Montanhas Rochosas Canadá

A cordilheira conhecida como Montanhas Rochosas se estende por mais de 4.800 km a partir da Columbia Britânica, situada na região oeste do Canadá até o estado do Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O ponto considerado como mais alto dessa cadeia de montanhas é o monte Elbert que está situado no estado norte-americano do Colorado.

A Formação das Montanhas Rochosas do Canadá

Estudiosos acreditam que essa cadeia montanhosa se formou durante o período cretáceo, cerca de 70 milhões de anos atrás. A região foi esculpida pela ação da erosão da água e também pelos glaciares que acabaram dando origem a picos bastante íngremes e a vales. O ser humano começou a habitar a região das montanhas rochosas no final da era glacial.

Inicialmente a região era procurada para a obtenção de peles, essa atividade não acarretou em aumento da densidade populacional. Boa parte do local foi transformada em parque nacional das montanhas rochosas. O turismo é uma das atividades que mais geram fluxo econômico no local. O idioma mais falado no local é o inglês, porém, também há povos que falam espanhol.

Lago Moraine, Localizado nas Montanhas Rochosas do Canadá

Lago Moraine, Localizado nas Montanhas Rochosas do Canadá

Recursos Naturais das Montanhas Rochosas

Na região das Montanhas Rochosas, no Canadá, há uma grande diversidade de recursos naturais dentre os quais se destacam ouro, cobre, chumbo, prata, zinco, tungstênio entre outros. Há reservas significativas de gás natural, carvão, petróleo e xisto de óleo em áreas como a bacia de Wyoming. A região ainda oferece boas condições para agricultura e silvicultura.

Geologia das Montanhas Rochosas

As montanhas rochosas do Canadá se formaram no mesmo período em que a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Esses dobramentos modernos se originaram de um fenômeno conhecido como Orogenia Laramide que teve início há cerca de 70 milhões de anos. Essa cadeia montanhosa é um conjunto de montanhas ígneas e metamórficas. A erosão glacial contribuiu para a formação de vales e desfiladeiros profundos.

Visitando as Montanhas Rochosas no Canadá

Para quem sonha em fazer uma viagem turística pelas montanhas rochosas do Canadá fica a dica de que não há um aeroporto próximo dos parques de maneira que ée mais fácil ir para cidades como Edmonton (cerca de 410 km), Calgary (cerca 125 km) e Vancouver (cerca de 800 km).

Chegando a uma das cidades mencionadas é importante alugar um carro para que seja mais fácil se deslocar para os pontos turísticos dos parques nacionais. Destacam-se como parques mais famosos da região Banff e Jasper, os dois estão situados em Alberta. Também são opções de parques Kootenay e Yoho localizados na Columbia Britânica. Para saber mais sobre os parques nacionais da região das montanhas rochosas acesse o site oficial.

Conheça as Montanhas Rochosas Canadenses

Conheça as Montanhas Rochosas Canadenses

Passe de Autorização

Os turistas interessados em circular pelos parques precisam do passe de autorização que é conhecido como Discovery Pass. Trata-se de uma autorização válida até as 16 horas do dia seguinte a compra. A compra pode ser feita na entrada dos parques nacionais, deixe o passe visível no painel do carro enquanto circula pela área. O mais legal sobre esse passe é o fato dele ser válido para mais de 100 parques nacionais do Canadá.

Dica de Melhor Época Para a Viagem

O Canadá é um país reconhecido por suas baixas temperaturas, na região das montanhas rochosas essa sensação gelada é intensificada pela altitude de 1.300 metros. A época mais indicada para aproveitar ao máximo a beleza dos cenários naturais da região fica entre os meses de junho a setembro, nesse período as médias de temperatura ficam entre 12°C e 25°C.

A alta temporada dos parques nacionais é entre os meses de julho e agosto. Nessa época os dias são mais longos tendo sol até às 22 horas. Porém, há que se mencionar que nos meses mais frios é possível assistir a maravilhosa aurora boreal em especial em parques como Jasper. Organize um cronograma com todos os passeios desejados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *