A orogenia é também chamada de orogênese ou orogênese é um processo que faz com que as montanhas foquem mais novas. Há dois tipos de orogenia a primeira é quando há uma colisão com placas que é chamada de convergente e a segunda quando acontece uma separação delas esse processo é chamado divergente.
Ambos os tipos de orogenia acarretam conseqüências e no caso da convergente são formados dobramentos, fossas ou cordilheiras. A área onde há esse tipo de orogenia são locais onde aparecem sismos e a presença de vulcões é freqüente. Os dobramentos são acontecimentos recentes quês e encaixam na Era Cenozóica, por exemplo, os Andes. Podem acontecer também de se enquadrarem na pré-Cambriano que é uma era geológica tendo como exemplos o Escudo das Guianas. As fossas se enquadram na era mais recente e são formadas a partir de colisões. Com relação a divergente elas formam as dorsais que são cordilheiras submarinas e seus pico formam ilhas e a maioria delas possuem atividade vulcânica.
Tipos de Orogenia
Existem dois tipos de orogenia, uma delas é quando existe uma colisão com placas que se chama convergente e já a outra é quando acontece é quando acontece a separação e se dá o nome de divergentes. A convergente se for dobramentos, fossas ou cordilheiras. Locais onde existe esse tipo de orogenia a presença de vulcões é bem frequente. Acontecimentos recentes de dobramentos encaixam na Era Cenozóica, um exemplo é no de Andes. As cordilheira submarinas são formadas pela divergente. Que formam ilhas que quando grande possuem atividade vulcânica.