Muitas pessoas nem sabem que existe um pequeno território da Polinésia chamado de Tokelau ou Toquelau. Esse território, desconhecido para muitos, é administrado pela Nova Zelândia e pode ser conhecido também como Ilhas da União. Dentre os vizinhos mais próximos estão as Ilhas Cook, a leste, Samoa e a Samoa Americana, a sul, Kiribati, a norte e Tuvalu, a oeste.
O Arquipélago De Tokelau
O arquipélago de Tokelau é formado por um conjunto de 3 atóis no sul do Oceano Pacífico (Fakaofo, Atafu e Nukunonu), fica mais ou menos a 480 km de Samoa. Cada atol possui o seu próprio centro administrativo. Uma curiosidade é que não existem estradas e nem mesmo automóveis em Tokelau, por isso o transporte é feito pelo mar.
Um relatório da ONU do ano de 1989 incluiu Tokelau na relação de ilhas que podem desaparecer no século XXI no caso de o efeito estufa não ser controlado, pois o nível dos oceanos irá aumentar devido ao degelo e assim a água passará a cobrir a terra.
O administrador geral de Tokelau é escolhido pelo ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia. Já a posse da terra é exclusiva dos nativos de Tokelau e as principais fontes de renda do arquipélago são a venda de licenças de pesca, o coco, selos postais e também a produção de um tipo diferente e especial de atum.
A História De Tokelau
Um conjunto de ilhas que grande parte do mundo nunca ouviu falar, mas que tem uma história bem interessante. Os atóis em 1877 eram chamados de Ilhas de União e se tornaram protetorado britânico.
Depois de receber pedidos dos moradores o Reino Unido incluiu esse território na colônia que era formada pelas ilhas Gilbert e Ellice, atuais Kiribati e Tuvalu. No ano de 1925 a administração das Ilhas da União é repassada para a Nova Zelândia.
O nome Ilhas Tokelau ou Ilhas Toquelau é adotado no ano de 1946, após 30 anos disso as ilhas passaram a se chamar somente Tokelau. Foi no ano de 1987 que Tokelau passou a reivindicar maior autonomia política e aos poucos isso vem sendo conquistado.
As principais medidas para garantir mais liberdade e autonomia para o conjunto de ilhas são a criação de uma instituição de impostos para serviços de saúde e também de educação ainda nos anos 90.
Além disso, o país também passou a proteger um elemento que faz parte da sua essência, os cardumes de atum. No ano de 1989 passou a ser proibido o uso de redes de pesca, essas prejudicavam os cardumes e podiam se tornar um empecilho para a produção do produto típico mais famoso de Tokelau.
Instituições Políticas e Administrativas De Tokelau
No ano de 1994, ainda buscando uma maior autonomia, Tokelau teve uma grande vitória conseguindo trazer para o seu território instituições administrativas e políticas. Antes essas instituições ficavam localizadas nas ilhas vizinhas e nesse mesmo ano é adotado um plano para conquistar a gradual autonomia da ilha num prazo de 10 anos.
Reformas Eleitorais Em Tokelau
Um dos pontos que precisava ser modificado para que Tokelau se tornasse um país mais autônomo era o das eleições. Na década de 90 algumas reformas eleitorais foram introduzidas e nas eleições do ano de 1999 o general Fono foi eleito para um mandato de 3 anos. A conquista de poder eleger os seus representantes é muito importante para que Tokelau passasse a ser um lugar mais autônomo.
A Nova Zelândia e Tokelau
Apesar de desejar a autonomia Tokelau sempre soube que poderia sofrer bastante com o distanciamento da Nova Zelândia, pois ainda não tinha condições econômicas de ser autônomo. Em abril de 2000 o Governo da Nova Zelândia declarou que não iria impor a independência ao território e nem mesmo mudar o status político de Tokelau sem consultar o seu povo.
No começo do ano de 2001 a Comissão de Serviços Públicos de Tokelau consulta o povo e descobre que o mesmo está preocupado e indeciso sobre abandonar a cidadania neozelandesa e para que a decisão seja tomada de forma mais assertiva para ambos os lados fica estabelecido que o prazo para decidir seria estendido até o ano de 2010.
No mês de julho de 2001 a administração dos serviços públicos é transferida formalmente para Tokelau. Em fevereiro de 2006, nos dias 13 a 15, foi realizado um referendo com a população de Tokelau que rejeitou a independência. Dessa forma o conjunto de ilhas continuou fazendo parte do quadro de livre associação com a Nova Zelândia.
Essa decisão se deu pensando no bem estar da população e na qualidade de vida de quem mora nessas ilhas.
Ficha Técnica De Tokelau
A Bandeira De Tokelau
A bandeira de Tokelau é composta por um brasão de armas.
O Lema De Tokelau
O lema do país é “Tokelau Mo Te Atua”.
Hino Do País
“God Save the Queen”
Capital
Nukunonu1
Língua Oficial
Toquelauano, Inglês
Governo
Monarquia Constitucional
Território Da Nova Zelândia
Área
Total 12 km² (228.º)
População
Estimada em 2011 em torno de 1 384.
Moeda
Dólar da Nova Zelândia (NZD)
Clima
Tropical
Tokelau, Um Lindo Lugar
O conjunto de ilhas conhecido como Tokelau é um lugar muito bonito e que atrai um turismo relativamente de destaque. Como bem podemos imaginar se trata de ilhas com um clima tropical que convida a um maravilhoso banho de mar.
Além disso, o povo de Tokelau é bastante animado e você pode se divertir e se deliciar provando o atum especial que somente esse lugar no mundo produz. Nesse país você encontrará muitas pessoas trabalhando com a pesca que movimenta boa parte da economia.
Também é interessante que os moradores de Tokelau gostam de usar um adereço na cabeça que é um tipo de coroa de flores em parte porque é bonito, mas com certeza muito mais motivado pelo sol intenso que faz na região.
Em suma podemos definir Tokelau como um pedaço do paraíso que pode ser um ótimo destino de férias para quem deseja se afastar um pouco da sua rotina estressante nas grandes cidades.
Lindos dias de sol na praia e muito mais conforto para aproveitar a vida e não deixar um só minuto de descanso passar. Um conjunto de ilhas livremente associadas a Nova Zelândia.