Rios Limpos

Quando pensamos em natureza, logo visualizamos aquela paisagem maravilhosa com árvores, campos e principalmente lagos e rios com águas límpidas e transparentes. Mas, na verdade, para quem mora na cidade grande, essa realidade se torna algo muito diferente. Até porque, dando o exemplo da cidade de São Paulo, temos os dois principais rios, que são o Tietê e Pinheiros, em situações um “pouco diferentes” das citadas acima.

Limpos

Limpos

O fator que causa grande impacto, pelo menos falando da cidade de São Paulo, além do trânsito, é a situação desses dois principais rios. A carga de poluição e sujeira neles acaba prejudicando muito, tanto o trânsito como o clima da cidade.

Trânsito? Mas o que isso tem haver com a sujeira dos rios? É claro que tem muito a ver, pois em grande parte dos casos, quando os rios estão com acúmulo de sujeira, há uma probabilidade maior de transbordarem, e no caso do Tietê, isso causa um grande transtorno na marginal, com grande engarrafamento de trânsito.

Existe uma carga de sujeira muito grande nos rios, o que causa um mal cheiro e dificulta que eles sejam navegáveis, fato que no passado era inteiramente normal. A meta e a missão da Sabesp realmente não são fáceis, pois a rede de esgoto da cidade ainda é muito deficiente e o principal rio da cidade, que é o Tietê, sofre com qualquer sujeira lançada em córregos, que de certa forma acabam levando até ele essa sujeira.

Rios

Rios

Outro fator que devemos considerar quando falamos em rios limpos, independente de ser o Tietê ou o Pinheiros, é que a população também deve se conscientizar a começar a zelar pela manutenção e higiene da sua cidade. Muitas vezes vemos que as pessoas não cultivam o hábito de jogar o “lixo no lixo” e contribuem para que esse lixo acabe passando, direta ou indiretamente, pelos rios.

Uma vez sanado esse grande “hábito ruim” das pessoas, um grande passo será dado, restando apenas que sejam tomadas algumas medidas para manter os rios limpos. Ainda exemplificando o Tietê, algumas fases devem ser tomadas para esse processo, a saber:

  • Acabar com o mau cheiro e tratar todo o esgoto que é lançado no rio, tornando a água mais límpida e até navegável;
  • Evitar mais transbordamentos, através de retirada de sujeira e lama dos rios e, na maioria dos casos, chegar até a realizar um aprofundamento, diminuindo transbordamentos;
  • Impedir o lançamento de produtos químicos, controlando o chamado “lixo industrial”, que muitas empresas costumeiramente descartam nos rios, em especial no Tietê.
Rios Limpos

Rios Limpos

Certamente, muitas outras ações devem ser tomadas, pois ter rios limpos também é cuidar da natureza e ter consciência da biodiversidade.

by Marcelo Marcolino

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *