Em meio a tantas notícias de desastres naturais, ondas gigantes, poluição, descuido com o manejo do lixo, desmatamentos, riscos iminentes à biodiversidade, etc, eis que surge uma boa notícia. Na Austrália foi encontrada uma espécie minúscula de rã que, segundo pesquisadores, estaria supostamente extinta, pois não era vista há mais de 30 anos. O nome científico da rã é Litorea Castanea, um nome tão suntuoso quanto a sua aparência exótica, esta pequena rã tem cor esverdeada e diversas manchas espalhadas pelo corpo em tom de dourado. Um funcionário estadual da Austrália, Nova Gales do Sul, explorava o local em busca de peixes sob risco de extinção e fez esta feliz descoberta, mas o local exato está sendo mantido em segredo com o intuito de proteger esta e outras espécies da depredação humana. Após a descoberta o funcionário e um especialista na área de anfíbios retornaram ao local para realizar a confirmação sobre a identidade da rã.
Perspectivas
O fato inusitado anima cientistas, ambientalistas e estudiosos, pois significa que o meio ambiente é capaz de nos surpreender mesmo quando não existem vestígios aos nossos olhos. Espera-se que muitas outras espécies ainda existam, ainda que não tenhamos conhecimento de sua sobrevivência, pois os locais onde a mão humana não pode alcançar são mais favoráveis a vida de diversas espécies, sejam elas exóticas ou não, mas o que não se discute é a importância de cada uma delas para o equilíbrio da biodiversidade, da qual depende a vida de todos os seres vivos. A natureza tem nos dado várias demonstrações de seu poder, seja com os desastres naturais ou com as consequências de nossas atitudes sobre ela que gera os desastres ambientais de grandes proporções, então está na hora de percebermos como nós somos pequenos, frágeis e dependentes deste mega sistema vital, que por sinal não depende em nada da vida humana para existir.
Conscientização
Talvez devêssemos ver as coisas sob uma nova ótica, pois se analisarmos as descobertas científicas da atualidade podemos perceber que a Terra é um organismo vivo capaz de se regenerar, ainda que este ciclo perdure por milênios e mesmo que isso seja de difícil entendimento para nós. A vida poderá se tornar insustentável sobre o planeta devido aos diversos problemas ambientais, mas ele irá se reajustar e renascer, ao contrário de nós, portanto devemos racionalizar de forma adequada e perceber que o mundo não vai acabar somente os seres humanos sobre ele é que vão deixar de existir. Então a terra seguirá seu curso natural de transformação onde todas as coisas têm um tempo certo para nascer, se desenvolver e morrer, de forma equilibrada e sem intervenções externas prejudiciais e inescrupulosas. As surpresas da natureza estão em todas as partes e tempos, como na descoberta desta rã “teoricamente” extinta.