Na natureza existe dois tipos de ser, os Seres Vivos (aqueles que tem vida), e os Seres Não Vivos (aqueles que não tem vida). Todos os seres vivos possuem ciclos de vida parecidos, eles basicamente NASCEM, CRESCEM, REPRODUZEM e MORREM, é a lei da natureza. Cada ser vivo tem um tempo de vida diferente, o homem por exemplo, sua média de vida é de 70 anos, já o elefante é de 100 anos, um rato vive por aproximadamente 4 anos, uma arara pode viver até 60 anos.
Exemplos de Ser Vivo e Ser Não Vivo
Temos como exemplo de seres vivos os animais e os vegetais, e de seres não vivos temos os naturais e os artificiais. Como animais podemos citar o Homem, o cavalo, o cachorro, e vegetais são as plantas, flores, arvores, algas. Todos os seres vivos são formados de células, as células variam de um ser para outro, existe a célula animal, e a célula vegetal. Há seres vivos com apenas uma célula, e outros com várias células. Seres não vivos naturais é todo ser que não tem vida, mas que já estava na natureza, como a pedra, a areia, o sol, a água, e seres não vivos artificiais são objetos fabricados pelo homem, como por exemplo, a cadeira, a mesa, o plástico, a bola, o seu computador etc.
As Necessidades de Um Ser Vivo
Todo ser vivo tem suas necessidades básicas, ele precisa de água, pois ela o mantém hidratado, alimento, para que seu organismo tenha energia para seu crescimento e para suas atividades diárias, e do Ar, que também e muito importante, pois ele contém oxigênio que mantém o ser “vivo” e respirando.
Reprodução Dos Seres Vivos
No mundo animal temos um macho e uma fêmea da mesma espécie, que serve para a reprodução, por exemplo, o Elefante e a Aliá (conhecida também como Elefanta). Há também animais como a minhoca que não tem como diferenciar de macho ou fêmea, pois ela tem tanto o sexo feminino como o masculino, ela é chamada de hermafrodita, mas para a sua reprodução é necessário que duas minhocas se cruzem e troquem espermatozóides, para que uma fecunde a outra.
Todo ser vivo animal ou vegetal tem a necessidade de reprodução para manter a espécie, a maioria dos seres vivos necessitam de outro ser vivo da mesma espécie, porém de sexo diferente para a reprodução, eles são chamados de seres sexuados (Homem X Mulher, Boi X Vaca), os seres unicelulares (tem somente uma célula) e alguns seres pluricelulares (tem várias células) não necessitam de outro ser para a sua reprodução, pois se reproduzem sozinhos, esses seres são chamados de e seres assexuados, nos seres assexuados a reprodução pode ocorrer por esporos, no caso das algas, ou por brotamento, no caso dos vegetais como a mandioca e a batata, no caso dos animais temos a Hidra, um animal que vive na água doce, geralmente quando a Hidra chega a idade adulta, surge um broto nela, que dá origem à outra Hidra.
deu certo fazer o grabalho de ciências , pelo menos a metade
teria que ser maisespicado
Aí está escrito que os seres vivos NASCEM, CRESCEM, REPRODUZEM e MORREM.
Na verdade há mais coisas:
Nascem (lá está)
Movimentam-se (não está)
Alimentam-se (não está)
Reagem a estímulos (não está)
Crescem (está)
Reproduzem-se (está)
Morrem (está)
Achei isso na minha apostila Anglo de Ciências
Deu para ter uma base do meio ambiente, seres vivos e não vivos