O encontro de rios com o mar podem ter nomes diferentes de acordo com as suas características de deslocamento, sedimentação e condições de relevo. Estuário e Delta são denominações de diferentes formas de encontro de rios e mar, a seguir vamos explicar a que elas se referem, quais são as diferenças que guardam entre si e dar alguns exemplos.
O Que é Estuário?
Trata-se de um ambiente aquático em que há transição entre rio e mar, esse encontro costuma ter influência das marés, podendo contar com água doce perto da cabeceira, águas salgadas perto da sua desembocadura assim como águas salobras. Esse tipo específico de foz (ponto de término de um rio) se caracteriza por não ter sedimentos. No estuário existe somente um canal de escoamento da água.
Classificações de Estuário
Há quatro tipos de estuários:
Desembocaduras de Rios Afogadas
Trata-se de uma formação de estuário bastante comum no mundo todo com destaque para a costa atlântica dos Estados Unidos. Desde a última grande glaciação, a cerca de 18 mil anos, o nível do mar aumentou cerca de 125 metros criando incursão de água marinha em desembocaduras de rios. Destacam-se como exemplos desse tipo de estuário Susquehanna, York, Baía Chesapeake e James.
Fiordes
Com canal em forma de U, os fiordes, são íngremes e passam por processos de erosão. Sua profundidade fica entre 300 e 400 metros terminando geralmente em soleira rasa ou orla. Sua formação se dá através de formações glaciais, há exemplos desse tipo de estuário na Noruega, Nova Zelândia, Groenlândia, Canadá Ocidental e Alasca.
Estuários Com Barra
Surgem quando há uma barreira como uma ilha ou um esporão no nível do mar ou acima dele. A ação da maré nesse tipo de estuário é limitada devido ao fato de que possuem apenas uma pequena entrada que faz sua ligação com o oceano. Há mistura das águas desse estuário devido a ação dos ventos. São exemplos de estuário em barra Baía Chinconteage em Maryland e Pamlico Sounds na Carolina do Norte.
Tectônico
Consistem em reentrâncias costeiras que se originam de imperfeições contando tanto com água doce como com água salgada. Um exemplo desse tipo de estuário é a Baía de San Francisco.
Exemplos de Estuário
No Brasil temos diversos exemplos de estuário como o do Rio São Francisco entre os estados do Alagoas e Sergipe; do Rio da Prata na América do Sul entre Uruguai e Argentina; do rio Jaguaribe que fica no estado do Ceará e do rio Guaíba no estado do Rio Grande do Sul.
O Que é Delta?
Quando a foz do rio é formada por diversos canais ou braços do leito do rio recebe o nome de delta. Uma foz bastante comum em rios de planícies já que se forma com pequena declividade e com capacidade baixa de descarga de água de maneira que há favorecimento de acúmulo de aluviões e areia.
Exemplos de Delta
Destacam-se como exemplos de delta o do rio Nilo no norte do Egito, rio das Pérolas no sul da China, rio Parnaíba entre os estados do Piauí e Maranhão, rio Mississipi no sul dos Estados Unidos, rio Danúbio no país europeu da Romênia e rio Ganges entre Bangladesh e Índia.
Diferenças Entre Estuário e Delta
Há duas diferenças principais entre estuário e delta sendo a primeira delas o acúmulo de sedimentos na foz. Enquanto num delta há um grande acúmulo de sedimentos, no estuário, há bem poucos sedimentos. Os deltas ainda se diferenciam de estuários por terem vários canais de escoamento de água, em alguns casos podem se formar inclusive ilhas com o acúmulo dos sedimentos.
Foz Mista
É importante mencionar ainda o caso exclusivo da foz mista do rio Amazonas que é a única do mundo a ser estuário e delta ao mesmo tempo. O rio está localizado numa planície, em geral os rios de planícies possuem foz em delta, porém, ao mesmo tempo é um estuário haja vista que o volume destacado do rio é responsável pela criação de um ‘braço’ em volta da ilha de Marajó.