De acordo com um estudo feito pelo Centro Nacional Pesquisa Atmosférica (NCAR) americano, nas décadas próximas, os Estados Unidos e também outros vários países de população muito grande estarão enfrentando uma séria ameaça que ainda é crescente, de prolongada e grave seca.
Previsões Para os Próximos Anos
Em conseqüência as serias mudanças no clima que vê m ocorrendo no planeta, as previsões para os 30 próximos anos são de que teremos um ambiente muito mais seco em todo o mundo. Estas são as previsões do cientista Aiguo Dai que é o coordenador não só dos estudos como também das projeções feitas com os resultados colhidos. De acordo com o parecer de Dai graves secas ameaçam o planeta, a tal ponto a situação é seria que existe a possibilidade de que em determinadas regiões essa seca venha a assumir proporções que não são comuns ou até mesmo que nunca se tenha tido conhecimento na era moderna.
Alertas Têm Sido Dados
Alertas feitos por parte de estudiosos e cientistas chegam até nós todos os dias através da mídia, mas mesmo com isso os homens seguem praticando atos que vêm em prejuízo do meio ambiente. O que está por acontecer nada mais é do que uma resposta da natureza a todas as agressões sofridas. O homem sabe disso, há muito vem sendo avisado, porém está demorando demais para tomar uma atitude a favor da vida no planeta. Neste momento está acontecendo no Japão a Conferencia das Partes sobre Biodiversidade (COP-10) onde um diretor do programa para meio ambiente das Nações Unidas afirmou estar o homem acabando com a vida no planeta.
Base Para o Estudo
Este é um estudo que se realiza virtualmente com base em 22 modelos climáticos com um índice de medidas das condições de seca, bastante amplo e também se baseia em outros estudos já publicados. A conclusão do trabalho é de que a maior parte da América, Ásia, Europa, África e Austrália, podem durante este século ser ameaçadas com secas terríveis. Enquanto isso as regiões como Alaska e Escandinávia que se encontra em latitudes elevadas poderão se transformar em zonas bem mais úmidas. A possibilidade dessas secas extremas nas próximas décadas existe, porém a comunidade que investiga essas mudanças não reconhece plenamente esse fato.
Conseqüências Para o Mundo
Segundo destaca Dai, se realmente essa possibilidade está perto de ser concretizada, o certo é que as conseqüências para a sociedade mundial será, sem duvida, gigantesca. Entretanto existem sinais de esperança, pois o que irá acontecer nas décadas próximas vai depender de muitos fatores como emissões de gás carbônico, ciclos climáticos naturais, corrente marinha, enfim uma esperança sempre existe de que o homem possa acordar a tempo e a natureza continuar sendo complacente.