Queimadas em Florestas

O planeta Terra é o único onde, até agora, se sabe que há suporte para a vida. E, mesmo com toda essa carga de “responsabilidade”, é difícil imaginar que o planeta sofre com problemas tanto de ordem social quanto de ordem ambiental, provocados em suma por nós, seres humanos. E esse processo não é novo; veio juntamente com o desenvolvimento dos ancestrais humanos no planeta Terra, se intensificando com a chegada do século XIX e XX, com a grande industrialização do planeta, chegando ao ápice durante o século XXI.

É válido mencionar que, no meio de tanta apreensão, ainda há uma luz no fim do túnel: diversas são as medidas tomadas pelos governos para tentar frear os problemas ambientais causados pelos milhares de anos de exploração sem consciência dos recursos naturais e minerais, sendo que o foco principal desses esforços é preservar um recurso mineral que é muito importante (senão, o maior recurso) para manter a vida por aqui: sim, estamos falando da água. Conhecida também pela fórmula H20, a água é a base para praticamente qualquer tipo de vida que aqui reside. E isso se baseia, principalmente, nos compostos orgânicos que se desenvolvem tendo como base a água.

Além de ela ser base para o desenvolvimento biológico, ela serve também para o bom funcionamento das áreas vitais do organismo dos seres vivos, sendo que, os humanos, por exemplo, precisam beber, diariamente, dois litros do líquido para que o organismo possa reagir bem ao dia a dia. Mas, o futuro desse líquido tão importante é ameaçado dia após dia, com diversos acontecimentos que, geralmente, tem envolvimento humano: as queimadas, por exemplo, são um evento onde prejudica e muito para o aparecimento de água.

Mas, como que acontece as queimadas, quais as diferenças entre elas e como prevenir? É esse problema que o artigo busca sanar, além de outras dúvidas bastante pertinentes. Confira:

O Que São As Queimadas?

As queimadas nada mais são do que eventos onde as florestas e outros locais com concentração de plantas estão sujeitas a sofrer. Geralmente, tais incidentes são muito prejudiciais, tanto ao local onde ocorrem quanto aos animais ao redor. Os incêndios ocorrem em sua maioria durante o inverno, no Brasil, já que é um clima bastante conhecido por ser frio e, ao mesmo tempo, seco, por conta da ausência de chuvas.  Esse cenário contribui muito para o alastramento dos incêndios nas florestas, que podem acabar com uma área bastante vasta de mata, sendo ainda mais prejudicial se esse local for uma reserva de proteção permanente, podendo condenar à morte os animais nativos que ali residem.

Existem duas categorias de incêndio que podem ajudar as pessoas a se situarem: no primeiro caso, a queimada é acidental, ocorrida por conta de intempéries da natureza e, também, por outros motivos que não são tangíveis à consciência humana. Já no segundo caso, a queimada pode ter um cunho criminoso: tais ações são realizadas pelas próprias pessoas, que buscam diversos interesses para poder realizar esse tipo de queimada: uma “derrubada” mais barata da vegetação do local em prol do desenvolvimento de atividades econômicas, como a criação de gado, lavouras e outras atividades, bem como para a definição de terras perante outras pessoas, entre infinitos casos.

Na maioria das vezes, a queimada é utilizada com o intuito principal de “limpar” a área de um jeito mais fácil, por conta da demora se o mesmo serviço fosse feito manualmente, sem contar que, segundo essas pessoas, as cinzas poderiam servir de adubo à terra que poderia receber um plantio, tranquilamente. No entanto, os problemas acarretados por essa prática são tão mais preocupantes que, geralmente, tal processo não vale à pena.

E isso é dito pela série de transtornos ambientais e de saúde que tal prática pode causar: mau cheiro nos arredores da queima, visão turva por causa da fumaça, dióxido de carbono que é formado com a queima e, consequentemente, chega  à respiração dos animais que estejam próximos à área de fogo, além, também, que, dependendo da proporção do incêndio, podem chegar em localidades que estejam a quilômetros de distância, sobretudo a fumaça.

Problemas de saúde, como bronquite e alergias podem ser mais severas com a presença de queimadas, já que a fumaça é bastante tóxica. Ou seja, pelo que foi exposto por aqui, a queimada tem muito mais ponto negativo do que positivo. No entanto, como a palavra “barato” é o que determina uma série de atividades humanas no mundo desde sempre, tal alcunha anula, magicamente, todos os aspectos ruins da prática.

É válido lembrar que as queimadas naturais, assim como as do homem, não têm qualquer tipo de benefício à vida, mas a diferença entre elas é que os problemas advindos com ela são sanados e neutralizados pela própria natureza. Já as queimadas provocadas pelo homem são mais difíceis de prever a destruição que poderá ser gerada.

Como Recuperar Um Solo Depois De Uma Queimada?

Um dos assuntos mais delicados depois de uma queimada é, justamente, como fazer para poder deixar a terra novamente bonita e produtiva? Bem, não é uma pergunta muito difícil de responder, já que a resposta está, praticamente, embaixo dos nossos narizes: as folhas e plantas carbonizadas podem servir como adubo, sendo que a mistura delas com a terra pode deixa-la mais propícia para receber cultivos no futuro, por exemplo. O problema se reside, bruscamente, em queimadas que ocorram em locais onde a preservação é uma das atividades mais importantes, haja visto que, nesses locais, não há uma estimativa certa sobre quais espécies existem, tanto de plantas e animais, sendo que, quando acontecem incêndios em florestas virgens, o problema, se não houver um banco de dados de sementes, é o de não conseguir as sementes das plantas originais que antes habitavam o local.

Viu como é bastante complexa a questão das queimadas? Pois é. O importante é que você está com consciência e, agora, pode botar em prática para evitar tragédias do tipo. Nunca jogue bituca de cigarro no chão, principalmente em matas secas, além, é claro, de não jogar lixo nesses lugares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu quero o endereço e o emaillllllll! :l

    nsdvos 25 de fevereiro de 2012 0:14
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkhello

    wesley aparecida 6 de junho de 2013 1:15
  • muito mal com ho nosso pais

    ezequiel 24 de outubro de 2013 12:49
  • kkkkkkkkkkkkk eu odeio as queimas

    larissa 29 de setembro de 2014 12:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *