Rochosas Canadenses Relevo

O conjunto montanhoso conhecido como Rochosas ou Montanhas Rochosas se estende por mais de 4.800 km entre a Columbia Britânica, na região oeste do Canadá, até o Novo México, na região sudoeste dos Estados Unidos. De largura esse conjunto de montanhas possui entre 110 e 480 km.

Por sua grandiosidade e imponência essas montanhas influenciam diretamente no clima e nas condições de vida local. O ponto mais alto do relevo montanhoso é o monte Elbert que possui 4.401 metros acima do nível do mar e está localizado no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Que tal conhecer um pouco mais sobre o relevo das Rochosas?

Conhecendo Melhor as Rochosas Canadenses

Montanhas Rochosas Canadenses

Montanhas Rochosas Canadenses

Esse relevo é resultante do processo de tectônica das placas e que recebe o nome de dobramentos modernos. O seu surgimento remonta cerca de 70 milhões de anos, era Cenozoica. Para os geólogos ainda se mostra um mistério haja vista que geralmente esse tipo de formação é mais comum numa faixa entre 300 e 600 km da costa e não tão distante como acontece nesse conjunto montanhoso. Os vales e picos íngremes são formados por meio de agentes de erosão como as águas e as geleiras presentes por lá.

Clima e Hidrografia das Rochosas

O clima apresenta variações de acordo com as diferenças de altitude, a média de temperatura é de 6°C. Diferentes estações do ano apresentam temperaturas distintas, o verão conta com temperaturas amenas e clima mais seco. Em julho as temperaturas mais altas chegam a casa dos 25°C. Por sua vez os invernos são frios e úmidos com temperaturas abaixo de 0ºC, pode chegar a até -14°C. Em média a precipitação é de 360 mm por ano.

Casal Observando as Montanhas Rochosas Canadenses

Casal Observando as Montanhas Rochosas Canadenses

As Rochosas são literalmente um divisor de águas funcionando como a delimitação ente diversas bacias hidrográficas. Os rios que correm a partir das montanhas desaguam nos Oceanos Pacífico, Atlântico e Ártico.

Características das Rochosas Canadenses

A seguir vamos apresentar algumas das características gerais desse conjunto montanhoso.

– Tipos de Rochas

Dentre os principais tipos de rochas que compõem esse conjunto estão as metamórficas, sedimentares e ígneas.

– Flora

Dentre as espécies que compõem a flora da região das montanhas estão pinheiro-do-canadá, tuia-gigante, pinheiro-branco, carvalho, abeto e zimbro.

– Tipos de Vegetação

Dentre os principais tipos de vegetação que compõem a região das Rochosas Canadenses estão a vegetação de altitude e as florestas de coníferas.

– Fauna

Estão no grupo de principais espécies formadoras da fauna das Rochosas Canadenses animais como texugo, carneiro-selvagem, águia-cala, uapiti, urso-pardo, cabra-da-montanha, lince e rena.

O Que Fazer nas Montanhas Rochosas?

O turismo é uma das bases da economia local e tem como foco principal as atividades ligadas a natureza como fazer trilhas, praticar esportes radicais como esquiar, camping, escalada e trilhas. Também é um lugar em que se pode ter contato com a natureza aproveitando o melhor do verão e do inverno da montanha. Por suas características hostis esse terreno acidentado foi um dos últimos a ser explorado pelos colonizadores europeus. Embora seja um lugar em que a natureza se mostra severamente imponente exerce grande fascínio sobre aqueles que estão em busca de mais tranquilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *