Florestas Equatoriais


Florestas equatoriais são os tipos de florestas que, como seu próprio nome indica, estão localizadas na região do equador. Nestas florestas as temperaturas médias costumam ser sempre em torno dos 25º Celsius, tendo assim altas temperaturas e uma grande densidade pluviométrica – o que significa que, além de quentes, nestas regiões também há muita chuva. Nelas, tem mais árvores e plantas de grande porte, o que significa que não há muito animais de grande porte vivendo ali – os maiores mais comumente encontrados são, por exemplo, felinos de grande porte, e aves maiores. Os demais animais são menores, e costumam se locomover pelas árvores, como macacos e micos, o que é explicado pela densidade das plantas, que dificulta a locomoção.

São bons exemplos de florestas equatoriais a Floresta Amazônica, as florestas do sudoeste asiático, e as florestas em algumas regiões africanas, como, por exemplo, o Congo.

Nos três exemplos citados acima, as características e espécies de animais e plantas são muito semelhantes, com poucas diferenças de espécies e subespécies. Delas, a maior ainda é a floresta amazônica, apesar de todo o desmatamento e falta de conservação que há nesta floresta em específico.

Florestas

Florestas

O solo deste tipo de floresta costuma ser mais arenoso, proveniente, de maneira quase certeira, pelo acúmulo de chuvas. Uma vez desflorestada, muito pouco volta a crescer nestes locais, tornando grandes áreas de terrenos previamente ocupados por exuberantes florestas em áreas virtualmente desérticas.

Pela quantidade de chuvas, que são diárias, salvo em raras exceções, os nutrientes de cada planta são levados embora muito rapidamente e, então, reabsorvidos, pelo solo e por suas raízes. Seus ciclos são muito rápidos e eficientes, o que as torna verdadeiros ecossistemas fechados em si, que se auto sustentam. É uma falácia, por exemplo, dizer que Amazônia seria o pulmão do mundo, já que ela não produz mais oxigênio do que consome, mas sim, filtra mais gás carbônico do que outras florestas, pelo seu tamanho gigantesco.

É preciso, mais do que conhecer estas florestas, preservá-las. Não apenas pelos animais e plantas ali contidos, mas pelo sistema ecológico de todo o planeta que pode se desfazer por falta de simetria – uma vez que áreas de florestas se transformem em desertos, as chuvas param, e todo o meio ambiente sofre mudanças radicais. Apesar de parecer muito distante da realidade de agora, a sobrevivência das florestas equatoriais é uma necessidade, e sua conservação, uma ação imprescindível.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *