Se você nunca foi pego na costa e se sobreviveu a um terremoto forte de pelo menos 8,7 graus na escala Richter, você precisa estar ciente da possibilidade de um tsunami. Você pode não ter sido o centro do terremoto, que pode ter sido centrado no oceano. Você pode não estar certo, adivinhando, mas há sinais de alerta para um tsunami iminente.
Às vezes, esses sinais deverão ocorrer com até duas semanas de antecedência. Se você não está ciente dos sinais de longo alcance, então terá apenas alguns segundos para reagir, depois de perceber sinais que ocorrem pouco antes de ele ataca.
O Tsunami Da Malásia
Antes do terremoto oceânico de 2004, que desencadeou uma das piores tsunamis já registradas, os sinais foram percebidos com até duas semanas de antecedência. Duas semanas antes do desastroso tsunami, as pessoas que vivem do mar na região, notaram alterações nos tipos de peixe em vários locais.
Os peixes foram migrar em regiões que não habitavam anteriormente. Eles sabiam que algo estava errado e tentaram avisar aos outros, mas devido ao desprezo que os outros tiveram, eles foram ignorados.
Dias antes do desastre, as aves ficaram inquietas. Assim foi com os cães, com os gatos e também com os elefantes. Alguns deles desapareceram e os elefantes, em particular, foram vistos correndo para as colinas. As pessoas, porém, iam para o seu negócio como se nada estivesse acontecendo.
Várias horas mais tarde, as pessoas notaram alterações súbitas pouco antes da onda assassina tragar o que estava pela frente. Houve uma repentina mudança nas águas a partir da linha de costa para o oceano, que deixou peixes e caranguejos presos.
As Aves Marinhas Levantaram Para o Ar e Não Pousaram
Um rugido podia ser ouvido vindo do mar. Depois de alguns minutos, as pessoas testemunharam uma onda crescente se aproximando. Alguns, de pé, olharam fascinados pelo espetáculo que se aproximava. Outros se viraram e correram.
Para a maioria já era tarde demais, já que a grande onda caiu em alta velocidade e varreu tudo em seu caminho, prendendo dezenas de milhares de pessoas em escombros formados pelas águas que corriam. O que isso nos diz?
Cuidado
Se houver um forte terremoto, daqueles que derrubam edifícios e causam grandes danos e ficam nas proximidades litorâneas, há o perigo de um tsunami. Entretanto, não precisamos esperar pelo terremoto. Nas semanas que antecederam o terremoto, haverá sinais.
Estes virão na forma de vida marinha local, que altera os seus hábitos. Se você ouvir os pescadores, eles costumam falar dessas mudanças como parte de sua conversa diária. Você também vai notar que os outros animais e aves estarão nervosos e agitados.
Tudo pode parecer apenas um tremor moderado, mas pode ser muito grave em outros lugares. A migração súbita de aves marinhas do oceano e os animais terrestres indo para o interior, também são um sinal de que algo está errado.