Galápagos: Ilha Maravilhosa

O Arquipélago de Galápagos também conhecido como Arquipélago de Colombo é formado por um grupo de 13 ilhas dentre as quais somente quatro são habitadas. Estão localizadas no Oceano Pacífico a cerca de mil quilômetros a oeste da costa do Equador.

Além do Equador ser o ponto continental mais próximo das ilhas também é o país a que as ilhas pertencem. No que concerne a administração das ilhas elas estão reunidas numa província de mesmo nome, Galápagos. Um dos principais diferenciais de Galápagos está na sua grande biodiversidade.

http://www.youtube.com/watch?v=BI1tOaUQJBo

As tartarugas de Galápagos fazem parte da fauna peculiar desse conjunto de ilhas. O arquipélago é uma reserva de vida selvagem que depois de receber a visita de Charles Darwin passou a ser considerado o principal laboratório vivo de estudos de biologia do planeta.

As Ilhas do Arquipélago de Galápagos

O arquipélago é composto pela Ilha de São Cristóvão, Ilha de Santa Fé, Ilha de Fernandina, Ilha de Santa Maria, Ilha Pinta, Ilha Isabela, Ilha de Bartolomé, Ilha de Santa Cruz, Ilha Bella, Ilha de Genovesa e Ilha de Wolf.

Dentre essas ilhas a Ilha Isabela se destaca pela origem do seu nome que é uma homenagem a rainha Isabel, esposa de Fernando Rei da Espanha patrocinador da viagem que levou Colombo para as Galápagos. É também a maior ilha desse arquipélago contando com uma área de 4.640 km².

O ponto mais alto da ilha é o vulcão do lobo que possui 1.707 metros, a ilha é habitada e a sua maior cidade é Puerto Villamil que fica no sudeste da ilha. A Ilha de Fernandina é uma homenagem ao rei Fernando da Espanha e possui uma área de cerca de 642 km², como possui um movimento vulcânico intenso está em constante expansão.

Um dos destaques dessa ilha é a sua fauna bastante rica composta por pinguins, leões marinhos, pelicanos, iguanas entre outras espécies. Outra ilha nomeada em homenagem foi a Ilha de Bartolomé que se refere ao tenente David Bartholomew da marinha britânica. Uma ilha com área de 1,2 Km².

História do Arquipélago de Galápagos

Os primeiros registros do Arquipélago de Galápagos em mapas se deram no século XVI, o primeiro mapa data de 1569 e foi feito por um Mercator e o segundo data de 1570 e é assinado por Abraham Ortelius. As ilhas foram chamadas de “Ilhas das Tartarugas” (Insulae de los Galopegos).

Alexander Selkirk, um tipo de Robinson Crusoe, passou quatro anos isolado na ilha de Juan Fernandez, fora da costa do Chile, e por volta de 1709 visitou as ilhas Galápagos com o capitão Woodes Rogers. Porém, o primeiro morador das ilhas foi Patrick Watkins que foi abandonado no arquipélago em 1807.

Durante dois anos Watkins cultivou vegetais e trocava os mesmos por ruim com os visitantes da ilha. No ano de 1809 ele conseguiu roubar um barco e fugiu para Guayaquil. Oficialmente Galápagos faz parte do Equador desde 1832, seu nome oficial é “Archipiélago del Ecuador”. Há ainda um outro nome que pode ser oficial, Arquipélago de Cólon.

No dia 15 setembro de 1835 o arquipélago receberia a visita ilustre que a tornou importante para o mundo todo, o jovem Charles Robert Darwin. A viagem de Darwin foi feita no navio “H.M.S. Beagle” do capitão Robert Fitz Roy. Darwin foi embora no dia 20 de outubro do mesmo ano.

O cientista visitou apenas 4 das ilhas de Galápagos, San Cristóbal (Chatham Island) foi a primeira, na sequência foi Floreana (Charles Island), depois Isabela e Santiago. Os 35 dias de visita renderam a Darwin a coleta de vários tipos de plantas e animais bem como observações valiosas a cerca da vida no local.

Fauna

Um dos principais tesouros desse arquipélago é a sua fauna bastante diversificada no que se refere a biodiversidade. Dentre as espécies que habitam o arquipélago estão várias endêmicas que apresentam variações marcadas de ilha para ilha. Devido a isso esse arquipélago desperta o interesse de vários zoólogos dentre os quais o mais ilustre foi Charles Darwin.

Uma curiosidade é que foi a partir da observação da vida em Galápagos que Darwin começou a esboçar o que seria mais tarde a publicação de “A Origem das Espécies” e a formulação da teoria da Seleção Natural. Apesar de não ser uma ideia nova naquela época ainda não era possível explicá-la. A grande contribuição de Darwin foi elaborar a teoria da seleção natural que tornou possível explicar a origem das espécies.

Os Pássaros Tentilhões e a Seleção Natural

As ilhas contam com várias espécies que merecem destaque dentre as quais estão 13 de pássaros tentilhões. O casal Peter e Mary Grant durante quase quatro décadas observaram esses pássaros chegando a conhecer cada um dos indivíduos. Observando o tamanho do bico de cada espécie o casal pode ver a seleção natural se concretizar em sua frente.

O casal Grant percebeu duas coisas fundamentais a primeira que a seleção natural se deu bem rapidamente, em apenas algumas temporadas no campo. Charles Darwin acreditava que a vida não seria longa o bastante para poder observar esse evento. Outra percepção importante foi a de que a evolução pode acontecer numa escala bem pequena. Para registrar esse evento o casal Grant fez medições bastante cuidadosas e precisas.

A forma e o tamanho do bico dos pássaros é hereditário, vale lembrar que a seleção natural pode acontecer ser o fator de hereditariedade enquanto que a evolução acontece somente com esse fator. Dentre as outras espécies de Galápagos que se destacam estão a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos, falcão-das-galápagos, cormorão-das-galápagos e a fragata.

Curiosidades Sobre o Arquipélago de Galápagos

  • Café – O café de Galápagos é produzido nas ilhas e exportado para o mundo todo. Um café bastante saboroso que já ganhou destaque internacional.
  • Táxi Aquático – Para que haja um transporte eficiente entre as ilhas existe o serviço de táxi aquático.
  • Artesanato – Quem visita as ilhas de Galápagos pode levar uma lembrancinha para presentear as pessoas queridas. O artesanato é bastante forte entre os moradores das ilhas e em geral o que mais se vê são tartarugas esculpidas a mão com grande habilidade.
  • Turismo – As ilhas desse arquipélago recebem inúmeros turistas todos os dias.

As ilhas Galápagos, menos conhecida como Arquipélago de Colombo, é formado por 58 ilhas. Destas, apenas 4 são habitadas. As ilhas Galápagos está situada no Oceano Pacífico, aproximadamente a mil quilômetros a Oeste do Equador.

O maravilhoso arquipélago abriga uma diversificada fauna, incluindo espécies peculiares, como por exemplo, as tartarugas das Galápagos.

A maioria das ilhas tem vida selvagem, uma vez que não são habitadas, elas são administradas pelo governo do Equador e consideradas o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

As principais ilhas que fazem parte do Galápagos são: Ilha de São Cristóvão, Ilha Isabela (a maior e habitada), Ilha de Santa Cruz, Ilha de Santa Maria, Ilha de Espanola, Ilha de Seymour, Ilha de Santa Fé, Ilha de Genovesa, Ilha de Fernandina (possui uma rica fauna e ainda está em expansão), Ilha de Bartolomé, Ilha de Wolf e Ilha Pinta.

Galápagos é o endereço certo para quem quer entrar em contato com a natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *