O Magma é a forma derretida de rocha, guardada profundamente abaixo da superfície da Terra. A temperatura do fluido quente pode variar de 700 a 1300 graus. Extremamente quente, o magma é capaz de derreter as estruturas de rochas que circundam e acabam por produzir mais magma. Ele também pode escapar para a superfície da Terra através dos vulcões. Os vulcões que emitem cinzas são denominados como vulcões explosivos, enquanto que aqueles que emitem lava são denominados como vulcões efusivos. As explosões nesses vulcões são atribuídos à intensa pressão que se forma devido a diversos gases no interior do vulcão.
Formação
A temperatura e a pressão aumenta com a profundidade, atingindo finalmente a um nível onde as rochas é derretida e transformada numa forma líquida, que é chamado de magma. Enormes quantidades de calor que tornam as rochas derretidas também são gerados quando duas formações enormes de rocha se esfregam uns contra os outros. O material fundido que já existe no núcleo externo do planeta viaja para outras partes através de rachaduras e fissuras. Em seu caminho, passa pelas paredes de rocha sólida que se derreteu devido ao calor que é emitido a partir do magma. Devido à intensa pressão, alta temperatura, a mudança de densidade e mistura de gases no interior da Terra, este material rochoso fundido é empurrado para a superfície da Terra através de fissuras na crosta da Terra.
Elementos
O Magma é essencialmente constituído por elementos como o oxigênio, silício, alumínio, ferro, magnésio, titânio, cálcio, sódio, potássio e fósforo. Como a quantidade de oxigênio e sílica na matéria em fusão é elevada, é ideal para classificar os diferentes tipos de magma, dependendo de seu teor de sílica. Ultramáficos, Máfica, Intermediário e félsicos são os quatro diferentes tipos de magma, amplamente classificados com base no seu teor de sílica.
Tipos de Magma
O magma ultramáfico é extremamente baixo em teor de sílica, com menos de 45% de sua composição. Mas ele é rico em elementos mais pesados, como ferro e magnésio. Este magma pode ter uma temperatura de cerca de 1300 graus, mas tem viscosidade muito baixa. Seu comportamento eruptivo é considerado delicado. O magma máfico é relativamente pobre em sílica, com menos de 50% de sua composição, mas rico em elementos pesados, como ferro, magnésio e cálcio. Este magma de baixa viscosidade pode ter uma temperatura por volta dos 1300 graus. É muito explosivo por natureza.
O magma intermediário contém 60% de sílica, mas o teor de magnésio e ferro que contém é muito baixo. Muito explosivo por natureza, sua temperatura pode chegar a 1000 graus. O magma félsico contém mais de 70%, teor de sílica, mas o seu teor de ferro e magnésio é relativamente insignificante. Altamente viscoso, sua temperatura pode ser em torno de 900 graus. A composição do magma sofre algumas alterações, uma vez que sobe à superfície. Em seu caminho para cima, o magma se funde com as estruturas da rocha em torno do fluxo ascendente, integrando os elementos que estão presentes nestas rochas. Essa mistura produz uma composição intermediária de magma. A viscosidade do magma é definida com a resistência do fluxo. Tem uma relação direta com o teor de sílica no magma, ou seja, quanto mais sílica, maior é a sua viscosidade. A diferença na composição do magma também pode ser atribuída ao fato de que uma pedra especial é fundida em diferentes temperaturas em diferentes profundidades, mas este é um fenômeno relativamente raro.