Fotos De Recursos Naturais

Os recursos naturais são os recursos disponíveis na natureza que podem ser utilizados para atividades do ser humano. Vegetais, energia solar, água, energia eólica, florestas, solo, minérios entre outros estão na lista de recursos naturais haja vista que são importantes para a sobrevivência humana e/ou são empregados com finalidade econômica.

A relação do ser humano com os recursos da natureza foi por muito tempo pacífica e equilibrada, no entanto, desde que passou a realizar o acúmulo e produção em larga escala de diferentes produtos, o homem, explorou demasiadamente algumas matérias-primas levando a escassez de muitos desses recursos. Continue lendo para entender um pouco melhor.

Agricultura: O Ponto Inicial do Uso dos Recursos Naturais

O conceito de agricultura foi sendo vagorosamente criado a partir do período Neolítico, uma base para que as primeiras civilizações pudessem se estabelecer. O plantio utilizando amplas áreas de terra foi um dos pontos de início da exploração desenfreada dos recursos naturais. Outras atividades que utilizam esses recursos são extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.

O homem foi desenvolvendo tecnologias ao longo dos milênios para conseguir explorar mais e melhor os recursos da natureza. A possibilidade de explorar com mais afinco boa parte dos recursos causou a redução significativa de vários deles com a preocupação de uma iminente extinção.

Recursos Naturais Renováveis e Recursos Naturais Não Renováveis

Os recursos naturais podem ser divididos em duas categorias: renováveis e não renováveis. Abaixo vamos explicar melhor esses dois conceitos.

Recursos Renováveis

Nessa categoria estão os recursos inesgotáveis como a energia eólica (dos ventos) e a luz solar assim como os recursos com a possibilidade de renovação incluindo a água (potencialmente renovada pela própria natureza) e os vegetais (potencialmente renováveis pelo cultivo realizado pelo homem).

Recursos Naturais Não Renováveis

Os recursos dessa categoria são aqueles que não têm a capacidade de se renovar ou cujo processo de renovação é demasiado lento. O principal exemplo de recurso natural não renovável é o petróleo, ele precisa de um período geológico muito extenso para se formar, porém, é extraído bem rapidamente devido à tecnologia criada pelo homem. Também são considerados não renováveis minérios como cobre, ouro e ferro, eles podem chegar ao fim no futuro.

Recursos Renováveis Podem se Tornar Escassos

O ser humano precisa ter consciência de que mesmo os recursos da categoria dos recursos naturais renováveis podem se tornar bem mais escassos se houver um uso muito extensivo não acompanhando o ritmo de renovação. A situação da água potável é um dos exemplos mais alarmantes disso, pois mesmo a água se renovando ainda existe a possibilidade de o ser humano ficar sem água para consumo.

Fatores como desperdício e poluição de rios contribuem para um potencial futuro sem recursos hídricos. Outro recurso sob ameaça é o solo que se não for devidamente preservado pode acabar se tornando improdutivo. O desmatamento em larga escala vem ameaçando as florestas que não conseguem se recompor. A  madeira também tem sido amplamente explorada pelo ser humano.

Recursos naturais devem ser respeitados, pois deles depende a sobrevivência do ser humano no planeta Terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei todas as fotos sao lindas

    fernanda 12 de setembro de 2011 19:04
  • achei so os noivos lindos as noivas todas barangas

    roberta 10 de novembro de 2011 17:44
  • achei so os noivos lindos as noivas todas barangas e vestidos lindos

    roberta 10 de novembro de 2011 17:45
  • vamos ajudar o planeta

    jessica 16 de novembro de 2011 21:15
  • lindos os noivos……

    kamila 21 de maio de 2012 22:15
  • isso e maravilhoso

    thainara 21 de junho de 2012 14:48
  • euuuuuuuuuuuuu quero a resposta dessa pagina se nao eiu vou denunciar voces thau asasasasasasasasasasasasas

    sandy 12 de setembro de 2012 17:10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *