Reserva da Biosfera Mundial: UNESCO

O Programa Reserva da Biosfera Mundial da UNESCO foi criado em 1971 para promover abordagens interdisciplinares à investigação, gestão e educação no ecossistema e conservação sustentável com uso de recursos naturais. Centenas países estão inclusos na rede que padroniza relações entre seres-humanos e natureza.

.

Principal objetivo do programa é expandir o conhecimento da biosfera nas reservas e absorver experiências sobre inovações de desenvolvimento sustentável através das fronteiras nacionais e continentais. Existem mais de 100 países em todo o mundo dentro da lista UNESCO.

Reservas da Biosfera são áreas zoneadas para desenvolver abordagens inovadoras, testar e compartilhar os resultados à combinação abordagens diferentes em grande diversidade de áreas de política e gestão no sentido de obter relação equilibrada entre humanidade e natureza.

Como Virar Reserva da Biosfera Mundial?

Para que uma área seja incluída na Rede Mundial de Reservas da Biosfera certo trabalho de campo deve ser começado, informações adequadas sobre a região reunidas e acordo por parte da população local.

Biosfera Mundial

Biosfera Mundial

As nomeações são elaboradas e apresentadas à UNESCO por governos nacionais, na maioria dos casos por meio de comitês nacionais. Benefícios obtidos em fazer parte da rede incluem o acesso à base comum de conhecimentos e os incentivos para integrar nos planos de pesquisa, desenvolvimento, conservação e manejo sustentável científico dentro dos ecossistemas.

Diálogos Internacionais: Reserva Mundial da Biosfera

Devido ao para melhorar a relação da humanidade com a natureza, o projeto se apresenta como uma das respostas mais importantes dos diálogos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) 1992 e Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

Durante os anos iniciais do programa a designação de reservas da biosfera ficou focada em questões de pesquisa e na conservação ambiental. Por isso, existem vários parques nacionais entre as áreas incluídas na rede com excelentes valores e biodiversidade.

Reservas Ambientais

Reservas Ambientais

No início de 1990, o foco do programa se deslocou para a promoção de interações da humanidade com a natureza em termos de vida sustentável, geração de renda e redução da pobreza. Em reservas da biosfera a natureza não é isolada do homem, mas conservada com o uso humano. Assim, eles são lugares onde subsistência deve ser sustentada.

Reserva Mundial da Biosfera: Sevilha 1995

Em 1995, o segundo Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, realizado em Sevilha, definiu e designou conjunto de objetivos e procedimentos que regem o reconhecimento de reservas da biosfera em potencial com base na orientação estratégica.

Critérios foram estabelecidos para garantir que os objetivos do programa sejam cumpridos. A avaliação regular das reservas da biosfera é obrigatória. Portanto, reservas da biosfera haviam sido incluídas durante os anos de 1970 e 1980 foram retiradas da Rede Mundial ou redefinidas de forma a continuar ser relevante ao novo cenário.

Todas as decisões relevantes do programa são tomadas por comitê intergovernamental, o Conselho de Coordenação Internacional: Os 38 membros são representantes do governo eleitos para um mandato de quatro anos pela Conferência Geral da UNESCO. A secretaria do programa está localizada com sede em Paris.

Reservas da Biosfera: Sites de Aprendizagem no Desenvolvimento Sustentável

Reservas da Biosfera são locais estabelecidos por países e reconhecidos nos termos da UNESCO para promover o desenvolvimento sustentável com base nos esforços da comunidade local.

Como lugares que procuram conciliar a conservação da diversidade biológica, cultural e desenvolvimento econômico / social através de parcerias entre as pessoas e a natureza, eles são ideais para testar e demonstrar abordagens inovadoras para o desenvolvimento sustentável do local para escalas internacionais.  As reservas da biosfera são consideradas como:

  • 01-Locais de excelência nos quais novas práticas são ideais para gerir a natureza e as atividades humanas;
  • 02-Ferramentas para ajudar os países a implantar os resultados da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável e, em particular, a Convenção sobre Diversidade Biológica com relação à abordagem ao ecossistema;
  • 03- Educação para o desenvolvimento sustentável;
  • 04-Reservas da biosfera permanecem sob a jurisdição soberana nacional, mas elas compartilham as experiências e ideias a nível nacional, regional e internacional no âmbito da Rede Mundial de Reservas da Biosfera (WNBR, sigla em inglês).

Principais Características de Reservas da Biosfera

  • 01-Alcançar três funções interligadas: Desenvolvimento, conservação e apoio logístico;
  • 02-Superar tradicionais zonas de conservação confinadas através de apropriados sistemas de zoneamento que combinam áreas protegidas centrais com as zonas nas quais o desenvolvimento sustentável é fomentado por moradores locais e empresas com sistemas de governança inovadora e participativa;
  • 03-Focalizar uma abordagem com particular ênfase no envolvimento das comunidades locais na gestão;
  • 04-Promover o diálogo para a resolução de conflitos de uso dos recursos naturais;
  • 05-Integrar a diversidade cultural e biológica, especialmente o papel do conhecimento tradicional na gestão dos ecossistemas;
  • 06-Demonstrar boas práticas de desenvolvimento sustentável e políticas baseadas em pesquisas e monitoramentos;
  • 07-Atuar como locais de excelência para a educação e formação.
  • 08-Participar da rede mundial de meio ambiente.

2013: Ano Internacional de Cooperação Água (ONU)

A Organização das Nações Unidas declarou 2013 como o Ano Internacional de Cooperação da Água a fim de aumentar a conscientização com relação aos desafios da gestão da água em função do aumento da demanda para alocação, acesso e serviços.

ONU convidou a UNESCO para liderar o Ano Internacional, em especial devido à abordagem única da organização multidisciplinar que combina as ciências naturais e sociais, educação, cultura e comunicação.

Água, em particular, não reconhece fronteiras política. Muitas vezes podem estar sujeitas às práticas diferentes ou até mesmo conflitantes à gestão e uso da terra.

O Programa Reserva Mundial da Biosfera visa cooperação entre os Estados-Membros a garantir sustentabilidade ambiental, reduzir a taxa de perda da biodiversidade, dos serviços ambientais relacionados e alcançar o desenvolvimento sustentável em níveis adequados.

.

Qual Importância das Reservas das Biosferas Transfronteiriças?

Fornecem uma ferramenta para a gestão comum. Representa reconhecimento oficial a nível internacional e por instituição da ONU de vontade política de cooperar na conservação e uso sustentável através de gestão comum do ecossistema compartilhado. Elas também significam compromisso dos países em aplicar em conjunto a estratégia de Sevilha para as reservas da biosfera. Corresponde ao crescente reconhecimento da adequação da abordagem do ecossistema para a conservação e uso sustentável da diversidade biológica.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *