Superfície Florestal: Características Gerais

Existem diversos tipos de superfície florestal no mundo. De forma prática àquelas que possuem maior valor em termos de diversidade estão nas naturais, repletas de cobertura florestal em virtude do solo fértil que combina de forma pragmática com o clima. Não se pode ignorar o fato de que também se encontram presente. O corte raso ou ardido faz parte das estruturas do gênero. Existem diversos tipos de acordo com as considerações oficiais sob a ótica dos principais manual de biologia do mundo. Conheça diferentes tipos de superfícies florestais

Superfície Florestal Arborizado

Em termos práticos consiste em locais nos quais há a presença de árvores de diversos tamanhos e espécies. Podem estar preparadas de forma natural ou artificial, com programas de reflorestamento. O número de zonas do gênero está em franca decadência no mundo por causa da exploração humana e falta de controle por parte do poder público. Locais com uma ou mais espécies entram no tipo de consideração, assim como partes com cortes rasos ou áreas ardidas.

Superfície de Povoamento do Tipo Folhoso

As superfícies de povoamento do tipo folhoso têm como peculiaridade ter a grande parte do ambiente dominada por árvores que formam grandes florestas. Não se pode ignorar o fato de existir o domínio quase que predominante no que tange aos traços de natureza com folha. Entre as principais espécies do gênero vale a presença por parte de eucaliptos que dominam a região junto com o castanheiro ou outros tipos folhosos.

Superfície Florestal de Povoamento

Representa região na qual existem conjuntos de zonas florestais nos quais existe a presença de pelo menos oitenta por cento de árvores que fazem sombras. Há divisões com outros tipos de espécies com menor nível de diâmetro, podendo inclusive haver vegetação rasteira que se mistura com as árvores. O carvalho representa um tipo considerado comum em superfícies florestais de povoamento. A sua presença se monopoliza com facilidade na região ao levar em conta que as raízes são longas e conseguem dominar os lençóis freáticos, diminuindo as chances de novas árvores se desenvolverem com facilidade no local por conta da falta de água subterrânea.

Superfície Florestal de Povoamento das Resinosas

Em termos práticos existem zonas que estão repletas de árvores que também tem a característica de forma florestas. Não se pode ignorar a presença quase que completa de unidades florestais do tipo resinoso. Entre as diferentes espécies presentes em superfície de florestal de povoamento das resinosas. Principais espécimes que se encontra nas zonas vale o destaque por conta da presença de pinheiros que monopolizam a região.

Superfície Florestal e Povoamento Misto     

Locais nos quais existe a frequente mistura entre árvores longas misturadas com vegetação de médio e curto espaço. Existe ampla diversidade no habitat e por consequência também há ampla presença de animais que se dividem em diferentes setores do ambiente. Nesse sentido se convém indicar de forma oficial que não existe domínio de determinada espécies, mas da variedade de plantas e árvores que tornam o local como singular e paradisíaco.

Superfície Florestal: Bosquete

Consiste em região na qual se estabelece área que bosques do tipo pequeno e que tem a dimensão de pelo menos 0,1 de tamanho na medida de hectare. Vale ressaltar que existe também o limite ao tamanho máximo que fica na casa dos cinco hectares. Está presente com frequência próximas do meio rural, quase nunca nas regiões urbanas. Representa um cenário repleto de natureza exuberante, visto que a zona serve como habitat para diferentes tipos de animais.

http://www.youtube.com/watch?v=M7_m-Q52maI

Superfície Florestal do Tipo Aceiro

De acordo com estimativas dos biólogos oficiais o máximo da área do gênero fica delimitado em quatro metros. Consiste em pequenas partes que se estabelecem no trajeto das florestas e são interessantes no sentido de evitar com que o incêndio evolua para a cobertura florestal e por consequência traga danos que podem ser medidos como irreparáveis no curto-prazo.

Características Gerais: Superfícies Florestais

De acordo com a PNAS (Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos) nos primeiros cinco anos do século XXI aconteceram queda de superfícies florestais na casa dos três por cento ao levar em conta as estimativas globais. Diversos tipos de satélites tecnológicos trabalharam no sentido de aumentar o poder de observação em termos de estimativa.

SuperfÍcie

SuperfÍcie

Conforme o próprio centro de pesquisa vale ressaltar que o Brasil está no topo da lista entre as nações que apresentaram maior perda em termos de superfície florestal. Os números são assustadores, conforme aponta os próprios analistas. No ano de 2005 o valor da perda ficou na casa de um milhão de quilômetros quadrados no globo terrestre. Ao levar em conta o território nacional vale o destaque para a queda de quase duzentos mil quilômetros quadrados, valores recordes ao levar a perda que acontecem em todas as nações do mundo que foram registradas nas análises PNAS. Especialistas que estudam a problemática de perto dizem que quase quatro por cento do território geral brasileiro em termos de florestas entrou no ciclo de revés ambiental.

Brasil tem o título de ser maior área florestal do tipo tropical. Porém, quando se leva em conta a área de superfície florestal independente das características climáticas o destaque fica no território russo com pouco mais do que cinco milhões de quilômetros quadrados contra quatro milhões e meio que existe no território verde e amarelo.

Caracteristicas

Caracteristicas

Outra surpresa de acordo com as análises dos centros norte-americanos que trabalham para analisar a cobertura vegetal vale o destaque para o Canadá que apresentou território desmatado na casa de 160 mil km². O território conhecido por ser defensor da natureza e promover o Protocolo de Montreal. A superfície florestal no Canadá cai em cinco por cento no ano de 2005.

Em termos práticos o estudo tem importância fundamental para compreender os danos que são gerados no mundo em termos de efeito estufa. Com os dados as nações podem remodelar os programas para melhorar o cenário ambiental. Em termos práticos o mundo apresenta maior valor de queda do que ascensão da natureza, fato preocupante para quem se preocupa com os danos gerados por conta do aquecimento global.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *