Peru Hidrografia

O  nosso planeta é um dos mais emblemáticos do Sistema Solar. Isso porque ele é o único a apresentar vida, desde a mais simples até a mais complexa, sendo esta última referência a nós. É claro que isso não isenta a presença de vida em outros lugares do Universo, haja vista que este é um universo que não temos a capacidade para poder dimensiona-lo, de tão grande.

A história de formação do nosso planeta também é bastante interessante, já que, há 4,6 bilhões de anos, nada disso existia. Foi com a condensação de uma nuvem que, depois de diversos processos, fez com que a nossa estrela, o Sol, se formasse e ejetasse material suficiente para a formação de tudo o que está a orbitando nesse momento que o nosso planeta passasse a ser criado também.

200 países. Seis continentes. Esta é a configuração atual do nosso planeta, que é visto do espaço como um “Pálido Ponto Azul”, como o saudoso astrônomo Carl Sagan descreveu uma vez. Com tantos países assim, dá pra imaginar que não é somente a cultura que é bastante diversificada, mas também o seu relevo e biodiversidade também.

Aqui neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o Peru, sua história e a sua hidrografia. Vamos lá?

O Peru

A República do Peru é um país que esta localizado na América do Sul, fazendo fronteira com diversos países, incluindo o Brasil, tendo sua costa na porção oeste e, por consequência, sendo todo banhado pelo Oceano Pacífico.

Assim como a maioria dos territórios sul americanos, o Peru abrigou diversos tipos de povos, como os Incas, sendo que o Império Inca é considerado como o maior Estado da América Pré-Colombiana. Porém, o país também é conhecido por ter abrigado a civilização de Caral, sendo esta considerada como a civilização mais antiga de todo o globo. Porquanto, já percebemos que a sua importância arqueológica é muito importante para descrever a história de toda a América.

Sendo um país colonizado pelos espanhóis – e considerado uma colônia de exploração – o país passou por diversos desafios para poder conseguir a sua independência da coroa espanhola. Conseguiu isso a partir de 1821, ano em que Honduras também conseguiu se desvencilhar da Espanha. Curiosamente, a década de 1820 é bastante importante na história da América, haja vista que diversos países conseguiram sua independência nesse período também, como foi o caso do Brasil em 1822.

O Militarismo No Peru

Tendo uma presença militar bastante forte desde o início de sua história como um país independente, o Peru sofreu com diversos golpes militares que depuseram inúmeros presidentes que foram eleitos com o voto popular. Em 1968, foi imposta uma ditadura militar que durou 12 anos. Durante esses anos, o Peru passou por reformas profundas no que diz respeito ao nacionalismo peruano. Em 1980, no entanto, a democracia passou a ter voz novamente, fazendo com que a população pudesse novamente escolher um representante por meio do voto. Durante os anos 1990, um modelo de governo neoliberal foi imposto, sendo que suas bases são desenvolvidas até os dias de hoje.

Em se tratando das atividades econômicas do Peru, o mesmo é pautado na agricultura e também na pesca, este último principalmente por sua grande área marítima para exploração econômica. A retirada de recursos minerais e a fabricação de produtos têxteis também é de muita importância para movimentar a economia peruana.

Atualmente, O Peru suporte mais de trinta e um milhões de pessoas. Só para uma comparação rápida, a população inteira do país tem “apenas” dez milhões de pessoas a mais do que a maior cidade do Brasil, que é São Paulo, sendo que a população peruana é considerada como multiétnica, com uma grande variedade de orientais, europeus, ameríndios, africanos, entre outros.

De acordo com os historiadores, os primeiros indícios da presença humana no território do Peru se dão aproximadamente em 10 506 anos antes de Cristo. Como já dito anteriormente, a civilização Caral é a mais importante da história do Peru, pois ela é considerada o “berço” da civilização peruana atual. É datado que os Carals viveram no território peruano entre os anos de 3 mil e 1800 anos antes de Cristo.

Machu Picchu

Talvez uma das cidades mais conhecidas do Peru seja, realmente, as ruínas da histórica Machu Picchu, que foi tombada como Patrimônio  Mundial pela Unesco, estando há dois quilômetros e meio de altitude em relação ao mar. As cidades incas eram conhecidas por seus modernos sistemas de irrigação e também de terraceamento que permitia uma agricultura mais segura, bem como, também, como uma maneira de se proteger das guerras entre as tribos.

O Império Inca foi o estado que mais teve força contra os inimigos e também contra os colonizadores, mas não conseguiu se firmar diante dos espanhóis que tinham muito mais força – leia-se armas- para poder barganhar tudo o que quisessem. Mas, acredite ou não, o que desestabilizou e ajudou a extinguir a população Maia do Peru não foi o uso de armas e outros tipos de ferramentas para guerra: o inimigo estava nos organismos dos europeus: a Varíola. A doença, hoje facilmente erradicada em países com vacinação pública efetiva, como é o caso do Brasil, naquela época foi a centelha que faltava para coroar os espanhóis como novos donos do território. A coroa Inca ficou vaga rapidamente, já que o imperador faleceu, bem como toda a sua família, acometidos por tal doença.

A Hidrografia do Peru

Pela presença de diversos recursos naturais proporcionados, em grande parte, pela floresta amazônica, o Peru possuí uma grande quantidade de rios, lagos, cachoeiras, etc. Por conta dessa presença maciça de rios, as Usinas Hidrelétricas também se fazem muito presentes no território peruano.

Curiosamente, o Peru apresenta dois sistemas hidrográficos, que se constituem na descida da água dos rios que estão abaixo da Cordilheira dos Andes, que tem o destino definido para o Oceano Pacífico. Porém, durante a estação seca, o rio não tem força para poder chegar completamente por lá.

O segundo sistema corresponde aos dois maiores rios que são os responsáveis por alimentar outros grandes rios, sendo um desses o Amazonas que tem a sua maior parte em território Brasileiro. Vale lembrar que esse é o maior rio do mundo, tanto em extensão como em capacidade aquífera.

Grande parte desses rios não são perenes, sendo apenas 10 com essa característica, incluindo o Santa (que é um dos principais). O Lago Titicaca, que está localizado há mais de três mil metros de altitude, é um dos mais altos lagos do planeta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *