Importância Da Biodiversidade

O homem não vive sem biodiversidade. Com os desastres naturais ou artificiais gerados na natureza acontece perda de biodiversidade. Espécies entram em extinção, desencadeando processo que culmina com a própria extinção da forma de vida no planeta Terra.O mundo está com olhos mais abertos. Evidências científicas ditam os riscos que existem em diversos tipos de biodiversidades com grande extensão considerada indispensável ao equilíbrio ambiental do próprio mundo. Conheça a importância da biodiversidade!

Relação: Globalização Vs. Natureza.

Com as inovações tecnológicas que permitem maravilhas aos seres humanos, existem vagas ideias relacionadas com a indestrutibilidade humano. Se o homem promove campanhas que movimentam milhões para lançar satélites artificiais, que mal existe se algumas espécies de animais ou plantas forem extintas?

Importância Da Biodiversidade

É justamente neste ponto que mora a problemática. O planeta Terra possui muitas complexidades além de ser dependente de todas as suas partes. Locomotivas podem parar apenas pela falta de alguns parafusos e o mesmo fato acontecesse no globo terrestre.

Tudo Tem a Sua Importância!

Cada ser vivo possui papel fundamental no equilíbrio do planeta, dos meros micróbios até os seres humano. Cada espécie que entra em extinção representa revés ao mundo inteiro. Exemplo interessante está no nitrogênio presenta na terra, elemento indispensável para gerar correta germinação de sementes e fortalecer colheitas.

O nitrogênio vem das bactérias e larvas que se alimentam na terra e produzem o elemento. Ocorrendo a extinção destas espécies, as plantações evoluiriam de forma menos ordenada e qualitativa.

Importância Da Biodiversidade

Minhocas auxiliam não somente no fortalecimento da colheita como também nas pescas servindo de iscas em anzóis nos locais onde esta modalidade de caça está permitida – evidenciado que espécies vivas podem auxiliar em inúmeras formas no equilíbrio da Terra.

Fitoplânctons!

Mais de 95% da água no planeta são provindos dos Oceanos. A água potável no mundo está acabando. Em menos de cinquenta anos praticamente 30% do consumo no mundo vai desaparecer.

Por outro lado, águas oceânicas possuem importância vital na qualidade de ar respirada pelos seres vivos. Ecossistema oceânico acrescido da vegetação terrestre faz parte do sistema natural mais importante na absorção do dióxido de carbono – ar irrespirável pela vida humana.

Importância Da Biodiversidade

No Oceano, há vidas aquáticas microscópicas que auxiliam diretamente no sistema da absorção do CO2. Os fitoplânctons possuem suma importância dentro desta cadeia de organismos. Quando ocorre perda se perde também nível adequado relacionado com ar respirado.

Medicina

Mesmo com o avanço da tecnologia, ainda existem setores indispensáveis para a vida humana e que dependem exclusivamente de matéria prima extraída da floresta. Medicinas preventivas ou tradicionais, ambas dependem das propriedades provindas de plantas, bactérias e outros tipos de produtos para compor as fórmulas demandadas pela fabricação dos medicamentos. Organismos naturais servem como base para compor inclusive a estrutura de analgésicos.

Por Renato Duarte Plantier