Projetos de Biodiversidade

Há, hoje em dia, inúmeros projetos envolvendo biodiversidade, mas apenas alguns deles realmente tratam da biodiversidade de maneira ampla e abrangente. Para que um projeto de fato trate da preservação da biodiversidade mundial, muito mais do que apenas iniciativas em uma direção devem ser tomadas: é necessário um estudo de caso de cada área onde o projeto irá atuar, prevendo os danos causados e danos futuros, maneiras de repará-los ou contê-los, pesquisa sobre objetivos específicos e benefícios amplos para todos os envolvidos.

 Biodiversidade

Biodiversidade

Alguns projetos são iniciativas de Organizações Não Governamentais – as ONGs – e em sua grande maioria tratam da preservação de animais e plantas com risco de extinção, ou então da preservação de áreas de mata nativa. Tais projetos trazem benefícios inúmeros para o meio ambiente.

Outros, como, por exemplo, o Projeto Biodiversidade Rio Grande do Sul, do qual mais informações podem ser encontradas neste link, são iniciativas do próprio governo do estado, em parceria com instituições do governo federal e auxiliadas não apenas por mais recursos provenientes do próprio governo, como também por iniciativas públicas das mais diversas e leis que são agilizadas com a existência de tais projetos.

Natureza

Natureza

Outro lado destes projetos envolvendo biodiversidade são as iniciativas privadas – empresas que têm fins lucrativos, que não são arte de nenhuma instituição governamental e que mesmo assim trabalham em prol não apenas de seu lucro, mas da preservação da biodiversidade mundial.

Neste tipo de iniciativa, não é apenas a preservação de espécies em perigo e contenção de danos aos ecossistemas que são realizadas: mais do que isso, são ações pró-sustentabilidade que são tomadas, e isso engloba muito mais do que apenas a preservação dos recursos naturais já disponíveis.

Para ser completo, um projeto que auxilie a biodiversidade tem de possuir como seus objetivos primários preservar as espécies já ameaçadas de extinção e buscar evitar que outras espécies acabem por ter essa classificação, conter os danos causados à natureza e ao meio ambiente, reparar tais danos quando eles forem inevitáveis de todas ad formas possíveis e visar uma comunidade mais auto-sustentável, de maneira que os recursos naturais ainda sejam usados,

Frutas

Frutas

mas de forma inteligente e contida, para que tais recursos não se esgotem, e ainda sejam encontrados por muitos anos à frente, mas sem reduzir o lucro das empresas participantes em tais iniciativas, de forma que todos ganham.

Projetos ideais de biodiversidade são apenas que preservam, previnem e são baseados em sustentabilidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *