O sistema solar é formado por nove planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional.
Segundo a ordem de proximidade do sol, Urano é o sétimo, os seis primeiros são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno e depois, Netuno e Plutão. Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.
Histórico
Diferentemente dos demais planetas, Urano, Netuno e Plutão por não poderem ser vistos a olho nu, só foram descobertos mais tarde e assim não foram associados a deuses mitológicos , nem possuem um passado místico. No entanto a escolha de seus nomes seguiu a tradição.
Urano era conhecido há muito tempo, no entanto os cientistas o confundiam com cometas ou estrelas, Galileu já havia feito o seu registro como uma estrela de 6ª magnitude, somente em 1781 ele foi corretamente registrado como um planeta em órbita, depois de saturno.
Características gerais do planeta
Urano é considerado um gigante azul, rodeado de anéis. É um dos cinco planetas classificados como jovianos ou externos, e o terceiro em dimensão no sistema solar, possui um diâmetro de cerca de 51 mil quilômetros.
O dia de Júpiter ou o tempo gasto pelo planeta para completar o movimento de rotação em torno de si mesmo é de 17 horas e 14 minutos, já o ano de Júpiter, o tempo que ele leva para fazer a órbita em torno do sol é de cerca de 84 anos terrestres. Sua distância do sol é de cerca de 2,8 bilhões de quilômetros e sua temperatura é de cerca de 212 graus negativos.
Composição e formação
A atmosfera de Urano é composta de 83% de hidrogênio e uma composição de metano, acetileno, hélio, além de outros hidrocarbonetos. O metano presente na alta atmosfera é responsável pela coloração azul esverdeada do planeta. Em torno do planeta são encontradas nuvens que se mantém em distancia constante.
Inclinação do planeta
Urano tem uma característica peculiar que o distingue dos outros planetas que é o fato de ser inclinado para um lado. Acredita-se que este fato foi causado por alguma colisão ou impacto com outro corpo celeste de tamanho suficiente para causar tal dano.
O resultado é que ele se translada inclinado na sua órbita em torno do Sol e apenas um lado do planeta é iluminado, o outro passa cerca de 42 anos terrestres na escuridão até se inverter a posição, uma vez que ele demora cerca de 84 anos terrestres para completar a órbita em torno do sol.
Os satélites e anéis de Urano
Urano possui várias luas e anéis conhecidos, além de um campo gravitacional poderoso. São mais de 20 satélites de Urano conhecidos até hoje, e todos eles são gelados sendo que a maioria deles se encontram mais afastados do planeta que os anéis, enquanto outros se encontram sob os anéis.
Quanto aos anéis de Urano também não se sabe ao certo o número, são muitos alguns maiores, outros muito estreito, e outros podem ser incompletos, ou semi-circulos.
Ainda existe muito a ser descoberto sobre Urano, seus satélites e seus anéis, assim como sobre os demais planetas e a formação do universo, sendo este uma fonte de pesquisa e de estudos inesgotável e muito interessante.