Dentro do território brasileiro podem ser encontrados inúmeros tipos de climas. Isto ocorre por causa da sua alta extensão geográfica com 8,5 milhões de km². Existe grande variedade nos formatos dos terrenos. Na prática, cada região do país possui algumas peculiaridades. Com a degradação do homem ao meio ambiente e contra a atmosfera, estão ocorrendo mudanças climáticas consideráveis não somente em terras nacionais como em grande parte do mundo. O verão está cada vez mais quente enquanto os invernos batem recordes nas temperaturas negativas. Conheça os tipos de climas que existem no Brasil.
Características gerais dos climas brasileiros!
Aproximadamente 90% da região brasileira está presente entre os trópicos de Capricórnio e Câncer. Por este motivo, pode ser considerado país tipo tropical no qual prevalece temperaturas em média acima da casa dos 20 °C.
Para formar classificações climáticas, são demandados muitos fatores: correntes marítimas, ventos, massas de ar, pressão atmosférica, umidade, temperatura, entre outros aspectos. No Brasil é usada a classificação segundo Arthur Strahler que se baseia na natureza e movimentos das correntes de ar.
Cientistas afirmam que as massas de ar equatoriais (continental e atlântica) são as que mais interferem na atmosfera brasileira, além da polar atlântica, proporcionando variedades climáticas na categoria tropical – desde úmidos, como na Amazônia, pelas massas equatoriais, como úmidos, caso do sertão nordestino.
Equatorial Semiúmido: Presente em parte da região setentrional do Brasil. É quente, mas apresenta menos incidência de chuva do que os tipos úmidos.
Está predominante na parte norte do Amazonas e ocorre em consequência do terreno acidentado e os formatos de correntes de ar, que carregam massas equatoriais à região sul, principalmente nos últimos meses do ano.
Equatorial úmido: Predomina na região amazônica, principalmente na Floresta, por causas das massas equatoriais. A temperatura permanece alta nos doze meses do ano. A evapotranspiração garante com que seja gerada umidade na região de forma constante.
Semiárido: Vegetação com características da caatinga. A temperatura não ultrapassa 30 °C na média anual. Está presente tanto no nordeste como em algumas regiões do sudeste do país. Pode apresentar períodos longos sem chuva, apresentando secas consideráveis. Chuvas ocasionais ocorrem em poucos meses no ano.
Subtropical: Apresenta ampla variedade de temperaturas entre todas as estações do ano. As chuvas são distribuídas de forma regular e não há períodos de seca. Climas peculiares das regiões situadas no sul do Trópico de Capricórnio, ao norte de Câncer. Tem temperatura média de no máximo 20 °C e nunca menor do que 0 °C.
Tropical: Média de temperatura que está entre 15 °C e 20 °C. Predominante principalmente na região sudeste. A pluviosidade está influenciada pela localidade ao lado do oceano.
Tropical de Altitude: A maior parte das regiões do país possui este tipo climático caracterizado pelas temperaturas altas, com média de 20 °C ou mais nos 365 dias da temporada.
Por Renato Duarte Plantier
Climas do Brasil
Com a degradação do meio ambiente existem vários mudanças climáticas no país, e isso não é somente aqui no Brasil e também em vários outros lugares do mundo. O clima varia com cada lugar e para que este clima seja estabelecido são estudados fenômenos atmosféricos, e como no Brasil tem uma grande diferença de relevo faz com que ocorre uma grande diversidade climática. No país existe grande parte com clima quente e uma outra com temperaturas mais baixas conforme se aproxima da linha do Equador. O clima equatorial é muito presente na Amazônia, norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão já o clima tropical é no Brasil central com temperaturas elevadas a 5°C e 7°C. A subtropical tem influência da massa polar Atlântida onde as chuvas não são tão intensas. Semiárido que ocorre no interior nordestino onde existem chuvas causadas pela massa polar Atlântica