Mistérios do Fundo do Mar – Fotos

O mar como vemos é apenas um pequeno pedaço do que ele realmente é, existe muita coisa por baixo, em profundezas que até mesmo os maiores pesquisadores não conseguem chegar. Isso dificulta muito o conhecimento de possíveis espécies novas da flora e da fauna. Muitos mistérios já foram desvendados ao longo do tempo, principalmente com o aumento da tecnologia. Sempre que ela melhora o nível do mar conhecido se aprofunda ainda mais.

Entender o que é o mar pelo menos pelo pouco do que a gente conhece já é muito interessante.  Alguns conceitos sobre o mar e sobre o que habita nele já são bem estudados e podem ser compartilhados com a sociedade.

O mar é uma porção de água salgada, delimitada por terra ou então oceanos, normalmente possui menores espaços do que os oceanos, normalmente interligando os oceanos. Ajuda na moderação do clima e tem grande importância no ecossistema tanto animal como vegetal, ajudando também em diversos ciclos naturais, como o da água, do nitrogênio e do carbono.

Por normalmente ser mais estreito, foi muito utilizado em épocas de navegação para se chegar em países próximos, desde os primórdios do ser humano ele já tentava decifrar os mistérios da água em geral, seja mar , lagos, rios ou oceanos. Após tantos anos sem uma identificação, em 1870 uma expedição foi realizada para aprender mais sobre os mares e oceanos em termos de território, a oceanografia ganha naquela época nomes pelo menos para as porções maiores, que então seriam os oceanos Atlântico, índico, Ártico, Antártico e Pacífico.

De acordo com a oceanografia, a deriva continental fez com que houvesse mais terra do que água no hemisfério norte, enquanto no sul tem mais água do que terra. Os mares possuem uma quantidade de sal bem mais concentrada do que os oceanos, isso se deve a concentração das porções aquáticas, e também por muitas vezes apresentar mais águas fechadas, sem tanta profundidade.Grandes mares chegam apresentar 85% de cloreto de sódio em sólidos.

Vemos que os mares possuem correntes bem fortes dependendo do local, as mais profundas são ocasionadas pela diferença de temperatura e da quantidade de sal desses locais, já as mais superficiais possuem influência dos ventos e das marés.

Muito já se ouviu falar da ligação do mar com a lua, ela consegue fazer com a movimentação das marés mude de local, alterando também o nível do mar, isso vem da gravidade a lua e também o sol. Tudo isso acontece também devido a rotação da terra e das massas superficiais e submarinas.

Mergulhadores Explorando o Fundo do Mar em Busca de Mistérios

Mergulhadores Explorando o Fundo do Mar em Busca de Mistérios

A mudança dos níveis marítimos podem gerar vida quando abaixam, porém podem trazer muitos desastres quando sobem. Por ser muito nutriente, lugares próximos a mares conseguem viver muito bem com os alimentos que ele pode oferecer, como peixes, mamíferos e mariscos.

Hoje em dia existem muitos viveiros dentro do mar mesmo, para poder criar animais de forma que ele tenha total aproveitamento desses nutrientes. Os recifes são com certeza os locais com mais diversidade tanto de animais como de plantas.

Muito é desperdiçado do mar, muito também é caçado ilegalmente, atrapalhando no ecossistema, trazendo mais espécies em extinção. Além da alta poluição que atrapalha a vida marítima, e é totalmente culpa nossa.

Hoje em dia muito dos animais precisam de luz e vivem perto da superfície marítima por conta disso, mas existem aqueles que conseguem viver bem somente com os nutrientes, sobrevivendo a altas pressões e profundidades. Nesses locais existem pouco oxigênio e por isso é onde muitos pesquisadores acreditam que a vida tenha surgido, evoluindo para menores profundidades e precisando de maior desenvolvimento para a sua sobrevivência.

O mar sempre foi essencial para a vida humana, seja para transporte, para o comércio, fonte de energia e força, para extração e outros objetivos. Infelizmente faz parte de grandes desastres geológicos devido a proximidade com falhas das placas tectônicas, gerando tsunamis, terremotos e outros. Existem outros problemas também não originados das falhas, como ciclones e vulcões.

Sempre houve essa divisão entre o medo e o amor pelo mar, por ser muito perigoso em determinados pontos e maravilhoso em outros. Temos tantas músicas, livros, filmes e diversas artes relatando um sentimento diferente do mar.

Alguns Mistérios

A maior serpente do mar pode chegar até onze metros e passou anos sem ser descoberta pela profundidade em que se encontram, porém já é bem comum de ser encontrada pelos pesquisadores.

Algumas bactérias ao realizam a própria fotossíntese para sobreviver no fundo marítimo sem luz, e para isso possuem uma característica de brilhar enquanto esse processo ocorre.

Existem também os peixes pescadores, que com uma luz em formato de antena na ponta da sua cabeça atrai outros animais para se alimentar.

No Fundo Do Mar

Nós vemos um mar lindo e não imaginamos o tamanho de sua dimensão, o que realmente é por baixo e tem coisas que nem maiores dos pesquisadores conseguiram descobrir ainda, ainda há muita coisa a se explorar por esse mar. Com o aumento da tecnologia teve muita descoberta, e a cada vez que a tecnologia se avança vamos conhecendo e descobrindo um pouquinho mais do que tem no fundo do mar e isso é fundamental para nossa flora e fauna. Ele ajuda em toda a moderação do nosso ecossistema como animal e também vegetal. Em 1870 foi realizada uma expedição para que conhecem mais sobre mares e oceanos em termos de território e foi daí que surgiu o oceano Atlântico, Índico, Ártico, Antártico e Pacífico. O que ia foi muito falado é a ligação que o mar tem com a lua,. Ela faz com que a movimentação do mar mude de local e altera também seu nível. Os recifes que existem no fundo do mar são os locais onde existe a maior diversidade de planta e animais. No mar existem animais que vivem bem na profundidade e já outros precisão de luz, e vivem próximos a superfície.

No Fundo Do Mar

No Fundo Do Mar

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *