Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba‏

Encravado na divisa de quatro estados brasileiros, Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins, o Parque das Nascentes do Rio Parnaíba foi criado para preservar riquezas naturais, tanto em recursos minerais quanto em biodiversidade, que envolvem as nascentes deste que é um dos maiores rios do Nordeste.

Com uma flora que mistura matas características da Amazônia com uma forte presença do Cerrado, a região natal abriga aproximadamente 60 espécimes diferentes de mamíferos e mais de 200 espécies de aves, por isso é também conhecida como um paraíso para biólogos e estudiosos. É uma das mais extensas áreas preservadas do Cerrado brasileiro.

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

O Parque das Nascentes do Rio Parnaíba possui uma extensão de mais de 733 mil hectares e seu relevo é composto por Chapadas e Chapadões, entre eles a Chapada das Mangabeiras, de onde partem as nascentes que dão origem aos rios Lontras, Curriola e Água Quente que, ao unirem-se, formam o Rio Parnaíba.

É um espaço interessante não apenas para estudo e informativo, mas também para os interessados em saber um pouco mais sobre a flora e fauna do Brasil.

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba‏ Gera Polêmica Ambiental

Atualmente há um Projeto de Lei tramitando com proposta para a mudança da área prevista para o Parque, assunto que gera muita polêmica por conta dos interesses de agricultores e de populações ribeirinhas, que deverão ser retirados da área e indenizados quando dá real implantação do Parque.

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

Criado em 2002 por Decreto Presidencial, o Parque das Nascentes do Rio Parnaíba foi previsto para a realização de atividades de pesquisa da biodiversidade e de ensino, utilizando-se das boas condições de preservação em que se encontra a área, bem como para a prática do ecoturismo, um setor econômico que cresce com muita velocidade no país.

Porém, só neste ano que foi anunciada a licitação visando a real demarcação do Parque, com cadastramento de famílias e propriedades em suas áreas. Enquanto isso, queimadas ilegais, pecuária extensiva e outras agressões à bacia hidrográfica do Parnaíba ainda acontecem com frequência.

Para a preservação do Parque, é imprescindível também a manutenção do Rio Parnaíba, o segundo maior rio do Nordeste, que ao longo de seus 1.750 km de trajeto corta cerca de cinquenta municípios, recebendo dejetos das populações que vivem à suas margens e não são assistidas por saneamento básico.

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

Parque Das Nascentes Do Rio Parnaíba

Implantação de redes de esgotamento para essas populações, recuperação da mata ciliar através de reflorestamento e o tratamento dos lixões que atendem aos municípios ribeirinhos transformando-os em aterros sanitários são algumas das ações mais urgentes.

Assim, tanto o rio Parnaíba quanto o Parque Nacional continuarão com suas riquezas preservadas, como também a população que vive em torno do rio poderá realmente se beneficiar com a demarcação, com ganhos na qualidade de vida relacionados à implantação do Parque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *