O sistema solar é formado por oito planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol Plutão é o nono e ultimo planeta, precedido por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre este planeta e suas características.
História
O planeta Plutão foi o último planeta a ser descoberto no sistema solar até hoje, pois foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh, um cientista norte-americano. Ele é também o menor planeta do sistema solar, possui um diâmetro de cerca de 2mil e trezentos quilômetros. O nome do planeta foi sugerido pela jovem Venetia Phair, que aos 11 anos se interessava por astronomia e mitologia. Plutão na mitologia Grega é o deus dos infernos e acredita-se que a sugestão é devido ao planeta estar em permanente escuridão por estar muito distante do sol. Em 1978 foi descoberto o seu primeiro satélite que ganhou o nome de Caronte, que segundo a mitologia grega era o barqueiro que levava o barco até o reino no submundo de Plutão.
A Órbita Excêntrica do Planeta
O planeta Plutão tem várias peculiaridades, entre todas elas se salienta a sua órbita excêntrica que dura 248 anos terrestres. No entanto durante 20 anos deste período ele adentra a órbita de Netuno, e nesse período se torna o oitavo em relação ao sol e deixa Netuno como o último planeta s Sistema solar. Em 4 de março de 1999 ele saiu pela última vez da orbita de Netuno e deve se manter como nono planeta por cerca de 228 anos a partir de então. Não existe risco de colisão entre os dois planetas quando se cruzam pois Plutão nestas ocasiões fica acima da ecliptica.
Características Gerais
Observado através de telescópios aqui da terra, Plutão pode ser confundido com uma estrela, devido a sua pequena dimensão. Apesar de estar entre os planetas jovianos externos, Plutão tem uma constituição rochosa, diferente dos demais planetas classificados como jovianos. Sabe-se muito pouco a cerca da composição deste planeta e de sua atmosfera. A densidade do planeta indica uma formação de 80% de rocha e 10% de gelo, o que o torna muito semelhante ao satélite Tritão.
Caronte e os Outros Satélites
Caronte foi descoberto em 1978 e apenas em 2005 foram descobertos outros dois satélites de Plutão, que receberam os nomes de Nix e Hydra, também nomes mitológicos. Caronte é o maior dos 3 satélites e acredita-se que tem sua superfície coberta de água congelada. Caronte e Plutão mantém sintonia em sua rotação e no período orbital.
Planeta Anão e Plutóides
Existem muitas discussões acerca de Plutão. Em 2006 plutão deixava de ser considerado um planeta e passava a ser designado planeta anão. Em 2008 a União Astronômica Internacional decidiu que todos os corpos celestes localizados além da orbita do planeta Netuno, cobertos de gelo e de forma esférica sejam denominados plutóides. Considerando este entendimento o planeta Plutão passa a ser um plutóide. Ainda há muita discussão sobre esta nova classificação.
noossa