Netuno

O sistema solar é formado por nove planetas, além de luas, satélites, meteoros, e milhares de corpos celestes que orbitam em torno do sol devido a sua força gravitacional. Segundo a ordem de proximidade do sol Netuno é o oitavo planeta, precedido por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano, e seguido por Plutão.  Nos próximos artigos nós vamos saber um pouco mais sobre esses planetas e suas características.

Grega

Histórico

Netuno não era um planeta conhecido na antiguidade, mesmo assim recebeu o nome do deus do mar na mitologia Grega. Foi o astrônomo Johann Galle quem descobriu Netuno no ano de 1846.

Características Gerais do Planeta

A princípio Netuno é o oitavo planeta depois do sol e Plutão o nono e último, no entanto devido a orbita do planeta Plutão que é bastante excêntrica estas posições variam em períodos determinados, quando Netuno passa a ser o planeta mais distante do sol. O período de rotação sobre si mesmo ou o dia de Netuno é de 16 horas e 7 minutos, tendo o seu eixo uma inclinação de 29º. Já o seu ano, ou o tempo que leva para fazer a volta no sol é de 165 anos terrestres. O diâmetro de Netuno é de cerca de 49 mil quilômetros, sendo o quarto maior planeta do sistema solar. Como é comum nos demais planetas gasosos os ventos que sopram em Netuno podem chegar a 2 mil Km/h. acredita-se que esta velocidade é conseguida devido a inexistência  de atrito entre a atmosfera e a superfície. Esses ventos fortes no entanto são responsáveis pelo registro de furacões violentos e gigantescos que se formam em Netuno.

Astronomia

Composição e Formação de Netuno

Netuno está classificado entre os cinco planetas externos ou jovianos, ou seja, é um planeta gasoso, sendo no entanto o mais denso dentre todos. Com sua órbita tão distante do sol, Netuno quase não recebe calor no entanto possui fenômenos atmosféricos considerados ativos. Netuno, assim como Saturno e Júpiter, possui uma fonte de calor interna, irradiando mais energia do que recebe. Acredita-se que o planeta deva possuir um núcleo pequeno e rochoso, formado essencialmente se silicatos recobertos por água e metano em estado líquido e seguidos pela atmosfera do planeta, formada basicamente por hidrogênio, metano e hélio, todos encontrados em estado gasoso, além de hidrocarbonetos como acetileno e etano.

Notuno

Anéis e Satélites

Assim como outros planetas, Netuno possui anéis e satélites. Entre os anéis destacam-se dois especialmente finos e brilhantes, ambos distantes mais de 50 mil Km do centro do planeta, os demais são escuros e opacos. Já entre os satélites de Netuno se destaca um, conhecido por Triton, que possui uma órbita em direção contrária aos outros satélites, além de registrar atividades vulcânicas intensas, quando expele nitrogênio líquido. Netuno seus anéis e satélites, assim como os outros planetas integrantes do sistema solar, ainda são um mistério para os homens e motivo de muitos estudos e pesquisas interessantes.