A natureza é algo fabuloso, pois está sempre nos surpreendendo mostrando toda a sua força. As cachoeiras são uma forma dessa expressão que encanta pessoas do mundo todo e que é uma das principais diversões daqueles que gostam de estar em contato com a natureza na sua forma mais intensa.
Quem deseja conhecer um pouco mais sobre as maiores cachoeiras do mundo vai poder acompanhar uma descrição detalhada desses belos lugares. A dica é visitar pelo menos uma dessas cachoeiras uma vez na vida. Aproveitar a vida é essencial e entrar em contato com a natureza é uma forma de fazer isso.
As Maiores Cachoeiras do Mundo
Cataratas do Iguaçu, entre Brasil e Argentina
O maio volume em queda d’água do mundo fica no Brasil, estamos falando sobre as Cataratas do Iguaçu (fronteira entre o Paraná e a Argentina). Para se ter uma ideia, a média de queda d’água dessa cachoeira é de 1,3 milhão de litros por segundo. A força da natureza pode ser observada num cenário lindo e cheio de um mistério natural.
As Cataratas do Iguaçu são um dos cartões postais do Brasil e recebem inúmeros turistas todo o ano, na parte brasileira e na argentina também. Uma curiosidade é que as Cataratas são rodeadas pelas águas dos rio Iguaçu, são 275 quedas d’água que possuem alturas que variam de 60 a 82 cm.
Quem deseja conhecer essa bela queda d’água pode visitar o Parque Nacional do Iguaçu. Nesse parque os turistas encontram uma passarela de 1,2 km que proporciona uma vista incrível da atração.
Cataratas do Niágara, entre EUA e Canadá
Todos os anos, mais de 12 milhões de pessoas visitam as Cataratas do Niágara, a localização fica entre a fronteira da província canadense de Ontário e o estado de York nos Estados Unidos.
Essas cachoeiras são as mais famosas da América do Norte e isso se deve em grande parte ao fato de que juntas essas cachoeiras produzem um volume de água de mais ou menos 4,5 milhões de litros por segundo. Essa água toda desagua no rio Niágara e também é utilizada como fonte de energia elétrica.
O nome Cataratas do Niágara tem inspiração na palavra indígena “onguiaahora” que significa “grande trovão de água”. Bem apropriado, vale a pena conhecer.
Cataratas Victória, entre Zâmbia e Zimbabwe
Essa é a maior queda d’água da África, por segundo tem uma vazão de 1 milhão de litros. A localização de uma das maiores cachoeiras do mundo é no rio Zambezi, entre a Zâmbia e o Zimbabwe.
O tamanho dessa gigante de água impressiona bastante também, pois são 1,7 km de largura e altura entre 61 e 128 m. Além de tanta força é um local lindo, mas muito mais do que beleza essa cachoeira também é conhecida por duas curiosidades.
A primeira delas é que ela é conhecida como “Mosi-ao-Tunya”, no idioma local significa algo como “fumaça que troveja”. A segunda curiosidade é que se trata de um lugar encontrado somente em 1855 pelo explorador escocês David Livingstone. O nome que ele atribuiu ao local foi uma homenagem a Rainha Vitória.
Cataratas de Yosemite, Califórnia, EUA
O Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada, Califórnia é um local que recebe muitas visitas porque possui as maiores quedas d’água dos Estados Unidos. São 739 metros de altura, realmente impressionante.
Essa atração oferece aos visitantes a possibilidade de conhecer três belas cachoeiras, o mais interessante é que o caminho que precisa ser feito até elas é considerado fácil. Isso torna um belo lugar para os turistas sem preparo físico fazerem as suas fotos.
Uma boa dica é fazer a sua visita as Cataratas de Yosemite no final da primavera, o seu fluxo de água estará no pico.
Cachoeira Angel, Venezuela
A cachoeira Angel é a maio queda d’água do mundo, imaginem que de tão alta grande arte da água evapora ou vira névoa fina (produzida pelo vento) antes de chegar ao chão. Quem se interessou em ver de perto tanta água pode visitar o Planalto das Guianas, uma das cinco regiões em que estão localizadas as montanhas Auyantepui e o rio Churum e que compõem o entorno da cachoeira.
Cachoeira Gullfoss, Islândia
A maior atração turística da Islândia é a cachoeira Gullfoss que está localizada no cânion do rio Hvítá. Tamanho interesse dos turistas se justifica pelo fato de que essa cachoeira apresenta 150 m³ de volume de água no verão e ainda representativos 80 m³ durante o inverno.
Um dos diferenciais dessa cachoeira é as suas curvas acentuadas que são perpendiculares ao fluxo do rio e que acabam formando três cascatas de 11, 21 e 32 m de profundidade e com 2,5 km de comprimento.
Cachoeira Kaieteur, Guiana
Essa cachoeira é uma das mais belas de queda único do mundo, fica localizada no Rio Potaro no centro da Guiana. Para visitar essa beleza natural você deve ir ao Parque Nacional de Kaieteur.
O que torna a Kaieteur um prato cheio para os olhos é a combinação de altura (tem entre 226 a 251 m), largura (100 m) e claro um impressionante volume de água. A atração ainda conta com cascatas íngremes e menores.
Cataratas Sutherland, Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um dos países mais conhecidos no segmento de esportes radicais e também conta com um belo exemplar de queda de água, as Cataratas Sutherland. Esse lugar fascinante fica localizado na Trilha Milford, na Ilha Sul do país.
Depois de uma caminhada de uns 45 minutos na trilha principal é possível vislumbrar essa bela cachoeira. Com uma altura de 580 metros é a mais alta do país.
Cataratas Dettifoss, Islândia
A Islândia aparece mais uma vez na nossa lista de maiores cachoeiras do mundo com as Cataratas Dettifoss. Essa é uma das mais poderosas quedas d’água da Europa e está localizada em Jökulsá á Fjöllum, dentro do parque nacional de Jökulsárgljúfur, área que fica em Mývatn, no nordeste do país.
A largura dessa cachoeira é de 100 metros e a sua altura de 44 metros, o seu volume d’água fica por conta de 500 m³ por segundo. Isso depende é claro da estação do ano, pois durante o desgelo costuma aumentar bastante. Um cenário fascinante para quem gosta da combinação de força e beleza.