Os recifes de corais são formados por vários animaizinhos marinhos que vivem coletivamente, em estrutura conhecida como colônia. Geralmente se proliferam em mares cuja temperatura da água é mais amena, por isso é abundante em países tropicais como o Brasil ou a Austrália, e também países subtropicais. O animal em si se chama coral, e durante sua vida vai formando uma espécie de esqueleto feito com barbonato de cálcio (obtido das águas marinhas). Esse esqueleto reveste toda a estrutura do coral, e quando o animal morre, essa estrutura rígida permanece inteira. Sobre esse esqueleto novos corais vão se formando, e com o tempo temos os paredões de corais que conhecemos como recifes. Os grandes paredões encontrados na costa Australiana, por exemplo, demoraram milhares de anos para atingir aquele forma, já que o processo é lento e cada coral é um animal pequeno.
Tipos de Recifes Encontrados
Existem três tipos básicos de recies de coral, de acordo com a bióloga da Universidade de São Paulo (USP), Flora Hadel. O primeito tipo indica um estágio inicial do recife, quando ele está começando a ser formado a partir da praia e chega a até 400 quilômetros para dentro do mar. Esta formação inicial é chamada de “franja”. As estruturas conhecidas como barreiras de coral se originam do efeito da erosão, que afasta o recife da região costeira e os leva para dentro do oceano. Um exemplo de barreira de coral é observado na Austrália, com a Grande Barreira de Corais que possui 2 mil quilômetros de extensão. O último tipo é o atol de coral, que é semelhante a um anel e é formado quando uma ilha sofre a ação da erosão e deixa de existir. Nesse caso, os corais à volta continuam em sua formação de anel.
Como se Forma um Recife de Coral
Os recifes são originados pela erosão ocorrida no local onde os corais estão. A erosão pode fazer com que a praia vá perdendo faixa (a faixa de areia fica cada vez mais fina devido à erosão) e isso afasta a praia dos corais. Se o processo ocorrer em uma ilha, a ilha pode desaparecer completamente, deixando em seu lugar apenas um anel de corais. O esqueleto calcificado dos corais foram paredões, e a erosão é responsável por moldar esses paredões e lhes dar a forma de anéis, barreiras ou franjas.
Importância Dos Corais
Os recifes são importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza marinha, pois são utilizados como abrigo por vários tipos de animais como algas, peixes, crustáceos e outros pequenos animais que se escondem de predadores ou usam o recife como local para a procriação. Infelizmente os corais estão ameaçados de extinção, pois o aquecimento global eleva a temperatura e a acidez dos oceanos, prejudicando a vida nos recifes.
Neto
obrigado por essa mensagens ,lindas eu queria passar para meu fac.
sao linda as mensagens