Lago Mead

O nosso planeta é, até agora, o único que se tem notícia que consegue suportar vida de variadas formas. Nós, os seres humanos, somos considerados como os seres mais inteligentes que já habitaram esse lugar. Isso não é nenhuma novidade, haja vista que, apesar de nosso tamanho diminuto se comparado aos demais animais desse planeta, conseguimos inverter completamente a cadeia alimentar, não tendo nenhum tipo de predador para frear o nosso crescimento. Com nossa capacidade de raciocínio, foi bem possível que conseguíssemos dominar os animais, os utilizando em nosso benefício próprio.

Apesar de estarmos cometendo excessos (e sentindo na pele o nosso exagero), o ser humano sempre buscou deixar a realidade mais próxima daquilo que era prazeroso pra ele. Só que, quando o nosso planeta foi formado, sequer iria-se saber se a espécie humana, um dia, iria se desenvolver e existir até os dias de hoje: muitos animais, com o passar dos anos, foram sendo extintos do planeta, como é o caso dos dinossauros, os maiores animais que já passaram por aqui. A sua extinção se deu, segundo os cientistas, quando um meteoro de mais de dez quilômetros de comprimento atingiu a Terra, caindo próximo do México. A sua queda liberou uma energia tão alta, mas tão alta, que acabou por levar o planeta a um período glacial forçado, tomando conta de todo o globo por conta da fumaça resultante do impacto, o que tapou a luz do sol e condenou as diversas espécies daqui, incluindo os dinossauros.

Inclusive, em se tratando do relevo do nosso planeta, alguns lugares acabam por ser esculpidos por meio da água que jorra dos rios (como é o caso do Grand Canyon, nos Estados Unidos) ou pela queda de objetos espaciais, como é  o caso da cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, que foi construída dentro de uma cratera do que sobrou de um antigo e robusto vulcão. Só que alguns lugares foram construídos pela mão do próprio homem, como é o caso do lago Mead. Aqui, você vai conhecer algumas informações acerca deste lago, bem como algumas curiosidades bastante interessantes sobre. Vamos lá?

Lago Mead

Lago Mead

O Lago Mead: O Maior Reservatório dos Estados Unidos

Já de cara, você tem a informação de que o Lago Mead é o maior reservatório de água doce dos Estados Unidos. Criado por Elwood Mead, o lago tem como missão principal ser a reserva aquífera da Represa Hoover, uma das maiores represas da Califórnia.

A sua criação se deu com o represamento da água do rio Colorado, estando localizado entre os estados do Arizona e de Nevada. Para se ter uma ideia, a represa está a apenas 50 quilômetros de distância da capital mundial do entretenimento: estamos falando de Las Vegas. O lago consegue ocupar uma área de mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados, tendo aproximadamente mil e quatrocentos quilômetros de costa.

A Beleza do Mead

O lago, apesar de ser artificial, consegue mostrar uma beleza inigualável, com um cenário repleto com montanhas pontiagudas e canyons exuberantes. Rochas de cor negra que estão localizadas no Black Canyon são provenientes de uma explosão vulcânica, tendo incríveis 1,6 bilhões de anos segundo historiadores. Porém, há rochas mais novas que, segundo estes, possuem “””apenas””” 6 milhões de anos.

Quem visita o lago Mead consegue perceber um verdadeiro marco “branco” deixado nas rochas, fazendo um belo contraste com a cor mais avermelhada das rochas. Aquilo nada nada mais é do que o nível do que um dia foi o lago, despertando, inclusive, preocupação por conta dessas baixas dos últimos anos.

Atividades Recreativas no Mead

Além de cumprir com a sua função original, que é a de fornecer água para a geração de energia elétrica através da Hoover, o lago Mead ainda consegue cumprir uma importante função social, que é o fornecimento de água para a população, bem como, também, promover diversos tipos de atividades de lazer por lá: aulas de caiaque, bem como de natação são ministrados em suas margens. Passeios de lanchas, de jet-ski, além de cruzeiros são ótimas opções de atividades que são realizadas no lago. Uma outra maneira de se entreter ao seu redor são na prática de exercícios em suas margens, que são muito calmas e tranquilas (um local perfeito para encontros, também).

Para início de conversa, você pode visitar o lago Mead a qualquer hora do dia, pois ele fica aberto 24 horas. Mas, se você quiser visitar o Centro de Visitas do lago, o horário de expediente é o das oito até as quatro e meia da tarde. Por lá, há marinas que alugam os jet-skis e barcos caso você queira dar uma volta pelo lago de uma forma mais emocionante. Há lugares exclusivos para poder acampar, também.

Lago Mead Visto de Cima

Lago Mead Visto de Cima

Ou seja, vale muito a pena dedicar um pouco do seu tempo para poder dar uma passadinha por lá, caso esteja em uma viagem por Las Vegas. Sabemos que a cidade do pecado tem um entretenimento invejável,  é verdade. Porém, a possibilidade de sair um pouco da “barulheira” e ir para um lugar mais calmo é o desejo de muita gente.

A Represa Hoover Na Ficção

Não só o lago Mead como também a Represa Hoover ficaram famosas internacionalmente. O jogo para Playstation 2 e PC “GTA San Andreas”, lançado em 2005, conseguiu retratar de forma fictícia a represa e uma parte do lago. No jogo, porém, a represa tem o nome alterado para Represa Sherman, além do lago também não ser conhecido por Mead. No jogo, inclusive, o lugar é cenário para uma missão importante a se realizar por lá, necessária para o andamento da história do game.

Represa Hoover

Represa Hoover

Os detalhes de reprodução da represa são muito fieis à realidade, por conta da complexidade que a Rockstar buscou para poder não desenhar somente a represa, mas todo o mapa do jogo. Vale a pena lembrar que o jogo se desenvolve em torno de três cidades, que são Los Santos, Las Venturas e San Fierro, que são, na vida real, Los Angeles, Las Vegas e San Francisco, respectivamente. Além da represa, outros lugares famosos dessas cidades na vida real foram retratadas no jogo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *