Walking the Amazon

O que é Walking the Amazon?

Walking the Amazon

Walking the Amazon

Walking the Amazon é uma expedição realizada pelo britânico Ed Stafford, um ex-capitão do exército britânico. Ele ficou durante 28 meses caminhando pela foz do Rio Amazonas indo até o Oceano Atlântico, somando assim mais de 6 mil quilômetros de caminhada pela selva amazônica. Ed contou em várias partes do trajeto, com a ajuda de um peruano chamado Gadiel “Cho” Sanchez, que está bastante acostumado com a vida na selva e o ajudou em negociações com indígenas.

Apesar de a habitação humana ser escassa durante o trajeto feito por Ed, há mais de 100 tribos amazônicas nas áreas em que ele percorreu, e há uma vasta população de espécies animais. Estima-se que existem mais de 2.000 espécies de peixes que vivem no rio Amazonas e mais de 11 mil espécies de plantas e animais diversos.

A Coragem de Ed Stafford

Aventura

Aventura

Ed Stafford, de 31 anos, de Leicester, já liderou expedições na Patagônia, Borneo e Belize. Ele também trabalhou ao lado das Nações Unidas no Afeganistão, onde cuidou da segurança, planejamento e logística, durante a corrida para a eleição presidencial do país em 2004, que deu a Hamid Karzai a vitória.

Sobre sua aventura pela Amazônia, ele dizia que ninguém jamais andou desde a nascente até a foz, e ele pretendia ser o primeiro homem a alcançar este objetivo, e conseguiu. Quando lhe perguntaram por que ele está tentando essa aventura, ele diz que com a tecnologia que existe atualmente, podemos criar uma aventura tão excitante que possa ser acompanhada através da internet, e assim as escolas poderão usar o interesse e a curiosidade que isso gera para explicar diversas questões a respeito da natureza.

O Final da Aventura

Viagem

Viagem

Ao final do Walking the Amazon, realizado por Ed Stafford, quando faltavam apenas 85 quilômetros para sua chegada ao destino final, durante a madrugada Ed não conseguia mais caminhar, o motivo, ele estava sentindo muito sono. E ao deitar para descansar, ele percebeu uma intensa coceira em seu corpo e chegou a pensar que não conseguiria concluir sua aventura. Nesse momento, Ed contou com a ajuda de um fotógrafo que o levou para um hotel, e assim, depois de três horas ele conseguiu voltar para concluir sua viagem do mesmo ponto onde havia parado.

Durante todo o Walking the Amazon, Ed sofreu inúmeras picadas de cobras, insetos e outros animais. Chegou a ser acusado de assassinado por índios, que o atacaram por duas vezes, mas nada de grave aconteceu.

Ele e seu companheiro Cho, se alimentaram durante a viagem de arroz, peixe, grãos, farinha de mandioca, etc. Depois de ter passado por essa aventura, Ed pretende se tornar escritor, contando em um livro todos os momentos que passou na selva amazônica.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *