Poluição Dentro de Casa

A poluição está cada vez pior nas grandes cidades. No entanto, dentro das casas ela também não para de crescer.

É isso mesmo! Apesar da maioria das pessoas considerar que poluição é apenas o lixo nos rios e a fumaça preta, ela abrange muito mais coisas e pode estar mais perto do que se imagina.

Embora em pequena escala essa poluição domestica possa até fazer bem para o sistema imunológico, em grande quantidade se torna um problema grave, pior até do que a poluição encontrada fora de casa.

Maiores Fontes de Poluição em Casa

A maior fonte de poluição em uma residência é a cama, pois é um local com bastante umidade e que ainda fornece um banquete completo para os ácaros: células mortas do corpo humano. Esse conjunto de fatores torna extremamente propício a proliferação dos ácaros, que são capazes de provocar alergia e várias doenças respiratórias.

Cama

A melhor solução para o problema é lavar as roupas de cama uma vez por semana com água quente, e sempre deixar o quarto arejado.
Quem fuma também contribui para deixar o ar domestico com várias impurezas, pois a fumaça do cigarro corresponde a 85% da degradação dentro de ambientes fechados, além de aumentar bastante o risco de doenças respiratórias.

O bolor é outro vilão do ambiente doméstico, e prolifera em lugares com muita umidade, geralmente em paredes, no teto e em armários. Entre os problemas que pode causar estão micose, asma e rinite. Tudo isso deriva do fato de que o bolor nada mais é do que fungos. Para evitar o mofo a solução é usar produtos antimofo e evitar umidade.

Bolor

Um problema menos freqüente mas igualmente perigoso é a presença de substâncias químicas no ar. Essas substancias químicas se desprendem de paredes e móveis recém pintados, alem de resinas e colas. As conseqüências incluem dor de cabeça, fraqueza, tontura e enjôo. Por isso é recomendável ficar em ambientes recém pintados.

Alguns cosméticos também possuem componentes químicos que se volatilizam e ficam pairando no ar, prejudicando a qualidade do ar domestico.

Os aparelhos de ar condicionado são propícios para o surgimento de bactérias, ácaros e fungos, pois a umidade característica deste aparelho é muito apreciada por esses microorganismos. Para evitar esses contratempos o ideal é instalar o ar condicionado a pelo menos 3 metros do ar condicionado, e fazer a manutenção do aparelho periodicamente.

Aparelho

E por fim o monóxido de carbono, que está presente em locais que usam aquecedores, por exemplo. O monóxido de carbono pode provocar tonturas, problemas respiratórios, dores de cabeça e até enjôos.

Essas substancias e microorganismos podem causar vários danos à saúdo das pessoas que moram na casa, por isso é importante ficar atento e combater a poluição dentro de casa.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Poluição

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *