Um dos assuntos mais comentados nos últimos anos são as mudanças climáticas que estão tornando cada vez mais difícil a sobrevivência humana na Terra. Embora o clima passe por mudanças naturalmente grande parte do que estamos sentindo na pele – em muitos casos literalmente – se deve a intervenção humana. O homem buscou adaptar o planeta para atender as suas necessidades – primeiramente básicas – e depois gananciosas de conforto.
Acelerando as Mudanças Climáticas
O crescimento das indústrias que aconteceu nos últimos séculos, o aumento exponencial da população, a poluição e degradação de recursos naturais entre outras atitudes impensadas do homem acelerou em milhares de anos uma série de mudanças no clima que daqui algum tempo – nem tanto tempo quanto se pensa – tornarão as condições de vida do ser humano bastante insalubres e desconfortáveis.
O planeta tem potencial para se adaptar as mudanças climáticas que ocorrem naturalmente de maneira que o problema não são as alterações e sim a velocidade com que elas acontecem. O grande volume de emissão de CO2, por exemplo, se mostra uma das grandes dificuldades que precisamos contornar agora para reduzir os impactos no futuro. Se continuar nessa velocidade é possível que em menos de cem anos estejamos vivendo num cenário de filme pós-apocalíptico.
Emissão de CO2
O principal exemplo de intervenção humana que acarreta em mudanças climáticas é a emissão de CO2. Se não houvesse a interferência do homem a Terra conseguiria se adaptar ao aumento natural dessas emissões não havendo grandes alterações no clima. A industrialização em nível mundial fez com que a quantidade dessas emissões crescesse sem precedentes nas últimas décadas de maneira a tornar nosso planeta mais quente.
Fenômenos Naturais
O aumento de temperatura que é resultante exatamente dessa ganância pelo crescimento industrial – que se deve em grande parte ao grande crescimento da população – é um dos fatores que tem contribuído para que ocorram mais fenômenos naturais de grande impacto como furacões. A previsão dos estudiosos não é nada animadora uma vez que observam que daqui a 100 anos as coisas estarão ainda piores.
Revolta das Águas
O aquecimento global além de tornar difícil suportar os verões com temperaturas absurdas também acarreta no derretimento das calotas polares que aumenta o volume de água no planeta. Estudos apontam que em poucas décadas, se continuar nesse ritmo, logo alguns territórios irão desaparecer engolidos pelo mar como é o caso das ilhas da Polinésia.
O desastre provocado pelas águas não para por aí, pois, além disso, em alguns locais a água salgada do mar ainda pode invadir a costa de cidades litorâneas como o Rio de Janeiro e acabar se misturando com água doce potável reduzindo consideravelmente esse recurso. Se os picos congelados de montanhas derreterem por causa do aumento de temperaturas assistiremos a um grande desastre com cidades inteiras sendo engolidas pela água.
Doenças
Quando se tem verões com temperaturas muito altas e dias quentes o ano todo aumenta a chance de epidemias de doenças graves como Malária. Com esse aumento do risco dessas doenças as nações, especialmente as tropicais como o Brasil, precisarão de mais investimento em saúde pública.
Extinção
Espécies de animais e de plantas podem ser extintas nesse processo de alterações das condições de vida em nosso planeta. Talvez em algum momento nem o ser humano consiga sobreviver num cenário tão complicado.
O Que Podemos Fazer?
Todo mundo pode fazer a sua parte para ajudar o planeta, pode ser que para você pareça pouco não jogar seu lixo em lugar inadequado, incentivar a reciclagem ou até mesmo reduzir o consumo de energia elétrica, mas saiba que esse pouco que você faz somado com o pouco que muitas outras pessoas fazem resulta num grande bem para todos nós e para as gerações futuras.
amei essa ideias se puderem mande pra meu email pra que eu fike maque mas craque nesse asunto bejuss
Muuito bom essas ideias…
mostra muito bem a situação emque nosso mundo se encontra..
parabéns! postem mais coisas