Você acha que é possível voltar para casa em uma noite de inverno e relaxar ao lado de sua lareira sem o uso de madeira, sem produzir fumaça ou cinzas, e usar uma lareira em um apartamento? Saiba que este é um plano totalmente possível com o uso de uma lareira ecológica. Você pode usar etanol para relaxar e desfrutar com um sistema de aquecimento principal da casa de energia limpa e sem sujeira. É uma boa solução ecológica porque não usa madeira.
O etanol é apenas uma das formas de se fazer uma lareira ecológica, que tem diversas vantagens. Você não suja o ambiente e está poupando a mãe natureza de gastar seus recursos. Em um período de inverno é possível gastar mais de dez árvores inteiras em uma única casa com uma lareira. Muito, não? Pois pense nisso antes de acender o seu fogo para ficar aquecido e veja opções a seguir de lareiras ecológicas.
Lareira Ecológica Usando o Etanol
O etanol é um álcool derivado da fermentação de plantas como abeterraba ou cereais como o trigo e o milho. Também chamado de bioetanol, este não precisa ser produzido de plantas cultivadas organicamente. Tem este nome porque o resultado é a partir de plantas vivas. É classificado como um dos combustíveis renováveis de energia mais baratos do mundo e, portanto, bom para o meio ambiente.
Ele pode ser comprado em garrafas em postos de gasolina. Embora não seja barato atualmente, os preços estão ficando mais baixos a medida que se torna mais popular. Ele pode ser armazenado com segurança em casa e sem riscos, desde que você tome as mesmas precauções que você faria com qualquer outro produto inflamável em seu lar. Deve ser mantido em um local seco e longe de ambientes que sejam inflamáveis como perto de fogões ou locais em que fumantes circulam.
A grande vantagem de uma lareira ecológica usando o etanol é que este combustível não gera fumaça, apenas uma pequena quantidade de CO2 e um pouco de vapor no ambiente o qual a lareira vai ser instalada. Esta ausência de fumaça é a solução para ter uma lareira portátil em casa, já que não há a necessidade da constrição de um duto de evacuação do ar. Não é preciso mais de uma chaminé que ou encher sua casa com fumaça. Sem instalação complicada. Ao desembalar sua lareira ela vai estar pronta para usar, e ao contrário de lareiras tradicionais, se você se mudar pode levar com você.
Outro benefício de uma lareira de etanol é que ela não vai deixar qualquer odor enquanto queima o combustível. No entanto, assim como as velas, solta um leve aroma perceptível por um tempo muito curto quando você a apagar.
Uma lareira de etanol moderna é uma fonte de aquecimento suplementar boa para quem deseja elevar a temperatura de uma sala rapidamente, e permite que você reduza as configurações do seu termostato e assim economize energia no inverno.
É ideal para aquecer uma sala rapidamente no final de um dia de trabalho, mas apenas quando você estiver em casa por razões de segurança. É uma lareira simples. A sala em que você usar sua lareira deve ter alguma ventilação, dependendo do tamanho da lareira que planeje usar.
Lareira Ecológica a Gás
Se você quer aquecer seu corpo ao final do dia no inverno, aquecer a sua casa, ou adicionar um toque de romance à sua sala de estar, não há nada como uma lareira a gás natural. Ela é simples e prática: acende com um simples clique, fornece calor instantâneo e estável, e tudo sem incômodo de ter que sair de casa para buscar a fonte. Antes do jantar, ou antes de ir para a cama, por algumas horas ou apenas enquanto você desfruta de um programa de TV, por que não deixar de usar a madeira e partir para uma lareira a gás?
Nem sempre é fácil de avaliar os diferentes tipos de lareira e tomar uma decisão já que o tradicionalismo pesa bastante aqui. Contudo, as lareiras a gás natural são fáceis de usar e muito menos trabalhosas do que lareiras convencionais de madeira. Você não vai ter que transportar madeira, não vai ter cinzas ou outros resíduos de madeira para limpar e não precisa de uma chaminé.
As lareiras a gás também são amigas do meio ambiente. Elas ligam e desligam com um clique e fornecem combustível de forma constante. Lareiras a gás natural são livres de preocupações: o fogo se apaga assim que você desligar o gás e evita riscos de incêndio.
Há como vantagem ainda maior: o gás natural é uma fonte de combustível limpa. Em comparação com a lenha, as lareiras a gás natural produzem monóxido de carbono em uma quantidade infinitamente menor de partículas, tanto dentro de casa e ao ar livre. E o calor de uma lareira a gás natural nunca é sufocante: você pode definir a temperatura a seu gosto.
E isso não é tudo! Você sabia que lareiras poluem mais que os carros? De acordo com um estudo realizado no Canadá, o aquecimento de madeira por nove horas é equivalente ao trabalho de um carro por um ano. De acordo com o mesmo estudo, várias fontes de poluição aumentam a concentração de tóxicos no ar, e as lareiras a lenha são os principais contribuintes.
Cuidados com as Lareiras que Usam Madeiras são Importantes
Lareiras são prejudiciais à saúde, uma vez que emitem partículas de poeira que penetram profundamente nos pulmões e que são encontradas em bairros com alta concentração de lareiras e casas no interior aquecidas por lenha. Elas podem causar problemas respiratórios sérios, principalmente em crianças que são propensas ou em famílias que já possuam casos.
As cinzas que são soltas na queimada da madeira também são altamente nocivas. O ideal é que se limpe todos os dias, mas não dá para evitar a ingestão das cinzas durante a queimada na lareira. Isso pode causar alergias aos membros da casa e deixar seus móveis com um aspecto nada agradável, com uma grande nuvem de poeira.