo inteiro e que incansavelmente buscamos soluções para tal. Viver em um mundo livre totalmente de poluição é praticamente impossível, pois isso iria exigir de todos os habitantes do planeta, uma mudança radical de seus maus costumes e isso seria um trabalho tão grande quanto prevenir sobre o aumento da própria poluição. Os incontáveis tipos de poluição também já se tornaram um problema praticamente sem solução e hoje, não se busca mais acabar com a poluição e sim, formas de prevenir as pessoas a adoecerem devido o ar sujo das grandes cidades pelas quais circulamos todos os dias.

.

A verdade é que um ato de certa forma inconsciente de uma pessoa, prejudica toda uma população que vive ao redor e o nosso maior erro é achar que um simples papel de bala, por exemplo, não pode causar uma tragédia. Realmente pele pode não ser o causador de uma tragédia, mas de cem, mil, 1 milhão de pessoas pensam da mesma forma, a situação já fica bem mais complicada.

Para exemplificar melhor esse assunto, selecionamos alguns exemplos de efeitos da poluição atmosférica para que vocês saibam exatamente quais os riscos que corremos ao não nos preocuparmos tanto com o ar que respiramos.

Principais Poluentes

Antes de falarmos sobre os efeitos da poluição atmosférica, vamos saber mais um pouco sobre os agentes que causam essa poluição. Existem tipos diferentes de poluentes e cada um deles apresenta seus principais agravantes. Saber identificar cada um deles é muito importante na hora de se prevenir de problemas causados pela poluição na atmosfera. Vamos então conhecer os dois principais tipos de agentes poluidores do ar.

.

  • – Agentes poluidores naturais: como o próprio nome já indica, esses agentes poluidores são provenientes de fontes naturais e, portanto liberados sem controle na atmosfera. Um bom exemplo desses agentes poluidores naturais são as cinzas e os gases que são emitidos pelos vulcões. Como eles são quase que totalmente compostos de enxofre, esses gases tornam-se extremamente prejudiciais e tóxicos a nossa atmosfera. Partículas provenientes de gases de incêndios que acontecem em florestas, grãos de pólen e outros também são considerados como agentes poluidores naturais.

    Efeitos Poluentes

    Efeitos Poluentes

  • – Agentes poluentes artificiais: Estes já são produzidos pelas atividades humanas e por total descuido, são liberados na atmosfera. Os maiores poluidores nesse caso são os gases que chegam à atmosfera através da queima de combustíveis fósseis. Essa queima pode ser feita a partir de produtos como petróleo, gás natural e carvão mineral que são produtos não recicláveis e a parti do momento em que são jogados no ar, necessitam de um tempo para desaparecerem naturalmente ou também de produtos recicláveis como a lenha e o álcool.

    Poluição

    Poluição

Vamos agora conhecer alguns efeitos causados por esses agentes poluidores da atmosfera.

Mortes

Em casos mais graves, dependendo sim do ambiente ao qual vivemos o ar poluído pode nos levar à morte. Seres vivos menos resistentes como animais, sofrem com esse mal constantemente. Quando falamos de morte causada pela poluição da atmosfera, não significa que podemos morrer ao respirar um ar poluído, mas sim, adquirir algum tipo de problema de saúde incurável devido a isso. Esse fato acontece principalmente entre aqueles que moram perto de indústrias que liberam poluentes no ar.

A poluição atmosférica também leva agentes prejudiciais à saúde para plantas como frutas e verduras que costumeiramente consumimos e também dessa forma podemos nos infectar e chegar à morte.

Prejudicando o Organismo

Como falamos mais acima, o ar poluído nos deixa vulneráveis a diversos problemas de saúde, mas a maior vulnerabilidade nesse caso está devido respirarmos direto esses gases. Podemos concluir então, que as vias respiratórias é o meio mais rápido e comum do ar poluído chegar ao nosso sistema respiratório e causar problemas de saúde principalmente no pulmão e no trato respiratório.

Danificando Objetos

Quem mora em uma cidade onde o ar é extremamente poluído vai se identificar muito com esse exemplo. O ar poluído ajuda e muito na corrosão e/ou escurecimento de metais, na ruptura de objetos feitos com borracha e entre outros. É comum ver pessoas que moram em cidades com o ar mais poluído, ter suas roupas, principalmente as de cores claras e totalmente escuras, machadas com um pó mais escuro ou até mesmo desgastadas mais rápido, já que o ar poluído desgasta materiais como o algodão, a lã de seda e o nylon.

O ar poluído também causa a descoloração de muitos tipos de materiais. O ideal é você evitar decoração com mármore e outros materiais como os que citamos mais acima. De preferência também manter uma frequência de limpeza e não deixar muito tempo o pó da rua em seus móveis, mesmo que eles não aparentem estarem sujos.

Falsas Nuvens

Os poluentes também prejudicam o tempo atmosférico em diversos meios, como por exemplo, o surgimento de nuvens que podemos confundir com névoa ou nuvem de ar comum mas na verdade são nuvens formadas do acúmulo de poeiras provenientes da poluição. Isso causa a redução da visibilidade, a diminuição da cor da atmosfera deixando o céu mais cinzento, entre outros.

Poluentes de Efeito Global

São chamados assim, aqueles poluentes que provocam algum tipo de alteração na nossa atmosfera. Esses poluentes geralmente causam algum efeito nocivo e ampla escala ou até mesmo problemas que atingem o planeta inteiro. O maior exemplo que temos desses poluentes de efeito global, são os danos causados à camada de ozônio.

A falta de preocupação com a atmosfera faz com que a camada de ozônio fique a cada dia mais suscetível à ação do sol sem bloqueio, o que além de prejudicar as pessoas, prejudica ainda os animais, as plantas e todo tipo de ser vivo que precisa do controle dos raios do sol.

Além desse problema, vamos ter outros exemplos como as chuvas ácidas, e o efeito estufa.

Responsabilidades

Cabe a nós ajudar na prevenção do aumento desses poluentes e nos limitar a usarmos produtos que causam danos a atmosfera, pelo menos com muita frequência. Pequenas alterações nos nossos hábitos cotidianos farão total diferença no resultado, por mais que essa mudança seja aparentemente mínima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Não gostei muito não procurei encntrar uma coisa e oq aparece e totalmente diferente vou dar 1 estrelinha bem ruim *

    #MAULZ

    Patrick 31 de julho de 2013 3:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *