Aqui no Brasil muito falamos sobre as chapadas, até porque essa característica do relevo dos lugares deu nome a muitas importantes e turísticas regiões do Brasil, mas a verdade e que muita gente não sabe é que chapada é um termo usado dentro das ciências, principalmente dentro da geologia e da geografia e que descreve um tipo de relevo especifico.
Como uma definição de chapada é possível descrevê-las como sendo uma área que é um pouco mais elevada em relação a altitude, no caso as dimensões desse terreno são grandes e consideravelmente largas a ponto de que elas se destaquem no horizonte e cujo topo dessa área é plano ou praticamente plano, sendo essa uma de suas características marcantes. Para que uma região seja chamada de chapada basta uma porção de relevo desse tipo, mas é possível e inclusive provável que exista mais de uma dessas regiões em formato de uma chapada.
Chapadas
Em termos populares, explicando de uma forma um pouco mais clara se tem que o que se chama de chapada é um lugar o qual há um grande plano reto e que na linha do horizonte desse plano se vê formas de relevo, formas de elevação de relevo que de longe se aparentam semelhantes ao formato de uma mesa ou de um baú, locais mais altos do que o solo (alturas elevadas), com topo reto e formato mais quadrado ou retangular.
Uma característica das chapadas no Brasil é que elas são presentes principalmente nos lugares onde acontecem as transições dos biomas brasileiros, é muito comum que as formações das chapadas sejam observadas nessas áreas. As chapadas costumam ter uma grande riqueza de fauna e de flora, além de apresentarem também paisagens muito incríveis, o que normalmente as torna locais de grande potencial do turismo, o que de fato acontece no Brasil. A altura das chapadas é de no mínimo 500 metros e normalmente de mais de 1000 metros.
Chapadas do Brasil
Há muitas chapadas em nosso país, mas as mais famosas que poderiam ser indicadas são a Chapada Diamantina que está localizada no estado da Bahia majoritariamente, a Chapada dos veadeiros que se encontra dentro dos limites do estado de Goiás, a Chapada dos Guimarães que fica no estado do Mato Grosso, entre muitas outras que recebem ou não o nome de chapada para designar o nome do local e ou da atração.
O Brasil é um país que ainda valoriza muito o seu turismo natural litorâneo, os próprios brasileiros tem uma grande preferência pelos destinos de praias, porém de uns anos para cá já se vê um grande aumento de procuras pelas atrações e aventuras mais no interior do país, dentro das áreas naturais e buscando conhecer os locais que ainda possuem menos interferências da ação humana, o que é o caso de muitos lugares dentro das regiões de chapadas. A Chapada dos veadeiros é a que teve um enorme e grande crescimento em relação ao turismo nos últimos anos, a procura por viagens para lá esteve em grande crescimento e a estrutura do lugar busca acompanhar esse aumento.
A Chapada Diamantina é muito conhecida dos aventureiros há algum tempo, mas ela vem se tornando um destino mais popular em especial nos últimos anos, uma vez que o turismo de praia na Bahia sempre foi o principal chamativo do estado, afinal a Bahia possui um litoral que está entre os mais belos de todo o mundo.
O fluxo ao interior em direção a Chapada Diamantina ainda é menor que o fluxo de visitantes que vão ao litoral, mas a realidade é que cada vez mais as imagens e as belezas da chapada ganham o coração dos turistas do Brasil e de fora, inclusive por lá se vê muitas cavernas, muitas cachoeiras, muitas formações naturais de água de várias cores incluindo as colorações verde cristalino, azul cristalino, uma coloração mais escura, porém igualmente belíssima, entre outras coisas. Vale ressaltar que um dos maiores atrativos da Chapada Diamantina são as suas cavernas.
A Chapada dos Guimarães no estado do Mato Grosso e que é consideravelmente próxima da cidade de Cuiabá, é uma chapada que ainda precisa de mais desenvolvimento turístico para chegar ao conhecimento e ao gosto de toda a população. Beleza o lugar já tem, isso não se tem dúvida e também há sim uma certa estrutura, mas ainda não é como em outros lugares, muitas estradas ainda são de certa forma precárias, muitas atrações ainda poderiam ser melhores organizadas, entre outras coisas, tal como acontece em locais onde o turismo ainda está em seu inicio.
Entre as outras chapadas brasileiras está a Chapada das Mesas, que é uma região belíssima que está localizada no Sul do estado do Maranhão, já bem próxima à divisa com o estado do Tocantins, inclusive esse próprio estado tem uma chapada em sua parte mais ao Sul, ela se chama Chapada da Natividade. Uma chapada que ficou muito famosa no Brasil foi o Monte Roraima, o qual apesar de não ter nome de Chapada tem o formato desse relevo, o Monte Roraima fica em uma área que é conhecida como Tríplice Fronteira entre o Brasil e os nossos vizinhos Venezuela e Guiana.
É muito importante esclarecer que as chapadas são importantíssimas regiões para o meio natural, elas têm um valor imensurável para a natureza sendo áreas de transição para biomas brasileiros, inclusive biomas que são exclusivamente brasileiros como o cerrado e a Amazônia. A Chapada das Mesas, por exemplo, é um divisor entre o cerrado, a caatinga e a mata mais fechada, a Chapada Diamantina é um divisor entre o cerrado e a caatinga principalmente, entre outros, sendo que cada chapada tem a sua importância mais especifica e todas elas são um local de grande efervescência de vida natural, seja em relação a fauna ou em relação a flora.
No Brasil as chapadas são praticamente todas elas dentro de regiões de parques naturais, de parques ambientais e dentro de áreas que foram transformadas em áreas de preservação do meio ambiente e de conservação da vida natural e selvagem, é claro que existem sim pequenas cidades e estrutura próximo ou até na área das chapadas, mas muitas vezes esses centros urbanos são limitados e estudados para que não violem a capacidade da natureza e adentre dentro dos territórios de preservação natural.
Chapada do Araripe
É muito válido mencionar a Chapada do Araripe, ela não é tão famosa assim quanto as outras, mas com toda a certeza merece a atenção dos turistas. Essa chapada está localizada no estado do Ceará e ela fica em uma região cujo nome é Cariri. Essa chapada tem as suas próprias características particulares, como o fato de que está inserida majoritariamente dentro de um local semi árido, mas que contém água em seu redor, essa chapada não conta com muitas cachoeiras ou atrações relacionadas as formações aquáticas, mas ela é muito forte no quesito arqueológico, uma vez que dentro dos seus limites existe um sitio paleontológico com muitos fosseis já encontrados, incluindo fosseis de dinossauros.
O local ganhou até mesmo um importante titulo dado pela UNESCO, famosa organização mundial, é o título de Geo park, o que significa que o ambiente deve ser preservado pela sua importância para a história da humanidade, principalmente em relação a sua importância para a ciência. Para uma maior exuberância de verde, maior exuberância de fauna e flora é indicado visitar a Floresta Nacional do Araripe, já que a chapada em si é caracterizada muito mais pelas características da caatinga semi árida.
Chapada dos Parecis
Por último, mas não menos importante é interessante mencionar a Chapada dos Parecis que engloba muitas atrações incríveis em um mesmo grupo, como por exemplo, cachoeiras, trilhas de todos os tipos, plantações de girassóis (já dentro das áreas urbanas e não nas áreas de preservação) e ainda o mais incrível é que nessa região ainda há muitas terras indígenas preservadas e inclusive demarcadas pela FUNAI que protege os povos indígenas, algumas aldeias podem ser visitadas para conhecer melhor a vida e a cultura desses povos que são os ancestrais dos brasileiros.
A Chapada dos Parecis está localizada também no estado do Mato Grosso, mas já no extremo do estado e bem próxima a fronteira com o país vizinho, a Bolívia. A cidade base está em uma distancia de mais ou menos uns 400 quilômetros da capital do estado que é o município de Cuiabá.