Extrativismo Mineral no Brasil

O Que é Extrativismo?

O extrativismo é a atividade humana mais antiga que existe e basicamente serve para identificar toda e qualquer atividade de coleta de produtos naturais, sejam esses produtos de origem mineral (no caso da exploração de minerais), de origem animal (no caso de peles, óleos e carne) ou vegetal (no caso de folhas, madeiras, frutos, etc).

É possível identificar o extrativismo como uma atividade realizada por todas as sociedades em todos os tempos. Foi a partir do século XX que o homem percebeu que a matéria-prima extraída da natureza era esgotável. Devido a isso a forma como o homem realizava o extrativismo mudou um pouco.

O Que é Extrativismo Predatório?

É importante também compreender o significado de extrativismo predatório que consiste na retirada indiscriminada de recursos da natureza, esses recursos podem ser animais, vegetais ou minerais. Basicamente nesse tipo de extrativismo os recursos são retirados do local sem que aja a preocupação de eles se reconstituírem.

A consequência desse tipo de extrativismo é que ele provoca um desequilíbrio no ecossistema e assim impactos irreversíveis como o assoreamento de lagos e rios bem como a deterioração do meio ambiente entre outros. Os danos que surgem em áreas em que existe mineração ou garimpagem não são reversíveis.

Extrativismo Mineral no Brasil

O Brasil esteve ligado a atividades de extrativismo desde que foi descoberto em 1500. Seja para o uso direto ou indireto dos recursos o país sempre teve inúmeras atividades de extrativismo se desenvolvendo em seu território. Nesse meio tempo aconteceram os três tipos de extrativismo, o mineral, animal e vegetal. O extrativismo mineral tem grande importância para o país até os dias de hoje sendo um importante elemento na balança comercial.

O Extrativismo Mineral de Uso Direto e Indireto

O extrativismo mineral apresenta como uma de suas principais características a alteração drástica do meio ambiente em que é realizado. Esse tipo de extrativismo pode ter o uso direto ou indireto. Um exemplo de extrativismo direto é a água mineral em que o produto mineral é extraído e usado sob a sua forma natural. Já um exemplo de extrativismo indireto pode ser a dos minerais que são extraídos e depois encaminhados para as indústrias para que sejam transformados em produtos com mais valor agregado. Há também a variação da tecnologia utilizada para fazer a extração de simples para mais complexa.

Uma Importante Fonte de Recursos

No Brasil o extrativismo mineral representa uma fonte importante de recursos para a economia uma vez que o país é um dos maiores exportadores de minérios do mundo. Como o país possui um território amplo conta com uma grande variedade de recursos naturais para uso interno e também para comercializar.

Porém, é necessário destacar que o Brasil não é autossuficiente em tudo de que precisa, pois existem alguns tipos de minério que o país precisa comprar. Uma crítica que é bastante feita é a de que o Brasil vende o minério para comprar o produto com que ele é fabricado e assim deixa de lado a possibilidade de usar esse recurso em seu território, a venda do produto final teria mais valor agregado.

Os Minérios Mais Representativos do Brasil

Ferro

Como o país possui uma quantidade grande de oferta de recursos minerais existem diversos produtos que tem uma boa representação. Um dos minérios que mais se destacam é o ferro, pois o Brasil tem a sexta maior reserva desse minério do mundo e conta com grande qualidade. O estado que produz mais desse minério é Minas Gerais principalmente na região do Quadrilátero Ferrífero.

Manganês

O Brasil conta com apenas 1% das reservas mundiais de manganês, porém, ainda assim esse minério tem crescido bastante na exportação e é utilizado nas siderúrgicas para produzir aço. O país é o terceiro colocado na produção mundial de alumínio e conta com um grau elevado de reciclagem do produto.

Estanho

O estanho também é um minério bastante representativo para o Brasil e as suas principais áreas de produção estão nos estados de Amazonas e Rondônia. A utilização do estanho é na composição do aço nas indústrias.

Cobre

O cobre é um minério importante que precisa ser importado, pois o Brasil não tem produção suficiente do mesmo. A produção do país está concentrada nos estados da Bahia e Pará.

Ouro

O ouro produzido no Brasil, encontrado na forma de aluvião ou de jazidas, atende as necessidades do mercado externo e interno. Devido ao extrativismo ilegal sabe-se que a produção de ouro no país é bem maior do que a registrada oficialmente.

Nióbio

O nióbio pode não ser um dos minerais mais conhecidos de nome, mas é muito importante para as indústrias espacial, aeronáutica, naval e automobilística. Esse minério é utilizado em ligas metálicas para favorecer a sua leveza e resistência.

Quartzo

O Brasil tem quase que todo o Quartzo do mundo em estado natural, esse é um minério muito importante para as indústrias da informática e também da eletro-eletrônica.

Sal Marinho

O Brasil é um país que conta com um litoral bastante extenso e devido a isso conta com uma elevada produção de sal marinho, nem todo mundo sabe da importância desse mineral. O estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de sal marinho do Brasil.

Chumbo

O chumbo é bastante importante, mas no Brasil a sua produção ainda é baixa o que torna necessário importar o mesmo.

Outros Minérios

Os minérios citados acima são muito importantes para o Brasil e para o mundo e são nos quais o país mais se destaca na produção. Além desses recursos naturais que podem ser exportados e que tem grande importância para o extrativismo mineral existe o destaque para o caulim, enxofre, tungstênio, níquel, diamante, cimento e Magnesita.

O Brasil é um país bastante extenso que possui uma grande variedade de recursos importantes para si mesmo e para exportar, aproveitar esses recursos é necessário para o país, mas sem esquecer de que também se deve prestar atenção a preservação. Os recursos devem ser explorados com consciência e cuidado para não se esgotarem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *