Quando pensamos em cavernas temos a ideia de um espaço apertado em que não entra um grupo muito grande pessoas. Porém, algumas cavernas podem surpreender com um espaço relativamente grande. Dentre as cavernas mais espaçosas está a Mammoth Cave, considerada a maior caverno do mundo.
Se você ficou curioso para saber quanto mede essa caverna, onde ela está localizada e algumas curiosidades a respeito dela confira o nosso texto. Tudo o que você sempre quis saber sobre cavernas e principalmente sobre a maior caverna do mundo.
Mammoth Cave – A Maior de Todas
Na verdade Mammoth Cave é um sistema que possui extensão de cerca de 580 quilômetros, aliás, isso é o que foi mapeado até o momento. Sim, pode ser que essa caverna seja ainda maior.
Para conhecer essa caverna ampla você deve ir ao estado americano do Kentucky. Por lá a caverna é conhecida pelo apelido de mamute, isso por que realmente é grande. Claro que para aproveitar a curiosidade dos turistas foi criado um parque nacional entorno dessa montanha.
Além de conferir essa curiosa caverna o turista pode fazer um lindo passeio ao ar livre e ficar em contato com a natureza.
Aproveitando o Passeio
Se você faz o tipo explorador curioso e se interessou em conhecer Mammoth Cave para conferir de perto toda essa enormidade a dica é aproveitar ao máximo o passeio com um bom roteiro.
Para começar o visitante pode fazer passeios incríveis com foco histórico e selvagem, o melhor é que os passeios tem preços começando em apenas 5 dólares. Quem curte mesmo estar em contato com a natureza pode fazer acampamento ou então reservar quartos no hotel da região. Não deixe de comprar lembrancinhas da sua visita a maior caverna do mundo.
Um Processo de Milhões de Anos
A formação das cavernas acontece devido a um processo de dissolução de rochas calcárias que pode levar milhões de anos e acontece com a ajuda da água da chuva e dos rios.
Para se ter uma ideia esse processo pode levar entre 10 mil e 10 milhões de anos. Poder chegar perto da Mammoth Cave é poder observar um processo que está acontecendo há muitos anos.
Quando Um Buraco é Uma Caverna?
Para os estudiosos de Espeleologia (ciência que estuda as cavernas), pode-se dizer que um buraco é uma caverna quando ele é uma cavidade natural que é acessível ao homem e possui mais de 10 metros de comprimento. No caso da Mammoth Cave não temos nenhuma dúvida de que se trata mesmo de uma caverna, não é mesmo?
Batcaverna Deixada Para Trás
Quem acompanha as histórias do Batman, nos quadrinhos e cinema, sabe que o esconderijo superequipado do herói é chamada de Batcaverna. Uma curiosidade é que os recordes de maiores cavernas deixam a caverna fictícia do personagem bem para trás.
É melhor que os desenhistas e roteiristas das histórias do personagem fiquem atento a isso e melhorem um pouco o cenário do personagem. Com certeza o super-herói ficaria bem mais confortável se usasse a Mammoth Cave como esconderijo.
A Maior Caverna do Brasil
O Brasil também tem uma caverna de grandes proporções, estamos falando da Toca da Boa Vista que fica localizada no munícipio de Campo Formoso no estado da Bahia. Aliás, vale dizer que essa caverna é também a maior do hemisfério sul com aproximadamente 100 quilômetros de extensão.
Na região dessa caverna foram encontrados alguns vestígios de animais pré-históricos como preguiças gigantes e macacos. Quem vai visitar essa caverna não pode deixar de conferir a Toca da Barriguda, a segunda maior do país, que fica a cerca de 30 quilômetros dessa região.
Um Verdadeiro Abismo Vertical
A caverna de Voronya, localizada na Geórgia, é a maior caverna vertical do mundo possuindo mais de 2 quilômetros entre o seu ponto mais alto e o mais baixo. Porém, esses extremos ficam em pontos diferentes da caverna.
A caverna com a maior altura contínua é a Vrtoglavica, localizada na Eslovênia e possui um abismo de 603 metros. Duas cavernas que também merecem uma visitinha de turismo, com certeza elas também surpreendem.
Salão de Baile
Geralmente as cavernas contam com várias galerias que são ligadas por passagens muito estreitas, a caverna de Sarawak, localizada na Malásia, é um pouco diferente. Essa caverna conta com um salão contínuo de 600 por 300 metros (o equivalente a 16 campos de futebol) e ainda tem uma altura de 80 metros. Nesse espaço é possível dar uma festa de luxo e receber amigos, não é mesmo?
Um Labirinto Na Água
É bastante complicado determinar qual é a maior caverna sob o mar, porém, se precisássemos elencar algumas candidatas certamente estaria no topo da lista as cavernas do sistema Ox Bel Ha e também as do sistema Sac Actun. Esses dois sistemas de cavernas ficam no litoral do estado mexicano de Quintana Roo.
Quem se animou para fazer uma visita deve saber que precisará de um bom fôlego, elas têm entre 150 e 160 quilômetros.
Mais Informações Sobre Cavernas
Uma caverna (também são conhecidas como grutas ou grunas) é uma cavidade rochosa que tem dimensões que permitem o acesso de seres humanos. A formação das cavernas (que é natural) pode acontecer no sentido horizontal ou vertical. Essas formações ainda contam com galerias e salões.
As cavernas são mais comuns em terrenos que são formados por rochas sedimentares, porém, também podem se formar em locais com rochas ígneas e metamórficas. Outra possibilidade é que elas surjam em geleiras e recifes de coral.
A origem dessas cavernas se dá através de uma série de processos geológicos que envolvem uma combinação de transformações químicas, biológicas, tectônicas e atmosféricas.
A fauna presente em sistemas de cavernas é adequada a viver em ambientes escuros e sem vegetação, assim é que sobrevivem a esse ecossistema. Alguns animais como os morcegos, por exemplo, conseguem transitar entre o interior e exterior da caverna. O homem primitivo, em idades remotas, fez das cavernas o seu ambiente seguro de moradia.
Esse fato é facilmente comprovado pelas pinturas rupestres e também por evidências arqueológicas. As cavernas já foram a moradia de pessoas, porém, quando pensamos nas maiores cavernas do mundo chegamos até a imaginar que não devia ser tão ruim assim.