Lago Neusiedl

Este famoso lago europeu está localizado na Europa Central, mais especificamente na divisa entre os países da Áustria e a Hungria. A área total do lado é de 215 quilômetros quadrados e a sua bacia hidrográfica tem cerca de 1220 quilômetros quadrados de área, sendo que maior parte do lago está situado na Áustria onde estão cerca de 240 quilômetros quadrados, enquanto que na parte da Hungria estão aproximadamente 75 quilômetros quadrados. Esse lago apesar de não ser tão profundo como alguns outros que conhecemos, tem alguns pontos em que a profundidade chega a 1,80 metro de altura, mas a média no lago em geral, é de 1 metro.

Esse parque atualmente está em uma região que foi classificada como parque nacional, além disso, ela também foi classificada no ano de 2001, como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, essa informação é válida para os dois lados do lago. Do lado austríaco o parque se chama Parque Neusidler See Seewinkel, já do lado húngaro o parque ganhou o nome de Parque Nacional Fertõ Hanság. A criação dos dois parques nacionais se deve a grande variedade de espécies que existem nos seus arredores, principalmente espécies animais do grupo das aves.

Alguns exemplos de aves que vivem por ali em plena liberdade são os pelicanos, as cegonhas, as garças, entre muitos outros. Há uma grande variedade desses animais que podem ser observados e ouvidos facilmente quando se está por ali, além disso, há a beleza natural do lugar, a variedade ecológica e também a importância social que hoje tem a atração. Para se ter noção a importância dessa região para a população que vive próxima, hoje um dos nomes populares pelo qual o lago é chamado, principalmente em seu lado austríaco é Mar de Viena (Viena é a capital da Áustria e está bem longe do mar de verdade, está longe do litoral).

Lago de Neusiedl

Lago de Neusiedl

Muitas pessoas vão até o Lago de Neusiedl apenas para observar e estudar o comportamento dos pássaros, mas muitas também vão para tomar banho de sol ou de água. Como já citado acima o lago possui uma longa grande extensão e por esse motivo há algumas partes que são mais populares e acessíveis em relação a natureza e permitindo assim os seus visitantes desfrutarem melhor dos banhos de água no lago, um desses lugares é Podersdorf, uma cidade que pertence à Áustria que é um excelente ponto para banho e para a prática de alguns esportes como por exemplo, o kindsurf e o Windsurf.

Para percorrer uma área do lago há sempre opções disponíveis nas proximidades, algumas pessoas escolher fazer apenas uma caminhada, mas muitas passeiam pelo local de bicicleta, a cavalo, fazendo passeios de carroça, ou outros. É interessante observar não somente o lago, mas também a fauna e flora que existe na região, por exemplo, na porção mais ao leste do Lago de Neusiedl há um tipo de vegetação que é bem característica de estepes salinas, pouco encontradas em outros lugares.

Para uma base de comparação em relação a altitude do terreno onde está o Lago de Neusiedl, vamos citar o mar Adriático, esse mar que engloba a costa leste da Itália, a costa Oeste da Croácia e que abaixo encontra com o belíssimo mar Mediterrâneo, consideramos esse mar, pois é o mais próximo do lago, uma vez que essa região europeia não tem ligação com nenhum oceano, a altitude por fim é de cerca de 115 metros.

Linda Foto do Lago de Neusiedl

Linda Foto do Lago de Neusiedl

Curiosidades E Informações

Uma curiosidade bem interessante é que no passado esse o Lago de Neusiedl já chegou a desaparecer, isso mesmo desaparecer, isso aconteceu devido ao regime de precipitações que atingiu a sua bacia hidrográfica na época, de maneira contrária em alguns períodos ele também aumentou o seu nível de água além da sua média normal, essas flutuações apesar de serem bem normais nos mais diversos cursos d´ água ao redor do mundo, quando elas são tão extremas podem ser verdadeiramente impressionantes.

Um dos últimos registros da seca total no lago ocorreu no meio do século XX, por volta de 1949 quando em uma região houve a seca total, mas ela durou apenas algumas semanas, nos séculos XVIII e XIX houveram secas ainda mais significativas, tendo secando o lago por inteiro, por mais de um ano, o que gerou até uma distribuição de terras, mas ele acabou voltando ao seu tamanho total. Olhando pelo ponto contrário, na máxima cheia que aconteceu por lá, os registros especulam que ele tenha praticamente dobrado em valor de volume e de área em quilômetros quadrados, o que aconteceu por volta de 1770 (século XVIII).

Essas flutuações de volume de água, podem parecer inofensivas e sem grandes impactos sobre o meio ambiente e o meio social nos entornos, mas como bem sabemos na natureza tudo está interligado, os eventos de seca do Lago de Neusiedl estão ligados a consequentes problemas na região, como o excessivo aumento das temperaturas, gerando perda de produtos e alimentos pela diminuição da eficiência do cultivo agrícola, além de também influenciar diretamente no padrão e na qualidade de vida das pessoas.

A qualidade de vida e a saúde dos moradores das regiões próximas ao lago eram influenciadas devido a alguns fatores diferentes, primeiramente uma mudança drástica nos padrões climáticos já pode vir acompanhada de transtornos de saúde, mal estar, etc, mas não é só isso, há também os transtornos alimentares causados pela perda de colheitas, o que afeta tanto a dieta dos locais, como também e economia da região, gerando no lado financeiro um grande prejuízo.

No entanto, provavelmente o mais relevante dos problemas causados pela sua seca eram os ventos que levavam as partículas de sal e de areia, essas partículas normalmente ficam no fundo do lago quando ele está cheio, mas nas épocas de seca elas são levadas pela ação dos ventos para vários lugares da região, atingindo as cidades, bairros, vilas e afetando o sistema respiratório das pessoas, além disso, elas também atingem os solos, mudando ainda que levemente o equilíbrio do local, podendo até alterar as suas características químicas, etc.

Nos dias de hoje as autoridades dos dois países que detém o lago, trabalham em conjunto para que ele não seque ou tenha grandes cheias, inclusive existe um sistema de controle artificial de suas águas em relação aos seus níveis e oscilações, para esses eventos não aconteçam. É claro que se tratando de um sistema natural, todo ano ele é variável, mas dentro de uma faixa de segurança, quando há algum sinal de alerta para níveis maiores ou menores, as comissões austríacas e húngaras que cuidam do local entram em ação.

Devemos levar em consideração também que esse cuidado todo ocorre porque hoje o rio tem uma grande importância social e econômica, ele movimenta muito dinheiro para a região devido ao turismo e também ao uso  de suas águas na agricultura, além disso é um espaço de lazer e ele é fundamental para a manutenção da biodiversidade de fauna e flora locais.  As atividades de lazer hoje por lá são muitas, elas são as práticas de windesurf, kindsurf, a pratica de velejar em barco a vela, há também competições de nado, além de pesca comercial liberada em algumas localidades.

Além disso de tudo isso já mencionado, na Europa Central há um grande costume das pessoas passarem férias ao redor dos grandes lagos, para tomarem sol, fazerem atividades de lazer, tal como aqui no Brasil costumamos fazer nas cidades de praia, como por lá não há praia de fato, os rios principalmente os grandes rios, são considerados partes fundamentais das atividades de lazer dentre os meses de verão.

Uma outra curiosidade é que esse lago não tem nenhuma ligação com nenhum rio, ele é inteiramente abastecido pelos sistemas subterrâneos de água, acredita-se que em um passado bem distante ele já teve ligação com alguns rios muito importantes da região, como o rio Danúbio, que é o segundo maior rio de todo o continente, e com o rio Rába que percorre o território da Áustria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *