O IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia) diz que no Brasil são produzidos cerca de 220 mil toneladas de lixo, sendo o lixo popular equivalente 125 mil toneladas, responsável por mais da metade. Do total, apenas quatro mil toneladas são encaminhadas para as coletas seletivas. Interessante notar que cerca de cinquenta mil toneladas de resíduos ficam em céu aberto, prejudicando a saúde de indivíduos e do ambiente.
ONU: Aumenta a Poluição No Brasil
De acordo com informações divulgadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a situação do ambiente em solo latino-americano foi constatado que o continente está na lista no quesito “urbanização”, sendo que, além do crescimento urbano, a diferença social entre os habitantes continua atenuante, números que diminuem as perspectivas sustentáveis.
Dentro do estudo existe um capítulo completo reservado para a questão ambiental. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o meio ambiente é indispensável para o desenvolvimento das áreas urbanas apesar da distância geográfica.
A ONU foi clara ao afirmar que os números divulgados no final de 2012 demonstram que o Brasil está na segunda posição na América Latina, ficando apenas atrás do México. É possível afirmar com precisão que brasileiros e mexicanos são responsáveis por mais da metade de emissões poluentes dentro da América Latina. A Cidade do México está na liderança.
Como consequência das emissões dos gases, acontece uma piora considerável da qualidade do ar nas cidades que pode gerar diversas doenças mortíferas em seres vivos. Entre as principais cidades econômicas do país, somente a capital de Minas Gerais (Belo Horizonte) conseguiu apresentar uma concentração de poluentes no em níveis baixos. O restante aponta índice superior ao recomendado pela OMS.
O transporte é principal causador da concentração de poluente ar, visto que quase quarenta por cento das emissões do gênero no mundo vêm dos escapamentos de veículos na América Latina. A precariedade do transporte público no continente está apontada como problemática a ser superada em busca da diminuição de poluição.
Planos De Controle De Poluição Veicular
Todas as regiões do país com frotas maiores do que três milhões de veículos são obrigadas a prestar Planos de Controle de Poluição Veicular até o final do mês de junho, em todos os anos. A elaboração do documento é tida como obrigatório conforme lei constitucional da administração pública.
O levantamento deve conter informações referentes ao nível de poluição presente em diferentes partes do município. Se a frota de veículos for a principal responsável pelo problema, devem ser adotados planos que visam controlar este tipo de poluição. Dentro do programa, deve ser específico o conjunto de necessidades demandas pela região.
A poluição do ar é considerada como problemática grave de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ações para diminuir as ações dos gases na atmosfera são necessárias. Rio de Janeiro e São Paulo são as duas regiões com maior controle, porém, as duas regiões contam com constante aumento na frota de veículos, fato que pode prejudicar nas estatísticas.
Coleta Solidária
Com o objetivo de contribuir com os preceitos de desenvolvimento sustentável, existem diversos programas relacionados com reciclagem dos resíduos humanos. Entre as centenas de programas, vale destacar a “Coleta Solidária”, projeto que há décadas executa planos para diminuir o impacto nocivo do ser humano na bacia do rio Paraná, fronteira natural entre Brasil e Paraguai.
A iniciativa tem meta, inclusive, de retirar da exclusão social famílias que se encontram no limite da marginalidade. Diversas pessoas trabalham para evitar com que as substâncias poluentes vazem pelas águas do rio que é fonte principal da represa de Itaipu.
Especialistas dizem que fenômenos naturais e climáticos afetam de maneira considerável no ciclo das águas do rio Paraná. Por meio da solidariedade, a hidrelétrica parece ter entrado no jogo de potencializar energias renováveis e o tema “sustentabilidade”. O projeto beneficia cerca de três mil trabalhadores. Tem organização sob a forma de associações nas quais os trabalhadores ganham força na luta pela obtenção de melhores condições de trabalho.
Interessante notar que existe, até mesmo, um conjunto de cursos de formação aos trabalhadores e filhos. Carros e uniformes são entregues pela própria empresa. De acordo com a cooperativa, são processadas diversas toneladas de lixo por dia.
Dicas Para Lutar Contra a Poluição
Lixeiras Separadas: Quem mora em apartamentos deve exigir com que o síndico traga este tipo de compartimento para que pelo menos o lixo esteja separado. Este fato é de suma importância para que a reciclagem dos resíduos aconteça com maior agilidade e qualidade. No caso de não existir sistemas de coleta seletiva no seu bairro, é necessário procurar as cooperativas de catadores.
Há ainda os lixos tóxicos, presentes principalmente nos computadores e aparelhos eletrônicos. Existem ONGs incumbidas em recolher o material para formar outros micros no intuito de fazer doações para empresas ou pessoas que estão cadastradas nos programas sociais do governo.
As lâmpadas florescentes são interessantes por proporcionarem maior economia de energia. Por outro lado, possuem materiais pesados para o meio ambiente. Após serem rompidas, liberam alto índice de vapor de mercúrio causando intoxicação nos pulmões. Conforme a temperatura do ambiente, o elemento pode ficar por três semanas no ar.
Neste sentido, se faz necessário armazenar as lambadas em locais que sejam secos. Coloque dentro das embalagens originais e diminua os eventuais choques que podem acontecer pelos mais diferentes motivos, fato que faz com que a toxina fique presente no ar, independente dos produtos que servem para fazer a purificação.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir mais de mil litros das águas dos rios. Neste sentido, é sempre indicado colocar o conteúdo dentro de garrafas pet, encaminhado para organizações públicas e não governamentais que fazem o recolhimento para produzir outros tipos de produtos como o detergente, por exemplo. Dependendo do Estado, é possível vender este óleo, caso do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Vídeos Sobre Poluição No Brasil
Nesta metragem é possível conferir uma matéria de telejornalismo que explica de maneira simples e rápida as características principais sobre o Plano de Controle de Poluição Veicular.
Escrito por Renato Duarte Plantier