Tipos de Nuvens Principais

Classificadas de acordo com altura e aparência (textura) do chão.  Nuvens de alto nível ocorrem acima de cerca de 20 mil pés. Devido às temperaturas frias troposféricas são compostas de cristais de gelo.  Por vezes aparecem de modo fino (apesar de um baixo ângulo do sol, por exemplo, poder criar uma matriz de cor).

Nuvens Cirros: Compostas por cristais de gelo quase que de modo completo. Elas representam o primeiro sinal de uma frente quente que se aproxima.

Tipos de Nuvens

Tipos de Nuvens

Nuvens Cirrostratus: Forma mais de um véu semelhante à camada generalizada (semelhante em níveis baixos).

Quando a luz solar ou luar passa através dos cristais de gelo hexagonal ela é dispersa ou refratada (semelhante às luzes que atravessam prismas), de tal forma que o anel familiar ou halo possa ser formado.

Nuvens Cirros tendem a engrossar em Cirrostratus, que podem gerar tipos inferiores em altostratus, stratus e nimbostratus.

Nuvens Cirrocumulus: Podem se alinhar nas ruas ou linhas de nuvens no céu que denotam áreas localizadas de subida (eixos) e descida (canais livres de nuvens).

 Nuvens de Nível Médio

As bases de nuvens no nível médio da troposfera, dado o prefixo “alto”, aparecem entre 6.500 e 20.000 pés. Dependendo da altitude, a época do ano e da estrutura da troposfera vertical de temperatura, elas serão compostas por gotículas líquidas de água, cristais de gelo, ou combinação dos dois. Os dois principais tipos medianos são altostratus e cúmulos.

Nuvens Altostratus

Tipo de nuvens que possuem uma textura lisa e uniforme em níveis médios. Elas indicam a aproximação de uma frente quente e podem engrossar em estratos, resultando em chuva ou neve.

No entanto, nuvens altostratus em si não produzem precipitação significativa na superfície, apesar de trazer chuviscos ou chuva moderada que pode ocorrer a partir da espessa plataforma de alto-estratos.

Nuvens Altocumulus

Apresentam características em níveis médios, ou seja, com elementos convectivos. Podem se alinhar em fileiras ou ruas de nuvens com eixos que indicam áreas localizadas do tipo ascendente, ao ar úmido e às zonas claras entre as linhas com atmosfera seca.

Acúmulos de nuvens com alguma extensão vertical podem indicar a presença de instabilidade elevada, em especial na parte da manhã, o que poderia tornar a camada limite com base a ser liberada à convecção profunda durante a tarde ou à noite.

Nuvens de Baixo Nível: Ocorrem abaixo de 6.500 pés e consistem de gotículas de água líquidas, exceto durante as tempestades de inverno frio, quando cristais de gelo (e neve) compreendem a maior parte das nuvens.

Nuvens do tipo estrato são uniformes e planas, produzindo uma camada de cinza de cobertura que pode ser precipitação livre, causar períodos de chuva leve ou até mesmo a garoa.

Estratos de Nuvens

Estratos de pavimentos baixos são comuns no inverno do Vale de Ohio, em especial por trás de um sistema de tempestade, quando frio, sombra e tempo cinzento podem durar várias horas ou mesmo um dia ou dois.

Estratos nuvens são híbridos de camadas celulares, ou seja, os elementos individuais agrupados em distribuição contínua. Na prática são camadas de aglomerados com áreas espessas e finas. Eles aparecem com frequência na atmosfera, seja à frente ou atrás de um sistema frontal.

Em contraste com camadas de estratos horizontais, nuvens cumulus são mais celulares (individuais) na natureza, têm fundo plano e topos arredondados, além de crescer de modo vertical.

De fato, o nome depende do grau de desenvolvimento vertical. Por exemplo, nuvens cumulus são dispersas e demostram pouco crescimento vertical em dia ensolarado.

A nuvem cumulus, que apresenta desenvolvimento vertical significativo, é chamada da “imponente”. Se a instabilidade suficiente da atmosfera e umidade estão presentes, em seguida, fortes correntes ascendentes se desenvolvem na nuvem cumulus, o que à tempestade.

Além disso, a eletrificação ocorre dentro das nuvens devido às colisões entre as gotas de água carregadas e partículas de cristais de gelo, resultando em raios e trovões.

Saiba Mais

Saiba Mais

Parede Nuvem: Redução localizada a partir da base de chuva livre de tempestade forte. A redução denota da corrente ascendente de tempestade na qual o ar sobe de modo rápido e provoca baixa pressão logo abaixo da principal corrente de ar, o que aumenta a condensação e a formação na base da nuvem primordial.

Nuvens de parede assumem diferentes formas e tamanhos. Algumas exibem forte movimento para cima, levando à formação de furacão, enquanto outras não rodam e são inofensivas em essencial.

Nuvem de Prateleira: Às vezes surgem em forma de cunha associada com a ponta de uma tempestade de saída ou frente de rajadas com ventos potenciais. Embora muitas vezes apareçam ameaçadoras, elas não produzem tornados!

Nevoeiros: Camada stratus sobre ou perto do chão. Diferentes tipos incluem nevoeiro de radiação (forma durante a noite e queima na parte da manhã).

Nuvens Furadoras: Formadas quando a temperatura da água na nuvem está abaixo de zero, mas a água não congelou. Quando seções começam a congelar, o vapor ao redor também congela e começar a descer. Isso deixa um buraco arredondado na composição.

A teoria sobre a sua criação é de que a ruptura da camada de nuvem à estabilidade pode causar aeronave de jato de cruzamento, gerando um movimento descendente que leva à estimulação da evaporação, produzindo o buraco em si.

Combine Os Quatro Níveis! Com As Seguintes Categorias Se Formam 10 Tipos de Nuvens Básicas:

Altas e finas nuvens são chamadas Cirrus;

Nuvens folha são chamadas Stratus;

Inchadas, onduladas, nuvens felpudas são chamados Cumulus;

Nuvens produtoras de chuva são chamadas Nimbus;

Nuvens orográficas se desenvolvem em resposta à elevação forçada de ar pela topografia da Terra (como montanhas);

Nuvens lenticulares tem lente ou formas de amêndoa;

Nuvens rotor têm forma de pratos empilhados.

Nuvens Altas Acima De 10.000 Pés

(Ci) Cirrus: branca fina e rala, geralmente transparente na cor, mas pode exibir tons magníficos quando o sol está baixo, no horizonte. Em geral, ocorrem no tempo justo e apontam na direção de movimento de ar ao nível da nuvem.

(Cs) Cirrostratus: Fino e folha.

(Cc) Cirrocumulus: Minúscula, branca e inchada.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *