Qual a Diferença Entre Catarata e Cachoeira?

Qual a Diferença Entre Catarata e Cachoeira?

Você, às vezes, se sente perdido ao tentar explicar qual a diferença entre catarata e cachoeira? Não se preocupe, continue lendo esse artigo e aprenda exatamente ao que se refere cada termo.

Viajar é um dos lazeres mais procurados por pessoas de todo o mundo, pois nos faz viver momentos incríveis, conhecer pessoas e lugares diferentes. Além disso, é uma forma de revigorar a energia gasta no dia a dia.

Dentre as paisagens naturais, as cataratas, cachoeiras e cascatas, são os destinos mais procurados por turistas. Mas estamos aqui nesse artigo para falar sobre a diferença desses locais. Para isso vamos falar um pouco mais sobre cada um.

Catarata

Catarata

Catarata

É chamado de catarata grandes e violentas quedas d’água, que escorrem, modificando as paisagens por onde passam, e fazendo grandes estrondos. Acredita-se que essa palavra tenha origem do latim e do grego, significando aquilo que se atira para baixo.

Cachoeira

Cachoeira

Cachoeira

Acredita-se que a palavra seja de origem do latim e signifique fervura. A queda d’água, nesse caso, provém de grande altura, com muito volume e possui variados desenhos.

Cascata

Cascata

Cascata

Essa palavra vem o italiano, e significa queda. É essa palavra que dá nome a uma pequena queda d’água, a altura a que essa queda está caindo é modesta. A água segue caindo entre as pedras, como se fosse uma escada.

Cataratas, cachoeiras e cascatas Brasileiras

A seguir, elencamos algumas das principais cataratas, cachoeiras e cascatas para serem visitadas no Brasil.

  • Cataratas Foz do Iguaçu

Essa, com certeza, é a catarata mais famosa do Brasil e você deve já ter ouvido falar bastante sobre ela, não é mesmo? Ela se encontra localizada na divisa entre o Paraná e Missiones (uma província Argentina).

  • Cachoeira do Tabuleiro

Minas Gerais já é bem conhecida por abrigar muitas belas cachoeiras, são tantas, que até para escolhermos para essa lista foi um processo difícil, mas a Cachoeira do Tabuleiro é considerada a mais alta do Brasil.

Ela se localiza exatamente em Conceição do Mato Dentro, com uma distância aproximada de 180 Km de Belo Horizonte. É importante você saber que a trilha para se chegar nessa cachoeira dura cerca de uma hora e meia. E, mesmo sendo muito bela, exige um pouco de dedicação.

  • Cachoeira dos Garcia

Mais outra obra da natureza localizada no Sul de Minas Gerais, a cachoeira, cuja queda possui cerca de 30 metros de altura, desaguando em um belo poço, que é um local perfeito para um bom banho.

O acesso a essa cachoeira é feito por meio de uma estrada de terra. Por isso, é importante evitar realizar uma visita a essa cachoeira nos períodos de chuva. Ou seja, entre os meses de dezembro a fevereiro.

  • Cachoeira do Caracol

Cascata do Caracol

Cascata do Caracol

Essa cachoeira fica localizada entre os municípios de Gramado e Canela, No Rio Grande do Sul. Acredita-se que a sua cascata tenha mais de 131 metros de queda livre.

Para quem deseja realizar uma visita nessa cachoeira, poderá aproveitar a presença de um elevador panorâmico, para desfrutar da belíssima paisagem do Parque estadual do Caracol.

  • Cachoeira do Salto Grande

Essa cachoeira é uma das componentes das Rotas das Cachoeiras, que fica localizada na região norte de Santa Catarina. Nesse parque existem cerca de 14 cachoeiras, mas a de Salto Grande é a atração principal, com cerca de 125 metros de altura.

  • Cachoeira do Itambé

A altura dessa cachoeira alcança 84 metros de altura, e é considerada uma das mais belas cachoeiras localizadas em São Paulo, mais precisamente, na cidade de Cássia dos Coqueiros.

Para ter acesso a essa cachoeira é necessário ir pelo camping do Zé Manso, e há uma taxa a ser paga pelos visitantes, essa taxa dá direito a uma trilha com um guia por cerca de 30 minutos.

  • Cachoeira do Formiga

Ela é uma pequena d’água, quando comparada com as outras que já foram citadas nessa lista. No entanto, a sua beleza fica por conta da bela vegetação que há ao seu redor, com muitas samambaias e diversas espécies de palmeiras.

Como se já não bastasse, ao pé dessa cachoeira forma-se uma bela piscina com águas límpidas, os visitantes podem mergulhar nas águas e desfrutar de momentos incríveis nesse local.

  • Cachoeira do Rio Mandi

Essa bela cachoeira fica localizada dentro da pousada Vale das Cachoeiras. Ela possui uma queda d’água livre de 32 metros de altura. É claro que os visitantes podem apreciar ainda mais 10 cachoeiras menores, com quedas d’água menores, cerca de 3 a 10 metros de altura.

  • Cachoeira de Santo Antônio

Essa belíssima obra da natureza, é formada por diversos processos vulcânicos, que ocorreram há milhares de anos em nosso país. As suas quedas d’água são de 30 metros de altura. E, com certeza, é uma das mais belas obras naturais encontradas na região do Amapá.

  • Cachoeira do Urucá

Localizada em Uiramutã, ela possui cerca de 20 metros de altura, e sua água escorre para um poço de águas transparentes. Em sua descida, é possível ver a cachoeira das sete quedas, com mais outras quedas d’água e piscinas naturais.

  • Cachoeira do Riachão

Essa cachoeira possui uma peculiaridade, pois só funciona nos períodos de chuva, ficando totalmente seca nos períodos do verão. Ela está localizada no Parque Nacional de Sete Cidades, e é um dos passeios mais atrativos do Piauí.

  • Cachoeira do Frade

Ela fica no interior do Ceará, mais precisamente no Parque Nacional do Ubajara. É uma ótima opção para aqueles que gostam de realizar passeios turísticos e ecológicos, pois as atividades de ecoturismo nela são bem intensas.

  • Cachoeira de Macambira

Ela também é conhecida como cachoeira do São Francisco, e fica localizada na cidade de Macambira. É uma das atrações naturais mais requisitadas do estado do Sergipe, sendo considerada por muitos a mais bonita do estado.

  • Cachoeira do Roncador

Localizada na região da Paraíba, ela fica entre Pirpirituba, Bananeiras e Borborema. Essa cachoeira encanta a todos que a visitam, e a sua queda d’água se dá a uma altura de 40 metros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *