A prática do ecoturismo tem crescido bastante nos últimos tempos, porém, apesar disso ainda não há um código de conduta definido para a relação dos ecoturistas e o meio ambiente. Ainda não existe uma grande discussão a respeito do impacto que esse tipo de turismo pode trazer para a fauna e flora da região explorada para esse tipo de turismo.
A seguir você poderá entender melhor no que consiste o ecoturismo e também quais são os impactos que isso traz para o meio ambiente. Será que uma das atividades turísticas mais lucrativas desse momento podem acarretar em problemas futuros para as regiões que são visitadas?
O Que é Ecoturismo?
O Ecoturismo é um dos segmentos da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural. Teoricamente existe um incentivo da conservação do meio ambiente e não um impacto negativo. Trata-se de uma forma de turismo que visa criar uma consciência ambiental nos turistas.
Podemos definir ainda ecoturismo como um turismo de lazer que pode ter práticas esportivas e educacionais em áreas naturais. A grande diferença entre o turismo convencional e o turismo ecológico está que enquanto o primeiro promove apenas a contemplação de um cenário sem uma interação o segundo apresenta a possibilidade de que as pessoas participem diretamente do ambiente.
Em definição o ecoturismo deve ser uma atividade turística sustentável e sendo assim se preocupar com a preservação do ambiente explorado. Porém, a constante prática de esportes radicais pode causar alguns impactos não tão agradáveis sobre a fauna e a flora.
O Impacto Causado Pelo Ecoturismo
Apresentamos acima uma descrição do que em teoria deve ser o ecoturismo, porém, como bem sabemos nem sempre o que está escrito é o que acontece. Se o ecoturismo fosse realizado da forma como é apresentado não iria causar nenhum dano a fauna ou flora da região explorada, iria inclusive promover a sua conservação.
O grande problema não está nas leis criadas para proteger os animais e as plantas, mas sim no fato de que elas nem sempre são cumpridas como deveriam. Algumas áreas destinadas ao turismo ecológico são de propriedade privada e o proprietário deve se preocupar em estabelecer regras para a realização de pesquisas e visitação do público.
Além de seguir as exigências e restrições legais é essencial que esse empresário observe outras soluções necessárias para preservar o ambiente de ecoturismo. Quem gosta da natureza e procura esse tipo de atividade para se divertir deve ter uma preocupação ainda maior em divulgar o turismo ecológico como uma forma de preservação e não simplesmente uma invasão a um ambiente que era dos animais e das plantas.
Podemos dizer que códigos de conduta voluntários são sempre bem vindos, ou seja, ser educado e evitar excessos quando se está visitando um espaço de ecoturismo. Não mexer com os animais, não jogar lixo, não arrancar plantas dentre tantas outras pequenas atitudes podem contribuir para um impacto menor para as espécies locais.
Quais Atitudes Tomar Para Reduzir os Impactos Sobre a Fauna e a Flora?
Informação
Para começar um espaço destinado ao ecoturismo, seja público ou privado, precisa ter um código de regras. Deixar bem claro para os visitantes o que eles podem e não podem fazer é essencial, pois nem sempre as pessoas sabem que uma determinada atitude não é bem vinda.
Trilhas
Os safáris fotográficos quando realizados devem ser feitos dentro das trilhas, isso permite que a flora se renove. Quando não existe um respeito a trilha as mudas não conseguem se desenvolver e assim o sistema da vida nem sempre é mantido. Os visitantes devem ser proibidos de colher plantas nativas.
Os pesquisadores devem obter uma permissão para colher qualquer tipo de amostra de plantas. Se todo mundo resolver arrancar uma plantinha bonitinha para levar para casa chegará um momento em que a flora não conseguirá fazer a reposição das plantas.
Horário Padrão
Muitos espaços destinados ao ecoturismo contam com áreas de preservação, essas devem ser visitadas apenas num horário padrão. Isso porque se a área é constantemente visitada, em todos os horários, pode causar o estresse dos animais nativos.
Um adendo importante é que o visitante comum pode não perceber as doenças causadas pelo estresse em animais selvagens ou mesmo as mudanças repentinas de saúde, mas as taxas da população desses animais pode ser bruscamente reduzidas.
Mesmo que os animais não cheguem a adoecer ou morrer podem se sentir mais inibidos para a realização de uma possível procriação. Um dos principais impactos do ecoturismo na fauna.
Placas de Sinalização
Uma das agressões as plantas mais observadas em parques e reservas para ecoturismo é a forma como placas de sinalização são inseridas no ambiente. Na maior parte dos casos são utilizados pregos. Além de isso estrangular e provocar a saída de seiva da planta é um gesto bastante contraditório para um local que visa proteger a flora.
A sinalização pode e deve existir em toda a propriedade, porém, de forma mais discreta. Além de evitar a poluição visual é possível se informar sobre as trilhas e locais de mais fragilidade de uma forma não agressiva a flora. As melhores formas de inserir as placas de sinalização no ambiente é fincando as mesmas no chão.
Não Alimente Os Animais
A educação dos visitantes do ambiente é um dos pontos críticos que podem causar impactos a fauna e flora. Um dos hábitos mais prejudiciais que as pessoas têm e que muitas nem sabem que é prejudicial é alimentar os animais.
Os animais não devem ser alimentados pelo homem, pois passarão a depender desse alimento e isso irá gerar um descompasso no equilíbrio ecológico.
A Preocupação dos Biólogos
Os biólogos e também os ambientalistas estão ficando cada vez mais preocupados com o estresse desenvolvido por ursos polares, pinguins, golfinhos e outros animais devido a exploração do ecoturismo. Muitos desses animais se estressam com as constantes visitas e flashes e começam a perder peso, alguns espécimes chegam até mesmo a óbito.
Os ambientalistas vêm realizando um movimento que pede novas pesquisas a respeito dos impactos causados pelo ecoturismo sobre a fauna e a flora. Para esses estudiosos é necessário avaliar se o bem estar dos animais tem sido levado em conta nas reservas e parques.
como podemos definir o ecoturismo pra tal temos que consciencializar os turistas e as comunidade sobre a pratica do ecoturismo
Gostei do arquivo, e rico de ensinamentos de uma natureza com sapiencia coerente e de certa forma aprendi muinto com o mesmo. De Daniel Langa, mais uma vez muinto obrigado.
Gostaria de saber as fontes desse texto, grato!