Qual a Localização e Características do Bioma de Montanhas?

O bioma se caracteriza como uma comunidade de animais e de plantas, que apresentam tanto a forma de vida, quanto as condições ambientais bem semelhantes. Cada tipo de bioma é representado por uma espécie de vegetação principal, capaz de lhe conferir uma determinada característica visual típica.

Um bioma pode se constituir de uma ou, até mesmo, de mais tipos de vegetações que predominam. E o macro clima exerce uma influência direta sobre ele. Assim como as condições do substrato, o solo, e demais fatores físicos.

Dessa forma, não há nenhuma barreira geográfica. Seja qual for o continente, os biomas apresentam semelhanças em suas paisagens, ainda que possam ter tanto animais quanto plantas diferentes, em virtude da diferença na evolução.

Os biomas consistem em enormes ecossistemas, que se formaram através de comunidades que conseguiram atingir o estágio-clímax. Recebem influência de fatores diversos, como das temperaturas extremas e médias da região, o tipo de solo, a latitude, o regime de chuvas e também o relevo.

Bioma de Montanhas: Localização e Características

Em grandes altitudes, que alcançam cerca de 3.000 metros, não há vegetação nas montanhas. Enquanto que a cobertura vegetal que alcança altitudes de 2.500 a 3.000 metros, se compõe de plantas orófilas, constituindo uma vegetação bem rasteira (campos alpinos, que apresentam em torno de 200 espécies diferentes), com capacidade de se adaptarem tanto à seca, quanto à baixas temperaturas.

A localização do bioma de montanha é nas enormes cadeias montanhosas, como é o caso das Montanhas Rochosas, dos Andes, dos Alpes, e etc.

Ao subirmos numa região montanhosa, a gente passa por inúmeros biomas. Sendo que, de todos eles, é considerado o mais baixo aquele localizado na região na qual a montanha se situa.

Montanhas

Nas montanhas rochosas, por exemplo, começamos no deserto. Conforme a altitude vai aumentando, é possível ver a floresta temperada de forma sucessiva. E também os campos alpinos e a floresta de coníferas. De acordo com localização da montanha, também pode ser possível passar por estepes e por campos.

A altitude é o fator climático que caracteriza esse tipo de bioma. É por esse motivo que, em montanhas altas, é comum encontrarmos neve em uma zona tropical, como acontece na área central da Cordilheira dos Andes. Além do mais, o clima também é bem frio, com termômetros marcando entre 10°C e 15°C durante o verão. E, no inverno, a temperatura fica abaixo de zero.

O bioma das pastagens e dos matagais das montanhas são constituídos de arbustos e de pradarias, com altitude de alpino, de subalpino e montanha em volta do mundo.

A localização dos matagais e das pastagens de montanha é na tundra alpina, ou seja, por cima da linha das árvores. Normalmente, elas costumam acontecer nas regiões de montanhas também, ao redor do mundo.

Principais Biomas Que Existem no Mundo

Além do bioma de montanhas, existem outros que são considerados como os principais que há no mundo. São eles:

1 – Bioma de tundra: considerado como o bioma mais jovem que existe na Terra. Ocorre nas regiões que ficam próximas do oceano Glacial Ártico. São elas: norte do Canadá, Alasca, Escandinávia, norte da Rússia e Groelândia.

2 – Floresta temperada: esse tipo de vegetação é bem típico da região temperada. Apresenta as estações do ano definidas adequadamente. É comum nas áreas que se encontram povoadas mais povoadas no mundo, como no Japão, na Europa, no leste da América do Norte, na China, e também no hemisfério sul, como no Chile, na Nova Zelândia e na Austrália.

3 – Floresta Boreal ou Taiga: esse bioma ocorre somente no hemisfério norte. Apresenta invernos bem rigorosos e com neve. Enquanto os verões são bem quentes.

4 – Desertos e semidesertos: algo comum que acontece nos desertos, é o fato de eles receberem poucas precipitações, e que também são irregulares. Além do mais, apresentam baixa umidade do ar, alta evaporação e poucas chuvas.

5 – Estepes: um bioma frio, seco, e que apresenta vegetação rasteira. Costuma acontecer bem na faixa de transição entre a floresta e o deserto, próximo a barreiras montanhosas, e mais distante da influência marítima. Mais frequentes na Sibéria, nos Estados Unidos, na China, na Mongólia e no Tibete.

Estepes

Estepes

6 – Florestas e Bosques Esclerófilos e Formações Mediterrâneas: acontece no oeste dos Estados Unidos (na Califórnia), no sul e no oeste da Austrália e no extremo sul da África do Sul. Apresenta um inverno chuvoso e com temperaturas mais amenas. E o verão é bem quente e seco.

7 – Florestas Tropicais: os dois trópicos (zona tropical) delimitam a área de abrangência desse bioma. E o Equador também atravessa essa área.

8 – Savanas: caracterizam-se como formações típicas das regiões que apresentam um clima tropical, com uma estação seca e outra chuvosa. Esse bioma se localiza entre os desertos e o bioma da floresta tropical. Há vários tipos diferentes de savanas. Dentre os quais, podemos destacar: as africanas, que são os biomas onde os leões vivem, e também as girafas, as gazelas, as zebras, os elefantes, e vários outros animais.

9 – Pradarias: uma vegetação herbácea, ou seja, rasteira, que é chamada de pampas na América do Sul (Argentina e no Brasil) e, na América do Norte, recebe o nome de pradaria. Sendo que essas últimas recebem um volume menor de chuva do que as pradarias do América do Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *