Resíduos da Biomassa: Bom ou Ruim?

Há tempos existe a dívida sobre se o excesso de resíduos referentes à biomassa consiste em ponto negativo ou positivo. Cientistas apontam que de modo certo quando o descarte acontece sem o cuidado correto os danos ambientais podem ser incomensuráveis e custosos. Por outro lado, em virtude dos baixos custos e características quanto à disposição o conjunto pode ter reaproveitamento e por consequência reduz os gastos.

            Tecnologia: Luz no Caminho

Porém, apenas com o poder tecnológico os descartes podem acontecer de forma correta e com menos custos. Importante notar que para empresas o processo consiste em ponto fundamental no sentido de também aumentar o ritmo produtivo com menores conjuntos de gastos. Apenas com o apoio da tecnologia os resíduos de biomassa podem deixar de representarem problemáticas para corresponde a diferentes tipos de demanda.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento apenas no ano de 2007 foram quase duzentas toneladas referentes às sobras do trabalho com cana-de-açúcar, um dos tipos de biomassa mais utilizados em terras nacionais que atua de forma direta ao fabrico do etanol ou de bebidas alcoólicas. Nem mesmo o poder público consegue traçar média que se equivale ao consumo da biomassa em termos nacionais.

A cana-de-açúcar tem importância fundamental na economia nacional ao levar em conta que a exploração do recurso acontece com custos baixos. Sem contar que as produções com a matéria-prima pode ser trabalhada no mesmo local em que acontece a extração.

            Poluição de Resíduos da Cana-de-Açúcar

Porém podem acontecer problemáticas no caminho, como no caso da indústria que para atuar por vezes queima os resíduos da cana em caldeias em centenas de graus positivos que ao fazer o trabalho também polui a atmosfera com o acúmulo de biomassa que virou gás. Isso ajuda de forma direta para o aumento do aquecimento global, visto que o grau atmosférico do globo terrestre fica congestionado e não consegue enviar o excesso de partículas quentes para o universo e por consequência retorna com a energia máxima para a superfície.

Não se pode ignorar o fato de que problemas de gêneros podem ser trágicos por causa do trabalho de hidrelétricas que usam o resíduo para produzir eletricidade em processo com grande grau de energia e envio de gás para a atmosfera. De acordo com a opinião de especialistas o problema apenas pode ser resolvido com a instalação de geradores que tenham maior poder em termos de tecnologia. Interessante que conforme a estrutura do centro gerador de eletricidade tenha o formato ideal podem ser usando inclusive certas espécies diferentes de capim, ou mesmo existe a possibilidade de aproveitar a cana até o final.

            Resíduos de Biomassa (Cana-de-Açúcar) X Petróleo (Gasolina)

Com a tecnologia dos dias atuais inclusive a borrachas podem ser produzidas com o uso do reaproveitamento de biomassa. Outro ponto a favor consiste no fato de poder substituir o uso de motores que apenas conseguem trabalhar com o uso da gasolina.

O mundo sofre com problemas ambientais e também sofre de forma direta com a ameaça da escassez não apenas das fontes petrolífera como também de recursos naturais abalados em consequência do efeito estufa.

Há tempos que a distribuição irregular de petróleo faz com que nações se enfureçam entre si ao ponto de começarem a travar guerras mortais por causa do recurso. Não se pode ignorar ainda o fato de que aumento de carros com motores a base de gasolina também prejudica de modo direto na qualidade de ar, ou mesmo no ciclo do aumento da temperatura global.

            O que Fazer com Resíduos da Biomassa?

Brasil está na liderança quando o assunto está em gerar biocombustíveis. Porém, já imaginou qual o gasto em termos de resíduos? Ou seja, para qual local irá parar as sobras das produções energéticas? Em terras nacionais também existe destaque no sentido de produzir biocombustível com base em óleos vegetais e animais.

Resíduos da Biomassa é Bom

Resíduos da Biomassa é Bom

Com a tecnologia dos dias atuais existe a possibilidade de armazenar as sobras e trabalhar com outro setor produtivo, ou seja, trabalhar com o máximo do que a matéria-prima pode oferecer e obter o mínimo em termos de desperdício. Brasil se encaminha para liderar a posição nos setores do fabrico de biomateriais.

Porém, mesmo com a quantidade produzida ao ano também existe a necessidade de obter gastos com treinamento dos trabalhadores que extraem o recurso natural no sentido de garantir o manejo correto. De fato os custos não podem existir apenas aos empresários como também ao erário público com políticos que decretam políticas públicas.

Devido ao caráter os resíduos em ser aplicado a diversos tipos de funcionalidade existem instituições que trabalham de forma ativa para encontrar respostas sobre a biomassa sob a ótica da energia, como o EMBRAPA, por exemplo. O trabalho representa ponto importante na missão de integrar e trabalhar com o resto que sobra das produções industriais e aumentar o ato de aproveitar ao máximo a matéria-prima. Com passar do tempo o poder público nacional demonstra se preocupar melhor em consequência do aumento de centros que objetivam estudar o setor e definir limites claros ao que se refere aos pontos produtivos.

Por fim vale destacar que o Brasil tem a vantagem não apenas da tecnologia que se encontra em ascensão no setor como também por condições ambientais, geográficas e climáticas que ajudam o mercado a receber pontos tecnológicos que servem para gerar energia com novos tipos de recursos naturais que surgem da natureza.

É Ruim

É Ruim

Tipos de estruturas do gênero precisam ter infraestrutura trabalhada de forma tecnológica a trabalhar com o máximo do que está sendo oferecido na unidade do conjunto de matéria-prima. Cientistas alertam ao perigo que existe quando produtores decidem queimar o resto do bagaço que participou do processo industrial e transformar em gases que sobrecarregam a atmosfera.

Ao levar em conta que algum dia o governo e poder público consigam evitar as respectivas problemáticas ambientais, de forma certa o país vai conseguir explorar com melhor qualidade o setor e por consequência marcar o nome no estereótipo mundial como o país da sustentabilidade energética.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *