Lago Malawi
O Lago Malawi fica localizado na África Oriental entre a Tanzânia, Moçambique e Malawi, considerado o terceiro maior lago do continente e o oitavo maior de todo o mundo. O local onde o lago esta localizado tem uma fauna muito variada, tanto fora quanto dentro da água, sendo um habitat natural de peixes de todas as espécies que você pode imaginar.
O lago compreende uma área de 26 mil quilômetros quadrados, com um comprimento máximo de 560 km e uma largura que pode chegar a 75 km. Sua profundidade também é muito grande, sendo o segundo mais profundo de toda África, com 706 metros. Abaixo poderemos conferir uma galeria de fotos especial do Lago Malawi, confira:
O Lago Malawi é muito famoso por possuir uma fauna bem diversificada. Em virtude disso, a sua conservação e manutenção são de responsabilidade de órgãos internacionais. Existem em torno de 500 a 1000 espécies diferentes, e mais 49 gêneros de famílias de Ciclídeos que vivem no Lago Malawi. No entanto, a maior parte ainda não foi descrita.
No Lago Malawi, é encontrada a maior diversidade de espécies de ciclídeos do que em qualquer outro lago que existe no mundo. Só para exemplificar, a quantidade de espécies dos ciclídeos encontradas nesse lago é superior a todas as espécies de água doce que há nas águas da América do Norte e na Europa juntas.
No caso dos ciclídeos existentes no Lago Malawi, eles são divididos em duas espécies diferentes: M-bunas e os Não-Mbunas (nesta categoria estão inclusos os Peacoks e os Haps).
Além das várias espécies de peixes existentes no Lago Malawi, também podemos citar vários outros tipos de fauna existentes no local. Por exemplo: Diaphanosoma Excisum, Diaptomus sp, Mesocyclops Leuckarti e Bosmina Longirostris.
E ainda tem a flora do local também, composta de Macrophytes emersas – Phragmites Mauritianus
O grau de clorofila existente no Lago Malawi varia de acordo com a profundidade em questão. Outra característica do Lago Malawi também são as suas correntes ou marés. É muito raro não tê-las. É por esse motivo que os seres que habitam o lago já se acostumaram com água em movimento.
O pH do lago varia entre 7,5 e 8,5. A diferença dos valores acontece, em especial, pela quantidade de dióxido de carbono que é dissolvido na água. No caso das áreas onde é maior a oxigenação, e é menor a quantidade de óxido de carbono dissolvido, o pH é mais alto também. Como é o caso da superfície do lago, por exemplo.
Curiosidades Sobre o Lago Malawi
Confira abaixo algumas curiosidades sobre o Lago Malawi e informações bem úteis:
-
Classificação dos Ciclídeos
Existem algumas regras para a classificação das espécies. São elas: o 1° nome deve começar com uma letra maiúscula, e está relacionado ao gênero. Enquanto isso, o segundo nome começa com a letra minúscula, e está relacionado à espécie. Se for uma variante, é permitido usar um 3° nome. O latim é a língua utilizada. Por exemplo: Pseudotropheus flavus, está relacionado à espécie flavus, e ao gênero Pseudotropheus.
Certos nomes de algumas espécies são homenagens a locais ou pessoas. Uma curiosidade sobre isso é que, caso o nome termine com a letra “i”, ele está se referindo a um local ou pessoa do sexo masculino como, por exemplo, “lombardoi”. Agora, se o nome terminar com as letras AE, como é o caso de “trewavasae”, por exemplo, está se referindo ao sexo feminino.
É possível encontrar inúmeros gêneros no Malawi. Normalmente, eles se encontram divididos entre Mbunas e entre não-Mbunas. Mbuna é um terno da linguagem nativa do Malawi (chitumbuku), e significa “peixe-das-pedras”, ou “peixe-pedra”.
-
Definição de Mbunas
Podemos definir os mbunas como ciclídeos do Malawi, e que habitam as regiões com bastante tocas e mais rochosas, eu tenha bastante local para se esconderem. Costumam se alimentar de micro organismos e das algas (aufwuchs). Além disso, também pode se alimentar de moluscos, alevins e de pequenos insetos. São seres territoriais e também polígamos (pois, com um macho dominante, formam haréns).
Em geral, eles cavam substrato, e podem ainda apresentar o dimorfismo sexual. Normalmente, os machos são maiores, mais coloridos e vistosos.
São seres ovíparos. A desova da fêmea acontece no substrato, assim que termina o acasalemtno. Ela, então, recolhe com a boca os ovos, e o macho segue com a fecundação nesse mesmo momento (a chamada reprodução em “T”). Depois, dá-se início à incubação bocal.
-
Definição dos não-Mbunas
Enquanto isso, os não-mbunas podem ser classificados como ciclídeos do Malawi, vivendo em cardumes. Esses cardumes podem conter várias espécies diferentes. Eles habitam longe da costa, em água abertas e longe também de fundo arenoso.
Esses animis são tidos como predadores. Porém, eles não são tão agressivos e nem territoriais como são os m-bunas. A reprodução também é em “T”, e também é bocal a incubação.
Enquanto isso, os seus hábitos alimentares são bem diferentes dos hábitos dos m-bunas. Eles se alimentam de alevins, omnívoros, pequenos animais invertebrados, plâncton e insetos. Os mais comuns são: Protomelas, Aulonocaras, Nimbochromis e Otopharinx.
Como Reproduzir um Habitat para Mbunas e não Mbunas do Malawi
Habitat de mbunas: nesse caso, é preciso que aquário seja bem grande, que seja usado substrato específico, ambiente com pouco ou nada de planta, bastante pedras para formar tocas e iluminação de baixa intensidade.
Habitat de não-mbunas: também devem ser aquários grandes, com uma livre maior do que no caso dos mbunas, poucas pedras formando as tocas, uma iluminação de baixa intensidade e sem plantas.
É Possível Ter Ciclídeos Do Malawi Em Um Nano?
Essa ideia não é recomendada. Ainda que fosse um casal ou um trio de alguma espécie mais pacífica, seria necessário um aquário com capacidade para mais de 100 Litros. E também não poderia ser um nano.
Quais os Tipos de Rochas e de Substrato Usados Normalmente?
O ideal é que se utilize um substrato que contribua para manter a água em uma boa qualidade, que garanta níveis aceitáveis de qualidade da mesma. Isso que dizer que o pH deve ser alcalino, e que o kH deve ser alto.
Nas lojas de aquariofilia podemos encontrar substratos que contribuem para manter os parâmetros necessários. Há também os substratos utilizados em aquários de água salgada, compostos por granulometrias distintas, compostos por restos moídos de corais. Isso é muito bom para o aquário de Malawi.
Também é possível pegar um pouco de areia em uma praia sem poluição. Depois, deve-se seguir com a limpeza dessa areia para ela possa ser adicionada ao aquário. Ela ajudará a deixar o pH alcalino e o kH alto.
O ideal é que as rochas usadas também ajudem a manter o Ph alcalino e o Kh alto. As pedras calcárias são as mais usadas.